MODA POR TÂNIA TATSCH: Esse blog de Jornalismo de Moda, é focado no "mundo Fashion" Global e Regional - No caso, a Amazônia Paraense. E procura abordar assuntos vinculados à moda, beleza, design, gastronomia e comportamento que são publicados na minha coluna de moda no Caderno Você do Jornal Diário do Pará.(http://www.diarioonline.com.br/) e que por falta de espaço ganharam continuidade aqui. SUGESTÕES? ENVIE PARA: taniatatsch@gmail.com
sábado, 13 de junho de 2009
SPFW - Programação pré-desfiles
Rio Moda Hype...
Martins Paulo é certificado em Design e Moda e estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou seu trabalho em 2002, criando e desenvolvendo coleções para a indústria de moda. A marca que leva seu nome foi criada em 2006, quando foi selecionado como um dos novos talentos do Dragão Fashion Brasil (DFB), fato que se repete em 2007. Já participou do projeto Piauí/Sampa, coordenado por Walter Rodrigues. O estilista comercializa seus produtos pelo blog www.martinspaulo.bblogspot.com e também na multimarcas DFDAN, em Teresina (PI).
Intensas e complexas, as mulheres de Almodóvar e uma Espanha kitsch e pop inspiram verão 2010 de Martins Paulo. Folclore, cores intensas e punk oitentista se misturam.
As peças tradicionais da região de La Mancha são mixadas a roupas ajustadas e de volumes concentrados, vindas do punk que aparece na primeira fase da filmografia de Pedro, e também a folhos e babados das saias do flamenco.
MATERIAIS: algodões naturais, algodão resinado e materiais sintéticos
CORES: vermelho sangue, azul royal, preto, amarelo gema, verde esmeralda, branco e bege.
Ronaldo Fraga assina projeto com Sebrae/RN
Uma ação entre o SEBRAE-RN, SENAI e Governo do Estado do RN proporcionou o desenvolvimento de pólos de confecção de sua região. Por meio do projeto intitulado Natal Pensando Moda, a indústria têxtil daquela região, recebeu orientações para a criação de coleções de moda praia, feminina, infantil e acessórios, e que têm como base a Iconografia Potiguar.
O projeto visa tornar as confecções locais referência em identidade regional e, assim, aumentar o valor agregado de cada peça. Para isso, o trabalho de Ronaldo se concentrou na coordenação de uma oficina de criação com as dez empresas atendidas pelo projeto setorial de confecções do SEBRAE do Rio Grande do Norte, além de ministrar palestras sobre pesquisas e desenvolvimento das coleções. Ele também foi o responsável pela coordenação do desenvolvimento de protótipos e estamparia, bem como a aprovação e acabamento das peças.
Um Pedaço da França na Bienal...
Daniela Thomas e Felipe Tassara se basearam em tradições francesas. Há espelhos, veludos, muitas imagens, mas sempre com o olhar brasileiro. E essa edição traz também a maior mudança arquitetônica desde que o SPFW está no prédio da Bienal. Os espaços estarão ocupados de maneira diferente, desde a sala de produção até os lounges, o Bar das Águas, além de outras exposições que vão acontecer.
Um gigantesco lustre feito de garrafas pets será colocado bem na área central do pavilhão que corta os três pisos. Nessa peça, referências da arte francesa e muita luz refletida em todos os pavimentos, algo que vai com certeza remeter à cidade luz, Paris.