sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MODAHOJE.COM.BR


O SHOPPING VIRTUAL MAIS FASHION DO PAÍS E ÚNICO COM MARCAS FIXAS EM SEU PORTFOLIO DE VENDAS

Comercializando as marcas mais desejadas e lembradas pelo consumidor moderno, Moda Hoje aposta na fidelidade às grifes e na comodidade de um canal de vendas prático, seguro e com oportunidades permanentes. Portal é o 1º do segmento a manter marcas fixas em seu portfólio de vendas.

Através do site www.modahoje.com.br os consumidores brasileiros passam a ter acesso a coleções e produtos das marcas mais desejadas do universo fashion de forma prática, moderna e extremamente segura. Inicialmente serão disponibilizados roupas e acessórios de grifes fixas, incluindo lançadores de tendências como Lita Mortari, Maria Bonita, Rose Benedetti, VR, Mandi e Sarah Chofakian, entre outras. Dentro dos próximos 6 meses, 50 marcas passam a figurar de forma permanente no portfólio do portal, que irá privilegiar grifes conhecidas e que estimulem o desejo de compra do consumidor.

A idéia central é atender a demanda de pessoas que já são consumidores de internet e conhecem o perfil das marcas, oferecendo a comodidade de um verdadeiro “shopping virtual” com todas as garantias de segurança, entrega expressa (em até 48 horas para São Paulo) e um preço sempre abaixo dos que são praticados nas lojas físicas.

Dentre os diferenciais do Moda Hoje destacam-se a facilidade e rapidez de entrega, o ambiente extremamente seguro e um programa de fidelização exclusivo que proporciona créditos futuros em todas as compras efetuadas. Além disso, o portal irá oferecer áreas especiais como a “Outlet”, com promoções pontuais, “Coleções”, que antecipará os lançamentos das lojas físicas, e o “Look of the Day”, com dicas de como compor roupas dentro das ultimas tendências de moda.

www.modahoje.com.br
Grifes:
Lita Mortari, Maria Bonita, Rose Benedetti, VR, Mandi, Sarah Chofakian, Cecilia Dale, Carina Duek e Timberland
Formas de pagamento: Transferência bancária, boleto bancário, cartões de crédito
Parcelamento: até 6 x no cartão de crédito
Prazo de entrega: até 48 horas (São Paulo)
Serviço de Atendimento ao consumidor: callcenter


MINAS TREND: by Soli


Ikats da Ásia Central inspiram a coleção de inverno da Solli


Os Ikats são luxuosos robes, produzidos com sedas puríssimas e bordados com fios de ouro. Este também é o nome de uma técnica centenária, em que as linhas de seda são amarradas antes de serem alinhavadas e cozidas, para que os tecidos ganhem suas estampas durante o processo de tear. Alguns desenhos são psicodélicos e apresentam uma mistura de cores fascinante.

O fato é que, independente do tipo de Ikat, podemos perceber que ambos exalam sofisticação, pois revelam um trabalho cuidadoso, feito com esmero, e, na maioria das vezes, extremamente exclusivo. E foi pesquisando este universo particular que a estilista Olivia Borges da Costa encontrou a inspiração para desenvolver a coleção inverno 2011 da Solli.

Para a estação, a Solli mantém sua identidade de requinte diferenciado. A busca pela elegância ousada faz com que a grife se torne referência em ready-to- wear e moda balneário. Tendo sempre como base tecidos puros, como seda chanel e palha de seda, neste inverno a Solli também aposta em algodões egípcios puríssimos e jacquards texturizados. Sem abandonar detalhes clássicos, a marca desenvolveu peças com padronagens elaboradas, que exibem uma silhueta alongada, fazendo menção aos anos 70. No entanto, um leve perfume nostálgico dos anos 40 aparece e reforça a elegância típica da grife e da temporada. Outra novidade do inverno são as calças de alfaiataria, com o corte reto e seco, e camisas de seda pura com foulard e mangas trabalhadas.

A grife também desenvolveu peças adornadas com bordados feitos à mão. Extravagantes e ao mesmo tempo elegantes, a Solli ornou vestidos e camisas, criando looks apropriados para a noite. Para complementar as produções, a marca chega com uma linha de acessórios, como braceletes e colares geométricos, com fortes influências das mulheres asiáticas e seus costumes. A estamparia exclusiva, carro-chefe da Solli, minuciosamente desenvolvida por Olivia Borges, revela esta inspiração étnica, porém suave, fugindo do óbvio, e retratam verdadeiros Ikats estilizados.

As peças balneário também aparece com a sofisticação de sempre. São caftans desenvolvidos em linho puro, usados com biquínis e maiôs igualmente elaborados, com detalhes em pedrarias e bordados. A cartela de cor abusa de tons terrosos e sóbrios, trazendo à tona o marrom como principal cor da estação.

MINAS TREND: Desfile by Victor Dzenk


SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE JORNALISMO ONLINE


O Itaú Cultural e o Terra promovem a quarta edição do MediaOn 2010 - Seminário Internacional de Jornalismo Online, com apoio da CNN e da BBC Brasil.
O fórum reúne especialistas em mídias eletrônicas e impressas do Brasil e do exterior para debater os novos caminhos do jornalismo. Este ano o foco se volta à audiência: o que ela quer consumir e de que modo?
Todos os debates são gratuitos. Para garantir a vaga é preciso chegar ao instituto 30 minutos antes do início de cada painel. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo site www.mediaon.com.br, e acompanhado por meio de redes sociais como o twitter.
Entre os convidados estão Aron Pilhofer, editor de interactive news do The New York Times, Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, os argentinos Julian Gallo e Pablo Mancini, e Matthew Eltringham, um dos experts em mídias sociais da BBC.
Confira a programação completa do evento e faça seu cadastro para receber notícias acessando o site.
Media On 2010quarta 10 e quinta 11 novembro
Transmissão em tempo real pelo site www.mediaon.com.br
[No dia 9, haverá sessão exclusiva para convidados, que poderá ser acompanhada ao vivo pelo site]
Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural [247 lugares] Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP [próximo à estação Brigadeiro do metrô]
informações 11 2168 1777 atendimento@itaucultural.org.br twitter.com/itaucultural http://www.youtube.com/itaucultural
entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência
reserva para grupos itaucultural@comunicacaodirigida.com.br
Certificados serão emitidos para quem tiver 75% de presença, equivalente a 6 (seis) painéis. A marcação da presença na sede do Instituto se dará na recepção do evento.
Alunos de faculdades que reunirem suas turmas em seus auditórios para assistir às transmissões via internet têm direito a um certificado digital, se a faculdade se responsabilizar pela marcação de presença de cada mesa.
Maiores informações pelo e-mail itaucultural@comunicacaodirigida.com.br

TOK STOK & RONALDO FRAGA







Ronaldo Fraga assina linha homewear para TOK STOK

O estilista mineiro adaptou algumas das estampas mais icônicas de suas coleções de moda de várias temporadas para uma linha exclusiva de cama, mesa e banho da Tok Stok.
As bailarinas inspiradas em Pina Bausch, andorinhas que marcaram a coleção "Quem Matou Zuzu Angel", bolachas Maria e docinhos coloridos que fazem sucesso nas linhas infantis e outros desenhos do estilista agora estampam pratos, canecas, papéis de parede, lençóis, toucas de banho e inúmeros outros itens.
A coleção completa já está disponível em algumas lojas Tok Stok, e deve chegar a toda a rede até meados de novembro.
www.tokstok.com.br

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FAST FASHION

A editora Estação das Letras e Cores anuncia seu novo lançamento. Desta vez, o tema é o "fast-fashion", conceito que vem se destacando na indústria da moda. Se quiser saber mais sobre o livro, veja aqui: http://www.estacaoletras.com.br/livros/livro39.php.
O autor, Enrico Cietta, é economista, consultor de moda, sócio e diretor da Diomedea. Ele lançou nessa última terça-feira [dia 26/10] na Livraria da Vila , Alameda Lorena, 1731.

MINAS TREND: Claudia Mourão...



CLAUDIA MOURÃO LANÇA COLEÇÃO INVERNO 2011 NA 7 ª EDIÇÃO DO MINAS TREND PREVIEW
Moda Corpo Moda é o tema do evento que traz a valorização do corpo à moda


A designer Claudia Mourão mais uma vez surpreende e lança a coleção preview inverno 2011 apostando em materiais e modelos inovadores que serão apresentados na 7ª edição do Minas Trend Preview, que acontece entre os dias 03 e 07 de outubro, no Espaço Alphaville, na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte.

Seguindo o tema do evento, Claudia Mourão trouxe para sua coleção peças que valorizam o corpo da mulher e que dão mais confiança e poder quando estão usando os acessórios de sua marca.

O inverno pede modelos sofisticados e que ressaltam o charme da mulher, vistos nas clássicas botas montarias, nas countrys, nas poderosas ankle boots, nas sandálias meia pata e nas abotinadas. Os scarpins de bico bem fino retornam com força total na estação e ganham destaque no momento de compor looks modernos.

Os detalhes dão um toque diferencial nas peças como aplicação de resina, zíper, laços e os mais variados enfeites que se misturam em materiais inovadores como atanado com aplicação de caseína.

Outros materiais também valorizam os acessórios - pelos, camurças, répteis, vernizes, couros lisos, rústicos e estonados, presentes na cartela de cores que vai do preto ao verde militar, passando pelos tons de cinza, camel, cacau, pinhão, entre outros.
http://www.claudiamourão.com.br/




BY MARCIA YAMADA

A Coleção de semijóias artesanias by Marcia Yamada será lançada no Super Bazar de Natal e Exposição de Decoração Natalina nos dias 07, 08, 09 de novembro no Maison Pomme D'Or, abertura no domingo a partir das 16hs, e na 2aF. e 3aF. das 1ohs às 22hs.
anel Colares e brincos


A nova coleção verão 2010/2011 de semijóias da designer e colunista Marcia Yamada está fazendo o maior sucesso, principalmente depois que postou no seu album do Facebook.
São vários estilos de anéis, brincos, colares e pulseiras com maxi e pequenas pedras como ágatas, quartzos, turquesas, coral, pérolas, etc. Em formatos de flores, gotas, discos, dentre outros E mais! Inspirados no Orient Express com elementos de mandalas, budas e dragões, bem como os clássicos que trazem gargantilhas, torçais, etc.



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DAMYLLER

O ator Rodrigo Hilbert fechou com chave de ouro a turnê de desfiles que a Damyller preparou para apresentar a coleção Verão 2011.
A grife realizou a última apresentação na noite desta terça-feira, durante o Yacht Summer Fashion, em Salvador.
A nova coleção da Damyller já foi vista, nas passarelas, por mais de seis mil pessoas. A grande novidade das peças é o tingimento com borra de café, projeto que faz parte da linha ecológica da marca.

MTP: Alphorria Cult - Outono 2011



Partindo para uma grande viagem de descobertas, a mulher Alphorria Cult percorre diferentes países, conhecendo lugares, pessoas e culturas. Das vivências e experiências surgem as referências para a coleção Outono 2011 que será mostrada no Minas Trend Preiew.

A cartela de cores brinca com nuances que vão dos terrosos, que remetem a areias, desertos e falésias, ao vermelho malbec, apaixonado, passando pelo azul marinho e tons de lilás e roxo. A alquimia dos metais, ouro, prata, cobre e bronze revela a riqueza da arte oriental em objetos e utensílios ricos em detalhes e formas.

Das memórias das viagens, imagens urbanas e exóticas se mixam para criar estampas inusitadas e modernas.

A estampa mapa, em tom sépia aplicada sobre sarja e sobre a seda washed, faz um pacth work de desenhos que trazem elementos que remetem à China, África e Índia e instrumentos de viagem e navegação como o astrolábio e a rosa dos ventos. O fundo revela a cor destaque desta temporada, o camel.

Já a estampa optical étnico evoca pinturas corporais africanas com traços de linguagem geométrica em versão contemporânea. Ela foi trabalhada em duas cores: marrons terrosos e uma gama de vermelhos. O animal print traz uma onça tecno digital em camel e marinho, com tratamento de ranhuras sobre coton metal de brilho suave.

Os tecidos revelam a capacidade de dar uma nova leitura e função às bases. O clássico se mistura ao étnico, o romântico se mistura ao urbano. O esportivo ganha aplicação glamurosa. O xadrez, um dos hits da temporada, vem em fio tinto e traz maxi desenhos para uma proposta mais moda. A tricoline também aparece totalmente repaginada, em fio tinto e na versão estampada com mini desenhos de espírito gravataria que provocam efeito étnico.

A coleção aposta também tules paetizados, sedas lavadas, moletons doble face, cotton com fio metal e o cupro que confere um toque de tecnologia e sustentabilidade.

O couro, forte tendência da estação, aparece em misturas e em peças completas. Ele vem com a malha prene bloqueada em coletes, vestidos e outras peças de espírito esportivo. Ou ainda com o moleton, trabalhado em modelagem alfaiataria em vestidos, tops e pantalonas.

Nas formas, o destaque é a silhueta trapézio, de forte inspiração ’60. Mas a coleção passeia também pelos elementos anos 50 e 70 que desta vez se mostram mais elegantes e limpos. Um exemplo é a inusitada clássica camisa de seda que é ao mesmo tempo masculino e feminino, mas vem revisitada em versão jovem, sofisticada e contemporânea.

A alfaiataria vem em estilo retro lady like, super feminina. Ajustada, em calças cropped ou saia lápis ou ainda em saias godê, mas com a modernidade das intervenções inusitadas do couro em detalhes.

As t-shirts, trés chics, são peças super importantes para compor um visual despojado e fashion. Elas vêm em diferentes propostas de modelagens e acabamentos. Ts, curtas, vestidos longos. Destaque para a versão que traz tricô na frente e costas em seda para produções mais sofisticadas ou para peças com estampa localizada “cartão postal” com imagens distorcidas de pontos turísticos de diferentes cidades ou efeito trompe l’oeil de cachecol em sobreposição.

As calças são importantes e vêm nas modelagens amplas como saruel e pantalonas ou ainda super colantes como skinny, super skinny e trecking.

Para se proteger do frio, mini trench coat, parkas esportivas em tafetá e gorgorão e peças em tricot com pontos grandes e abertos de inspiração ’70 como casacos, vestidos pólo, cardigans e a maxi gola avulsa.

JEANS
A linha cresceu e está bem completa.

Nas propostas mais sofisticadas, com pegada prèt-à-porter, a modelagem remete à alfaiataria. Destaque para os washed, a sarja com estampa onça, a jaqueta bomber e o vestido egg 60’s.

Em clima rockabilly, mix com couro e uso do denim power elastic ou do denim black resinado com toque de couro para formas bem próxima ao corpo como as treckings. Aqui também aparecem recortes alfaiataria na modelagem que conversam com o jeans wear em efeitos montaria, five pocket em couro e propostas boyfriend, cenoura e saruel.

Outra tendência são os super lavados, os Super Stone e de aspecto marmorizados. Peças inusitadas para a estação como o short hot pant e saias curtas vêm para serem usadas com meias calcas. Elas trazem detalhes de correntes que remetem ao militar ou ao exótico. Aqui também opções mais glamurosas como a calça anos 70 de cintura alta, bolso desenhado, tipo pantalona e a camisaria em jeans. Combinadas com peças em camel, elas prometem ser um hit para a estação.

Nos acessórios, cintos em diferentes propostas, bolsas tipo saco e sapatos de alma esportiva ou feminino/masculina. Ankle boot peep toe, bota montaria, bota meio coturno, sapato Oxford, sapatilha em paetês e glitter e nova versão do tênis com aspecto envelhecido e couro dourado.

BOULEVARD COLLECTION_ 2010

O evento de moda Boulevard Collection do Shopping Boulevard, será realizado entre os dias 17 e 18 de novembro sob a coordenação de Paulo Borges ( idealizador e organizador de São Paulo Fashion Week,- Maior Calendário Oficial da Moda Brasileira, bem como do Fashion Rio, etc) e sua equipe , da empresa Luminosidade.
Parte da equipe nos bastidores do evento, será de responsabilidade dos alunos da disciplina produção de eventos do 6º semestre do Bacharelado em Moda da Unama.

FACES MODA _Verão 2010/2011

De 22 a 26 de novembro a Universidade da Amazônia (UNAMA) realiza mais uma edição do Faces da Moda”, evento promovido semestralmente pelo curso de Bacharelado em moda. palestras, workshop e o Mercado de Moda fazem parte da programação. Fique de olho!
DIA 22/ 11:
A abertura do evento, com desfile de peças das marcas participantes do Mercado de Moda.
DIA 23/11:
Diogo Carneiro realiza bate-papo sobre estilo e imagem
DIAS 24 a 26/11:
workshop “produção: estilo e imagem”, também com Diogo Carneiro - Formado em publicidade e propaganda, stylist, produtor de moda e, um dos idealizadores do Caixa de Criadores. Além de ser o responsável pela produção, desfile e casting do evento.

O Mercado de Moda funcionará na Galeria Graça Landeira, das 16h às 21h. E atenção, para quem pretede divulgar sua marca, o evento disponibiliza a venda de espaços:
-O stand de venda será R$ 10,00 (alunos),
-R$ 50,00 (antigos alunos) e
-R$ 80,00 (não alunos).
OBS: Os que irão participar pela primeira vez do mercado, devem entregar suas peças até do dia 15, para serem avaliadas pela equipe de Logística do evento. Qualquer dúvida entrar em contato com a coordenadora do Curso, Edila Porto.
Serviço
Faces da Moda
Período: 22 a 26 de novembro
Local: Campus Alcindo Cacela, UNAMA

Inscrições: a partir de 05/11, na Supex, bloco A, 2º andar, de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 20h.
Investimento: palestra R$ 20,00; palestra + workshop R$ 50,0

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Minas Trend: Cavalera...

A marca Cavalera irá participar pela 2ª vez do Minas Trend Preview. Durante o evento, a grife paulista apresentará, em um desfile individual, suas apostas para o outono/inverno 2011. Entre as novidades da nova coleção, a marca promete muitas estampas aguadas, nanquins e camuflados, que remetem à poluição. Tons fortes, como vermelho begônia, azul mesquita e verde opaline, arquitetam a cartela de cores.
Shapes variados, zíperes e diferentes acabamentos também aparecem em malhas especiais e leves, que passaram por exercício de lavanderia, e em outras misturas de materiais exóticos. O jeans, carro-chefe da marca, também estará na passarela.
O desfile da Cavalera será no dia 03 de novembro, às 19h, na sala 1. Além do fashion show, a grife também participará do salão de negócios.

Minas Trend: griffes de bolsas e calçados que participam

Empresas associadas ao Sindicalçados e Sindibolsas participam da 7ª edição do Minas Trend Preview

A próxima edição do Minas Trend Preview, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, contará com 75 empresas associadas ao Sindicalçados e Sindibolsas. Algumas, como Débora Germani, Getúlio, Elisa Atheniense e Luiza Barcelos, participam do evento desde sua primeira edição. Já outras, como Carmin, Saad e Ópera D´Arte são estreantes no salão de negócios, reconhecido como o principal evento de preview do Brasil.
Além disso, as grifes Rogério Limas e Celso Afonso, também associadas aos sindicatos, apresentarão suas apostas para o inverno 2011 em desfiles exclusivos. Rogério Lima irá desfilar no dia 03/11, às 19h, e Celso Afonso no dia 04/11, às 16h.

Grifes associadas ao Sindicalçados e Sindibolsas que irão participar do Minas Trend Preview:

Grifes Mineiras

Alforje , Cláudia D'avila , Alludra , Pau Brasil , Amaia , Ana Turchette , Arq'cessorios , Arzon , Balaia , Celso Afonso , Claudia Mourão Shoes & Bags , Cour'art Hand Bags , Covenant , Dasa , Rasa Acessórios , Debora Germani , Elisa Atheniense – Ferrara , Getulio , Idarrô , Isla , Josefine , Julia Mezzetti , Junia Gomes , La Spezia , Luiza Barcelos , Paula Bahia , Peccato , Príncipe Verde , Rogério Lima , Vida - Covenant Bolsas , Adô Atelier , Virgínia Barros , Vitoria Vetta

Grifes Nacionais

Opera D'arte , Anzetutto , Carmim , Carrano , Cavage , Verosenso , Confraria , Corso Como , Couthe , Cris Pineroli , Cristófoli , Donna Sinhorelli , Forma , Naddya Emmendoerfer , Gazzoli , Gino Ventori ,, Guilhermina , Incontri - Allyne Muniz , Invitto , Irá Salles , Ittem , Legaspi , Lis Simon , Lorraci , Mara Spina , Maraolo , Marcos & Rudy , Margot , Maruá , Menfis , Mezzo Punto – Lessô , Miezko , Mormaii – Wolp , Orcade , Pararaio , Pulo Do Gato , Pyramidis – Pyramidis Signature - Up2you – Paralelo , Saad , Satryani , Stagione , Studio Tmls , Tabita

MTP: Fórum de Inspirações...

Sindibolsas e Sindicalçados promovem Fórum de Inspirações
durante a 7ª edição Minas Trend Preview


A cada edição do Minas Trend Preview, o Sindicalçados e Sindibolsas promovem diversas palestras que buscam informar empresários, jornalistas e estudantes sobre as novidades do setor e sobre as pesquisas que estão sendo realizadas.
Sendo assim, durante a 7ª edição do MTP, os sindicatos irão realizar um Fórum de Inspirações, que contará com a palestra de Marmei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da Assintecal, e com a apresentação de Geane Silva, diretora da Cavage. Durante o debate serão apresentadas as tendências em componentes de couros e calçados, como cores, formas e texturas, para o verão 2012.

Após o encontro, os participantes terão acesso ao fanzine, que estará disponível no hotsite do Fórum de Inspirações. Este debate é realizado pela Assintecal e conta com apoio da Apex-Brasil, ABDI, SEBRAE, Sindicalçados e Sindibolsas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de novembro, no site da Assintecal: www.assintecal.org.br/forum

Serviço:
Fórum de Inspirações – Verão 2012
Data: 05/11, às 17h
Local: Lounge Inpar Alphaville

LINE UP DO MTP

Atenção fashionistas de plantão, lojistas, compradores, estudantes de moda, etc. Para quem pretende acompanhar os desfiles da semana de pré-lançamento de outono-inverno 2011/2012. SEGUE ABAIXO O LINE UP DA 7ª EDIÇÃO DO MINAS TREND PREVIEW.

Data : 03/11/2010
SALA - 01
INÍCIO - DESFILE
16h0o - AUREA PRATES
BLUE BANANA

SALA -02
17h30 - MARY DESIGN
FAVEN

SALA - 01
19H00 - CAVALERA
ROGERIO LIMA

SALA - 02
20h30 - FAUSE HATEN


Data : 04/11/2010
SALA - 01
INÍCIO - DESFILE
16h00 - CELSO AFONSO
ULTIMA HORA


SALA - 02
17h30 - APARTAMENTO 03
CLAUDIA ARBEX
SALA - 01
19H00 - CHOUCHOU
PATACHOU


SALA - 02
20h30 - SAMUEL CIRNANSCK

EXTERNO
22h00 - VICTOR DZENK


Data : 05/11/2010
SALA - 01
INÍCIO - DESFILE
16h00 - UMA

SALA - 02
17h30 - CAMILA KLEIN
CHICLETES COM GUARANA


SALA - 01
19H00 - PATRICIA MOTTA
ALESSA


SALA - 02
20h30 NEON

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aves de Carajás vão inspirar coleção de joias

Segundo informações da Igama (Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia) e a Ascom (Agencia de Comunicação do Governo do Pará) as aves que habitam a região de Carajás, no sudeste do Pará, terão toda sua beleza retratada em uma coleção de joias.
A partir desta quinta-feira (21) até a próxima segunda-feira (25), acontece no município de Parauapebas o “Workshop de geração de produto: Joia do Pará”, ministrado pelo designer e professor Erivaldo Araújo Júnior.

Promovido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), o workshop é mais uma ação do projeto de gemas e joias realizado em Parauapebas, e se destina à criação e produção de peças que serão lançadas na VII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias que acontecerá no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, em dezembro próximo.

Arara azul, ararajuba e gavião real estão entre as espécies de aves que simbolizam a exuberância da fauna amazônica, e que servirão de inspiração aos profissionais joalheiros de Parauapebas no processo de criação da coleção.

Erivaldo Júnior é Mestre em Design pela Universidade de Kyushu de Artes em Design, no Japão, e um dos designers pioneiros do Polo Joalheiro do Pará.
Seu trabalho está presente nas duas primeiras coleções produzidas pelo Polo Joalheiro, que hoje integram o acervo do Museu de Gemas do Pará, e em outras coleções lançadas pela instituição.

Avaliação -
Na abertura do workshop, a diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, fez uma avaliação das ações já realizadas e em andamento em Parauapebas, como o Curso de Joalheria Avançada, ministrado no período de 4 a 14 de outubro por Paulo Tavares, ourives e pesquisador, e Fábio Alves, designer.

Na ocasião, os dois profissionais também realizaram um trabalho de assessoramento aos joalheiros locais nas unidades produtivas, ressaltando entre outros aspectos a importância da organização do espaço e os cuidados com a preservação ambiental.

Paralelamente ao workshop
Acontece desde o dia 15 de outubro até 8 de novembro o Curso de Cravação Básica, ministrado pelo cravador Tiago Sales.
O objetivo do curso é aprimorar as técnicas de cravação de gemas nas joias, a fim de melhor aproveitar a grande reserva de gemas minerais existente em Parauapebas, principalmente ametistas e citrinos.

GRAFISMO AIKEWÁRA ...

Hoje é o último dia da Semana de Comunicação na Universidade da Amazônia - Unama http://semanadecomunicacao-unama.blogspot.com/.
Mas, não poderia deixar de postar, aqui, o destaque da semana que foi os filmes dos índios Aikewáras (http://aikewara.blogspot.com/) e a oficina de grafismo indígena (veja foto abaixo) que foi o maior sucesso, todos queriam ser "riscados"...Cada pintura era diferente e muito bonita.

crédito: Viviflowright


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Olympikus & Cultura


A Olympikus contratou 32 cineastas dos 32 países participantes da Copa, para filmar pessoas de diferentes nacionalidades durante o campeonato. Suas expressões, culturas, emoções e curiosidades.
A idéia era capturar imagens, jogo a jogo para saber o que tirar de melhor de cada país participante.
Fizemos um filme sobre a inspiração que movimenta o Mundial e sobre o que o Brasil pode esperar para daqui 4 anos. Uma grande produção para tratar de um assunto que envolve o mundo inteiro.
O resultado foi exibido no dia 19 de outubro em uma premiere realizada exclusivamente para pessoas envolvidas com esporte, cultura, e cinema.
O coquetel de lançamento aconteceu na Matilha Cultural no dia 19 de outubro, terça-feira, na Rua Rego Freitas, 542.

BOSTORE: tem workshop...


terça-feira, 19 de outubro de 2010

RISQUÉ & PAULA FERBER


Com a presença da designer Paula Ferber da marca Paula Villalonge, Risqué faz tarde de esmaltação na loja Alameda em Campo Grande. No cardápio de cores, toda a coleção da marca, com destaque para as cores Tubinho e Pop, do lançamento POP 4 YOU Primavera/Verão 2010/2011. De presente, as convidadas levarão um gift Risqué com os dois tons.

ELLE - OUTUBRO/2010

ELLE de outubro traz toda sensualidade do estilo Lady Like
Destaque também para dois especiais: um sobre perfumes e o outro sobre óculos e relógios


A edição de outubro de ELLE mostra que a nova ordem é unir feminilidade, elegância e sex appeal, no melhor estilo Lady Like. Looks de mocinha com um toque de ousadia para quebrar a doçura e todo o glamour dos anos 50 em peças mais curtas, com laçarotes e rendas. E ainda: a modernidade do neoprene em peças urbanas. São três editoriais com cores fortes, pastéis e várias estampas.

Na capa, a catarinense Aline Weber mostra o melhor estilo sexy lady. A modelo, que desfilou para grandes grifes como Oscar de La Renta, Balenciaga, Louis Vuitton, YSL, Marc Jacobs e Stella McCartney, participou do filme de Tom Ford ‘Direito de Amar’, de 2009, e é uma das queridinhas do mundo fashion.

A revista ainda traz dois especiais: um sobre as fragrâncias mais esperadas do mercado e os best-sellers internacionais; o outro mostra uma seleção com mais de 50 opções de óculos e relógios em todas as cores, formatos e estilos.

Para homenagear o estilista Roberto Cavalli, que completa 70 anos de vida e 40 no mundo fashion, ELLE traz uma reportagem especial sobre o italiano. E ainda na editoria de moda, como adaptar modelos dos anos 50, 60 e 70 na versão 2011.

Em beleza, uma reportagem esclarecedora sobre a inimiga número 1 das mulheres: a celulite. Novos tratamentos e cremes – que funcionam! - estão estampados nas páginas da publicação, com depoimentos de mulheres que testaram e aprovaram as soluções apresentadas no mercado.

Para finalizar, ELLE mostra a intensa e contemporânea Catalunha, com dicas de gastronomia, diversão e hospedagem nas partes espanhola e francesa.

CALVIN KLEIN JEANS X


Foto paparazzo da nossa Gisele: no aeroporto de Miami, com o pequeno Benjamin. Mãe e filho vieram de Paris para o jogo o paizão Tom Brady (New England Patriots vs Miami Dolphins). A novidade: Ela está usando a nova calça Calvin Klein Jeans X que acaba desembarca nas lojas de todo o Brasil no final de Outubro!
A calça traz o conforto de uma legging, já que foi desenvolvida com fio de lycra 360°, dando total liberdade de movimento. Por isso, é como se a peça guardasse uma memória, já que o fio volta completamente ao lugar (não fica joelho, nem marcas pelo uso).

RICARDO ALMEIDA & AUDIENCE


Considerado um dos principais estilistas de moda masculina do País, o estilista Ricardo Almeida acaba de fechar contrato com a Verup, criadora do sistema de gestão Audience, especifico para o gerenciamento e administração de empresas de confecção, acessórios e calçados.

Para a grife, especializada em alfaiataria, a Verup promoveu algumas adaptações no aplicativo que, entre outras características, oferece uma grande facilidade de customização, podendo ser adequado as necessidades e segmentos de atuação das confecções.

O fato da grife trabalhar com confecção de alfaiataria pronta e sob medida demanda algumas necessidades especiais de gerenciamento de produção e custos”, analisa Oscar Geigner, diretor comercial da Verup Sistemas. “Dessa forma, o sistema foi customizado para atender tanto a produção convencional, que pelo tipo de produto requer inúmeras fases de acabamento, quanto à confecção sob medida, que envolve o desenvolvimento de peças únicas e personalizadas”.

O Sistema Verup Audience administra e integra todas as unidades de negócios da empresa, como fábricas, pronta-entrega, representantes, lojas de varejo, oficinas externas, franquias e show-rooms, proporcionando redução de custos e melhoria nas performances produtiva e comercial.
Dentre os principais diferenciais do Verup Audience destacam-se o maior volume de banda existente no mercado, fato que possibilita conexão rápida e segura de qualquer local, implantação gradual através de módulos integrados, acesso e gerenciamento de todas as informações e banco de dados on-line sem necessidade de investimentos em infra-estrutura por parte do cliente, atualizações automáticas de aplicativos sem custos adicionais e sistema de preços “on-demand”, variável de acordo com o numero de usuários necessários para a demanda da empresa.

Além de Ricardo Almeida, a Verup mantém em sue portfólio grifes consagradas no universo fashion brasileiro como Carmim, Iodice, Marisa Ribeiro, Linda Morrer e Loony, entre outras.

Mais informações: www.verup.com.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Billboard Brasil comemora primeiro ano com Seu Jorge na capa

A revista Billboard Brasil comemora 1 ano de publicação e traz entrevista exclusiva com Seu Jorge. O cantor e ator estreia no papel do traficante Beirada no filme “Tropa de Elite 2”, que chega aos cinemas nesse fim de semana.
Da favela carioca, para os principais palcos do mundo, Seu Jorge é sinônimo de brasilidade. Como ator, após o sucesso no premiado Cidade de Deus como Mané Galinha, agora ele é destaque no “Tropa de Elite 2” e conta como foi o ritmo das filmagens: “Quando entrei no filme, eu sabia que ia entrar naquele personagem durante quatro dias e ia ter que ficar incomunicável com o mundo. A gente faz um cinema diferente, não maquia nada. Se vai rolar um soco, é soco na cara mesmo. Não tem aquele negócio do “POW”do Batman...”
Durante os filmes, Seu Jorge disse que é tudo muito real: “Apanhei muito, sai machucado. Cospe um no outro. No último dia, tem que fazer um samba. Você fica sem norte, esquece das coisas que geralmente faz. Fica todo dolorido de bater, apanhar, colidir.
Mas afirma que há recompensa: “É arte, cinema, sacou? É para assistir, não pode ter medo. Senão, é melhor não fazer. Daí melhor ter só Disney, vai ver o filme da Mulan, né?“, finaliza.


MANDI

Daniel Oliveira veste Mandi

Quem assistiu ao programa Movie Box na semana passada viu o ator Daniel Oliveira com um figurino despojado da Mandi (você encontra na multimarcas Collective da Av. Braz de Aguiar, aqui em Belém) ou pelo www.mandi.net.
O ator já havia utilizado algumas peças da marca, desta vez optou por um look completo da Mandi. A camisa xadrez com um Black jeans e o dockside da coleção verão 2011 ficaram estilosos na telinha.

ÓTICA EME EME BRAZ


RayBan estilo máscara

RayBan estilo aviador

A ótica Eme Eme Braz (91-3242-8314) recebeu coleção nova de vários estilos de óculos , do retrô ao moderno. Seja óculos de sol ou para leitura.
A novidade está nas armações fashions para os óculos de leitura como, por exemplo, os modelos aviador e wayfarer (by RayBan) que são os mais cotados pelas celebridades e fashionistas.

GUILHERMINA & MORANA


Guilhermina Guinle está mesmo envolvida com a sua personagem na nova novela Ti-ti-ti. Na recente sessão de fotos para a campanha da marca de acessórios Morana, no estúdio do fotógrafo Bob Wolfenson, em São Paulo, a atriz contou que tem ajudado, inclusive, na escolha das peças usadas pela sua personagem. "Estou adorando participar da escolha dos figurinos do papel que faço na novela, a Luiza. Fui para Miami e trouxe meia mala de roupas para ela. Eu até comprei peças pela internet”.



Guilhermina, aproveitou para escolher algumas peças da marca - tanto para ela mesma quanto para a Luiza. A atriz aproveitou um intervalo na sessão de fotos e contou um pouco sobre a Luiza. “Ela é bem mulher de hoje-em-dia, que não casou por opção, não teve filhos por opção. É um tipo de mulher atual, que pensa nela antes de pensar em qualquer outra coisa, e não se sente culpada". E o envolvimento com Luiza também está presente no estilo da atriz no dia-a-dia. "Adorei a nova coleção da Morana, estou nessa fase meio monocromática, até em função da minha personagem, que usa muito bege, marrom, preto e cinza".


Fotos de Caroline Bittencourt

Modas e modos: qual o seu gosto musical?

O gosto musical revela a classe social? Saiu matéria na Revista Época( http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI179883-15220,00.html )

De acordo com um estudo feito por um cientista social da Universidade de São Paulo (USP), a preferência por um gênero musical reflete a classe social a qual uma pessoa pertence
DANILO CASALETTI



SAMBA AUTÊNTICO
Paulinho da Viola é considerado um dos grandes expoentes do samba tradicional brasileiroOs versos do compositor Dorival Caymmi disseram que “quem não gosta de samba bom sujeito não é”. Mas de qual tipo de samba você gosta? Gosta de choro ou prefere um pagode? Paulinho da Viola ou Exaltasamba? De acordo com o cientista social Dmitri Cerboncini Fernandes, o gosto musical reflete a classe social a qual uma pessoa pertence.
Em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Fernandes classificou os gêneros populares urbanos em quatro subdivisões: o choro, o samba “tradicional”, o samba dos anos 1980 e o samba dos anos 1990.
De acordo com entrevistas feitas por ele com o público de casas de shows de São Paulo e do Rio de Janeiro, a maioria das pessoas que gostam das produções da década de 1990, denominado de pagode comercial, é jovem, com nível escolar mais baixo e moradores da periferia.
O público que aprecia o samba da década de 1980 e nomes como Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal é mais heterogêneo, com pessoas de uma faixa etária um pouco maior e que cursaram faculdade.
Por fim, o samba tradicional – simbolizado por Paulinho da Viola – e o choro têm um público composto por uma maioria de pessoas com nível superior em boas faculdades, grande consciência política e um bom conhecimento musical. “Foram os críticos, ao longo dos anos, que formataram esse tipo de divisão por classes sociais”, afirma Fernandes. Para ele, os elementos discursivos utilizados por eles, que escreviam para uma classe média mais intelectualizada, criaram divisões simbólicas do que era ‘bom’ ou ‘ruim’ dentro do samba e do choro.
O que os críticos descreveram como músicas de "qualidade", desde o início do século passado, acabou por influenciar o gosto musical de cada classe social. Aquelas que tinham mais acesso às críticas passaram a não gostar dos gêneros considerados ruins.
Quem não lia as opiniões dos comentaristas acabou gostando de ouvir essas canções desprezadas. Dessa forma, moldou-se a relação entre o gosto musical e a classe social. Esse processo acontece até hoje, na opinião de Fernandes.
Contexto histórico
Para entender a tese de Fernandes, é preciso olhar para o aspecto histórico dos gêneros e subgêneros do samba e do choro, bem como analisar como a crítica musical brasileira se desenvolveu ao longo dos anos.
De acordo com o cientista social, no final da década de 1920 e início da de 1930, livros escritos por ‘críticos’ como Vagalume e Orestes Barbosa foram fundamentais para definir e organizar os gêneros e subgêneros do samba. Mas, além da nomenclatura, os autores passaram a indicar quais eram, nas suas concepções, os bons e os maus sambistas da época. “Eram considerados bons ou autênticos, os sambistas que estavam afastados do esquema comercial”, diz o pesquisador.
Os críticos valorizam o samba e o choro feitos para a comunidade, com raízes folclóricas. As produções que faziam sucesso nas rádios e atingiam um público maior eram denominadas "inautênticas".
Nas décadas de 1930 e 1940, com Getúlio Vargas e o Estado Novo, o samba deixou de ter um tom popularesco. Segundo Fernandes, as letras foram "higienizadas" e o gênero passou a ser um símbolo do país. Na década de 1950, intelectuais e músicos como Vinícius de Moraes e Ary Barroso consagraram, com suas opiniões, nomes como Noel Rosa, Cartola e Almirante como sambistas autênticos. Artistas como Cauby Peixoto, Nora Ney e Waldir Azevedo foram taxados como "menores”.
Nos anos 1970, críticos como Sérgio Cabral e Hermínio Bello de Carvallo, segundo Fernandes, continuaram a seguir a mesma linha de pensamento da crítica da década de 1930, dividindo e classificando os sambistas em autênticos e não-autênticos, e sempre escrevendo para uma classe social mais intelectualizada.
Por fim, simbolizando as décadas 1980 e 1990, artistas como Zeca Pagodinho e os grupos de pagodes que dominaram as rádios populares e os programas de TV, apesar de todo o sucesso comercial, não são considerados sambistas autênticos pelos críticos, por misturarem em suas músicas elementos ‘estranhos’ ao samba, como a guitarra, por exemplo.

SAMSUNG & KIPLING


Aplicativo embarcado permite montagem de lookbook com acessórios da marca

Aproximar moda e tecnologia. Essa é a proposta da Kipling ao lançar, em parceira com a Samsung, uma edição especial do smart phone Galaxy5. Totalmente customizado com aplicativos e conteúdos especiais, a Kipling conecta seu público antenado em moda e tecnologia aos canais de redes sociais.

A WMcCann, agência responsável pelas estratégias de mídia da Kipling, foi a madrinha da iniciativa. Foi a agência que propôs o contato da marca com a Samsung para firmarem a parceria e a criação do aplicativo.

O Samsung Galaxy 5 – Kipling, com edição limitada e distribuição em canais especializados, chega ao mercado no início de outubro. Com design personalizado pela Kipling, o smart phone ganha o famoso macaquinho da marca em versão pingente, além de trazer aplicativos de acesso online e offline, permitindo maior interação do usuário.

Por meio do Scrapbook (personalização nas fotos tiradas ou salvas no celular) o usuário poderá interagir, em acesso online, com a Kipling Fanpage e assim se conectar com outros fãs da marca. O celular vem ainda com um mini catálogo digital com todos os acessórios e o tradicional Monkey Game, com os macaquinhos da Kipling.

As ações de comunicação da parceria incluem anúncio impresso e online, além de eventos e atrações musicais em cinco regiões do Brasil, promovidos por embaixadoras regionais que serão coordenadas pela atriz Juliana Didone.

De acordo com a gerente de marketing da Kipling, Jéssica Bornstein, a ideia de associar as duas marcas vem com intuito de reforçar a estratégia online da Kipling, que já vem trabalhando o plano de comunicação nas mídias sociais, como a Fanpage da marca. “O aparelho permite, através de mídias sociais e aplicativos, o compartilhamento de informações entre os jovens em suas comunidades”, ressalta. A expectativa com a parceria do aplicativo é estreitar o relacionamento do consumidor de forma inovadora com ambas as marcas.


Preço Sugerido: R$ 699,00

SÃO PAULO FASHION WEEK

Veja páginas de moda (acima) na versão eletrônica do Revista Diário pelo portal do Jornal Diário do Pará ou pelo http://ee.diariodopara.com.br


Nas passarelas de São Paulo Fashion Week a marca Osklen apresentou sua coleção verão/2011 baseada na sustentabilidade e inspirada no fundo do mar. Onde trouxe na cartela de cores, as nuances de azuis que vão dos claros aos escuros e que fizeram mix com suaves desbotamentos do novo tie-dye- cujo processo é de pigmentação artesanal.
Quanto aos shapes, eram soltos como calças e macacões sarouels, ou ainda, sobreposições de t-shirts, saias e bermudas em tecidos naturais (ex: tricôs cortados a fio, etc) e tecidos eco-friendly. Quase toda a coleção tem como destaque o algodão orgânico e-fabrics (http://www.e-fabrics.com.br/) que pertence ao projeto de matérias sustentáveis do instituto-e (www.institutoe.org.br) idealizado por Oskar Metsavaht.

MODA: SPRAY VIRA TECIDO

Olá amantes da moda! Vcs viram a matéria no programa Fantástico? Sobre o Espanhol que criou um spray que vira tecido em 15 minutos?

Roupa em spray -
A novidade está mexendo com o mundo fashion. Dentro de uma latinha tem um guarda-roupa inteiro. Vestidos, blusas, roupas íntimas - tudo quase pronto para ser usado. Só depende da imaginação, da criatividade e, claro, da pontaria do estilista.
O inventor do spray de roupas é um espanhol, doutor em moda pelo Imperial College de Londres. Manel Torres leva apenas 15 minutos para vestir uma pessoa da cabeça aos pés. E o mais impressionante: o que parece uma pintura vira tecido. Pode ser lavado e usado novamente, várias e várias vezes.
A ideia é permitir que cada pessoa faça sua própria roupa. A partir desse conceito, em vez de calças, camisas, camisetas, vestidos pendurados em cabides, haveria dentro do armário apenas latinhas. Na hora de se vestir é só escolher as cores e criar um estilo sobre o próprio corpo ou usando um manequim.
O segredo industrial, obviamente, Manel não revela de jeito nenhum, mas por alto ele explica que o spray é composto de fibras de lã, algodão ou seda. Essa matéria prima pode ser natural ou sintética. Tudo é bem triturado e misturado com solvente de tinta.
Fora da lata, em contato com o corpo de uma pessoa ou sobre um molde qualquer, o produto seca rapidamente. Fica resistente e maleável.
Manel e o sócio dele, Paul Luckham - engenheiro químico e professor do Imperial College -calculam que as latinhas deverão chegar ao mercado, a partir do ano que vem, custando o equivalente a R$ 17.
Eles revelaram ainda que essa invenção pode ajudar também no tratamento de machucados, feridas e outros problemas de pele. “Se misturarmos remédio, como por exemplo antibiótico ou analgésico com as fibras, teremos um poderoso curativo. A ideia é que o produto seja aplicado diretamente sobre a ferida, como uma atadura instantânea”, explica Manel.
Mas o que Manel gosta mesmo é de moda. Recentemente ele promoveu em Londres o primeiro desfile de vestidos feitos com spray de tecido. O resultado foi um arraso.
veja vídeo no site do globo:

domingo, 17 de outubro de 2010

CONCURSO SUPPLEX®

Para incentivar a prática de atividades esportivas e motivar atletas amadores e profissionais, o fio SUPPLEX® promove até novembro o Concurso Cultural Fio SUPPLEX® te leva mais longe.
Para participar é simples, basta clicar no site www.vamaislonge.com.br e criar uma frase sobre como o fio SUPPLEX® te leva mais longe.
O autor da melhor frase ganhará uma viagem, com direito a acompanhante, para participar de uma maratona em Salvador, São Paulo ou Rio de Janeiro até o final do ano.
Confira regulamento completo em: www.vamaislonge.com.br
Serviço:
CONCURSO CULTURAL FIO SUPPLEX® TE LEVA MAIS LONGE
Período de inscrição: até 19.11.2010
Resultado: 25.11.2010
Informações: www.vamaislonge.com.br

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SEMANA DA COMUNICAÇÃO NA UNAMA

A Universidade da Amazônia - UNAMA por meio do Centro de Estudos Sociais Aplicados e a Coordenação do Curso de Comunicação Social , convida alunos e profissionais a participar da VII Semana de Comunicação, que acontecerá de 19 a 22 de outubro de 2010. As informações do evento podem ser acessadas no blog da Semana: http://semanadecomunicacao-unama.blogspot.com
E para saber sobre as oficinas acesse:
Atenção estudantes de comunicação...Estarei por lá, na oficina de Moda, Comunicação e mercado. Bjs

SPFW & FR: Macacões...

Os macacões ganham novas versões - veja matéria completa na minha Coluna de Moda na versão online da Revista Diário no http://ee.diariodopara.com.br )
Fotos: Ass. imprensa da marca Neon

Dentre as inúmeras propostas da moda verão 2010/2011, a palavra de ordem nessa temporada é a praticidade das peças únicas, seja nos macacões ou vestidos.
Mas, a edição de hoje destaca os variados estilos de macacões desfilados nas passarelas do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.
Na democracia da moda vale apostar no estilo clean, casual ou chic (ex: silhueta carrot paint); seja na alfaiataria ( com cintura marcada) das marcas Cori e Neon, ou, mais amplos em sedas amassadas da Maria Bonita, ou ainda, no algodão sustentável da Osklen, dentre outros.
Enfim, é o must have da estação. Semana que vem, tem mais novidades!

MINAS TREND PREVIEW - Inverno 2011



Já consolidada a semana de pré-lançamentos terá início no dia 02 de novembro à noite, com o já esperado evento de abertura com curadoria do estilista Ronaldo Fraga. A partir do dia 03/11 o evento transfere-se para o Condomínio Alphaville, na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizobte. Onde algumas das mais importantes marcas do país apresentarão suas criações de transição com as tendências para Outono/Inverno 2011, além de exposições e desfiles.


A 7ª edição do Minas Trend Preview, evento organizado pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, apresentará além das coleções de aproximadamente 166 expositores, muitas novidades. O evento contará novamente com duas salas de desfiles e consultoria de moda assinada por Carlos Pazetto. Entre os destaques dessa edição, desfiles de Alexandre Herchcovitch, Samuel Cirnansck, Fause Haten e Neon.

CÍRIO & MODA

Tela ( arte sacra) do Çírio 2010 assinada por Celeste Heitmann reproduzida numa t-shirt

Um dos modelos de bolsa-carteira com reprodução da pintura de Celeste

Entrevista no quadro de moda da TV RBA

jóia assinada por Celeste Heitmann para a exposição "Jóias de Nazaré"


Nessa última 5ª feira, 30 de setembro, no quadro de moda By Tânia Tatsch no programa Em Sua Companhia da TV RBA (Band Belém - canal 13), a renomada artista plástica e designer Celeste Heitmann (www.celesteheitmann.com), mostrou suas criações inspiradas no Círio. Foram telas reproduzidas em t-shirts, bolsas de vários estilos e até jóias que estão na exposição “Jóias de Nazaré”, no Pólo São José Liberto.



CÍRIO & EXPOSIÇÃO

A exposição “Jóias de Nazaré 2010 e Nazaré de Todos Nós – Arte Recoberta de Fé” vai de 01 a 30 de outubro, na Casa do Artesão no Espaço São José Liberto.O horário da visitação vai de segunda a sábado, de 09 às 19h, e aos domingos e feriados, de 10 às 19h. A entrada é franca.


Jóia by Rosa Leal
Foto/crédito: Carlos Sodré da Agência Pará



Missa e música abriram a exposição de joias e mantos em homenagem à Virgem de Nazaré

O trabalho de mais de 50 profissionais envolvidos na criação e produção de 92 joias, e dos criadores de 12 mantos, que retratam traços da religiosidade paraense em vários municípios do Estado, pode ser visto até 30 de outubro no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará.

A exposição “Joias de Nazaré 2010 e Nazaré de Todos Nós – Arte Recoberta de Fé” foi aberta na noite de sexta-feira (1º), após a celebração de uma missa na Capela pelo frei Eudir da Silva, da Paróquia de São Francisco de Assis, e a condução da imagem de Nossa Senhora de Nazaré até o local da exposição, com as pessoas cantando hinos religiosos.
A mostra Joias de Nazaré, realizada desde 2003, chega à oitava edição com um número recorde de peças e, pela primeira vez, integrada à exposição Nazaré de Todos Nós, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), via Museu do Círio.
Após receber o manto com o qual ficará durante a exposição, entregue pela diretora do Museu de Gemas do Pará, Anna Cristina Meireles, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi saudada por alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), que integram a Orquestra Infanto-juvenil “Helena Maia”. Sob a regência da professora Silvia Matos, os alunos – na faixa etária de 10 a 16 anos -, executou obras de compositores clássicos, como Händel, e populares, como Waldemar Henrique e Luiz Gonzaga.

Diversidade -
Ouro, prata e uma variedade de gemas minerais – com destaque para diamante, granada, ametista, peridoto, quartzo, crisopázio, malaquita, topázio, esmeralda, rubi, água marinha, turmalina, turquesa e citrino -, além de gemas orgânicas, como chifre de búfalo, resina de tucumã, babaçu e madeira, estão entre os materiais caprichosamente trabalhados por ourives, cravadores, lapidários e artesãos. Eles deram forma aos projetos que saíram da inspiração de designers e criadores de joias, durante o workshop coordenado pela professora Rosângela Gouvêa, coordenadora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Rosângela, que também é designer de joias e uma das pioneiras do Polo Joalheiro, destaca o avanço na qualidade das peças produzidas pelos profissionais paraenses, tanto em criatividade quanto em acabamento, opinião compartilhada pela diretora executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves. “Se não fosse o trabalho dos nossos artistas, não teríamos esse deleite diante dos mantos. A cada ano, a exposição está mais bonita”, disse a diretora, na abertura do evento.
Outro pioneiro do Polo Joalheiro, o ourives Irlândio Matos, define cada exposição como “um momento único, uma superação”. Segundo ele, ao fazer uma peça para a exposição, o ourives “tem que abrir o coração, para deixar o sentimento fluir. É uma entrega total”.

Profissionais -
Participam da exposição os produtores Amajoia, Hanna Mariah, Clara Amorim, Amorimendes, Fábio Monteiro, L&B, Ana Cassia, Da Natureza, Vânia Sabat, Rosa Leal, Ourogema, Francileudo Furtado, IM Joias, Eli Cascaes, Amazonita Joias, Ivete Negrão, Brilho da Amazônia, Celeste Heitmann, HS Criações, D’Sales, Camilla Amaral, Circe Silva, Montenegro’s, Amazon Art Joias e Bel Roque.
Os projetos das peças são de autoria de Joelson Leão, Bárbara Muller, Lídia Abrahim, Clara Amorim, Júlia Mendes, João Amorim, Fábio Monteiro, L&B, Ivete Negrão, Camilla Amaral, Ismael Lima, Joseli Limão, Vânia Sabat, Rosa Leal, Felipe Braun, Nilma Arraes, Eli Cascaes, Circe Silva, Clarisse Fonseca, Celeste Heitmann, Selma Montenegro, Lindalva Azevedo e Bel Roque.
O trabalho de ourivesaria foi feito por Joelson Leão, Naldo Pereira, Anderson Moraes, Edu Mendes, Carlos Eduardo, L&B, Ismael Lima, Paulo Filgueira, João Tavares, Ourogema, Amajoia, Filipe Santa Brígida, Francileudo Furtado, Pedro Ronaldo, Francisco de Assis, José Raimundo Cardoso, Brilho da Amazônia, José Cardoso, Hemerson Bezerra, HS Criações, D’Sales, Anderson Moraes, Camilla Amaral, José Odir, Onézimo Calado, Charles Cordovil, Ledison Azevedo e Rahma.

Mantos –
A mostra Nazaré de Todos Nós foi criada a partir de um projeto de pesquisa, realizado com o objetivo de conhecer os Círios realizados em outros municípios paraenses, além da capital. A Secult selecionou 12 municípios e localidades, incluindo uma área remanescente de quilombo, no nordeste paraense. Segundo o diretor do Museu do Círi, Jean Carlos, “mostrar os Círios do interior nos incentivou a juntar as duas exposições que homenageiam a padroeira do Pará”.
Os mantos expostos já participaram de procissões em Belém, Vigia de Nazaré, São Miguel do Guamá, Moju, Barcarena, Marabá, Bragança, São João de Pirabas e Cametá, e nas vilas de Apeú e Macapazinho (ambas no município de Castanhal), Pitimandeua (área quilombola entre os municípios de Castanhal e Inhangapi) e Boa Vista (em Santa Izabel do Pará).


Promoção: Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Museu de Gemas do Pará e Museu do Círio.
Apoio: Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e Associação dos Amigos dos Museus (AMU-PA).