sábado, 13 de junho de 2009

SPFW - Programação pré-desfiles


Dia 15 de junho, 15h30 – Aula Magna de Didier Grumbach e lançamento do livro Histórias da Moda, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
Dia 15 de junho, 21h30 – Pre-estreia do documentário TOP MODELS – Um conto de fadas brasileiro, no Cinemark do Shopping Iguatemi.
Dia 16 de junho, 11h – Coletiva de Imprensa no restaurante Figueira Rubayat.
Dia 16 de junho – 21h30 – Lançamento MAG! Passion
Dia 17 a 22 de Junho - 15hs - Começa os desfiles das marcas participantes da Semana de Moda SÃO PAULO FASHION WEEK.

Rio Moda Hype...

Uma comissão de professores do Senai Cetiqt decidiu, por votação, que o estilista Martins Paulo foi o vencedor da 11ª edição do Prêmio Rio Moda Hype, que ocorreu no 1º dia do FASHION RIO. Ele estava no primeiro grupo de estilistas que se apresentou nesta sexta-feira e tinha como inspiração a obra de Almodovar. Martins ganhou uma bolsa integral de MBA em moda e negócios. Todos os estilistas farão curso on-line de Gestão de Negócios em Moda.
E os últimos premiados foram Stefania (inverno 2009), R.Groove (verão 2009) e Fernanda Yamamoto (inverno 2008).

Martins Paulo é certificado em Design e Moda e estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou seu trabalho em 2002, criando e desenvolvendo coleções para a indústria de moda. A marca que leva seu nome foi criada em 2006, quando foi selecionado como um dos novos talentos do Dragão Fashion Brasil (DFB), fato que se repete em 2007. Já participou do projeto Piauí/Sampa, coordenado por Walter Rodrigues. O estilista comercializa seus produtos pelo blog www.martinspaulo.bblogspot.com e também na multimarcas DFDAN, em Teresina (PI).


Coleção:
Intensas e complexas, as mulheres de Almodóvar e uma Espanha kitsch e pop inspiram verão 2010 de Martins Paulo. Folclore, cores intensas e punk oitentista se misturam.
As peças tradicionais da região de La Mancha são mixadas a roupas ajustadas e de volumes concentrados, vindas do punk que aparece na primeira fase da filmografia de Pedro, e também a folhos e babados das saias do flamenco.

MATERIAIS: algodões naturais, algodão resinado e materiais sintéticos
SILHUETA: volumes nos ombros e/ou nas saias e cintura marcada
CORES: vermelho sangue, azul royal, preto, amarelo gema, verde esmeralda, branco e bege.

Ronaldo Fraga assina projeto com Sebrae/RN

Rio Grande do Norte apresenta projeto Natal Pensando Moda, coordenado pelo estilista Ronaldo Fraga. O resultado foi exibido durante o Fashion Business, no Rio de Janeiro e em São Paulo, na FIT 0-16, e tem como objetivo tornar as confecções locais referência em identidade regional.

Uma ação entre o SEBRAE-RN, SENAI e Governo do Estado do RN proporcionou o desenvolvimento de pólos de confecção de sua região. Por meio do projeto intitulado Natal Pensando Moda, a indústria têxtil daquela região, recebeu orientações para a criação de coleções de moda praia, feminina, infantil e acessórios, e que têm como base a Iconografia Potiguar.

O projeto visa tornar as confecções locais referência em identidade regional e, assim, aumentar o valor agregado de cada peça. Para isso, o trabalho de Ronaldo se concentrou na coordenação de uma oficina de criação com as dez empresas atendidas pelo projeto setorial de confecções do SEBRAE do Rio Grande do Norte, além de ministrar palestras sobre pesquisas e desenvolvimento das coleções. Ele também foi o responsável pela coordenação do desenvolvimento de protótipos e estamparia, bem como a aprovação e acabamento das peças.



Um Pedaço da França na Bienal...

Para quem ainda não sabe, a cenografia do São Paulo Fashion Week apresentará signos que remetem às tradições francesas. Como muito vermelho, corações e espelhos.
É dessa forma que será apresentada a cenografia da edição Verão/2010 do São Paulo Fashion Week, sob o tema Passion-Paixão.

Daniela Thomas e Felipe Tassara se basearam em tradições francesas. Há espelhos, veludos, muitas imagens, mas sempre com o olhar brasileiro. E essa edição traz também a maior mudança arquitetônica desde que o SPFW está no prédio da Bienal. Os espaços estarão ocupados de maneira diferente, desde a sala de produção até os lounges, o Bar das Águas, além de outras exposições que vão acontecer.


Um gigantesco lustre feito de garrafas pets será colocado bem na área central do pavilhão que corta os três pisos. Nessa peça, referências da arte francesa e muita luz refletida em todos os pavimentos, algo que vai com certeza remeter à cidade luz, Paris.



Nas paredes de cada andar, diferentes figuras serão estampadas em cortinas, com desenhos que remetem às maravilhas dos dois países, às riquezas e principalmente à paixão de viver a moda e a vida.