terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GREENBEST

Herchcovitch, Miele, Osklen e Maria Bonita disputam o título de criação mais eco-friendly do Brasil

GreenBest vai eleger os produtos mais sustentáveis por meio de votação popular e de um júri de experts. O mundo da moda está mais agitado do que nunca. As semanas de desfiles Inverno 2011 já começaram e, para esquentar o clima entre as grifes brasileiras, o Prêmio GreenBest anuncia as dez iniciativas “verdes” mais importantes na Moda, uma das 16 categorias da mais abrangente premiação de consumo sustentável já feita no país que conta com votação popular e de júri especializado em sustentabilidade.
Nomes de peso se enfrentam, como Alexandre Herchcovitch, que concorre com suas criações em tecido reciclado EcoSimple, Maria Bonita, com a bolsa de madeira de reflorestamento, Osklen, com peças de algodão orgânico e tingimento natural, e Carlos Miele, que lançou na semana de moda novaiorquina calça jeans feita com fibras reutilizadas e amaciamento à base de cupuaçu.
Mas não para por aí. Os finalistas que completam o time fashion são: Rogério Lima, com a bolsa feita com saco de cimento reaproveitado, Melissa, com sua linha de sapatos e sandálias feitos com 30% de plástico reciclado e design dos irmãos Campana, Goóc, com calçados feitos de pneus reciclados, Fujiro, com linha de camisetas em tecido PET, Redley, com bermuda de vela de veleiro reaproveitada, e Eden, com suas roupas feitas com algodão orgânico e tingimento natural.
Cada categoria terá dois vencedores, um escolhido pelo público e outro pelo júri oficial.
Esta votação é auditada pela Ernst & Young Terco. A votação popular começou em 17 de janeiro. Para votar basta entrar em www.greenbest.com.br e escolher dentre os participantes. Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de maio de 2011.
Confira a lista dos finalistas da categoria Moda:
Empresas Concorrentes:
Alexandre Herchcovitch - Peças com tecido reciclado
Carlos Miele - Jeans BioDenim da Tavex
Eden - Coleção em algodão orgânico e tingimento natural
Fujiro - Camisetas Econcept em tecido PET
Goóc - Calçados feitos com pneus reciclados
Maria Bonita - Bolsa de madeira de reflorestamento
Melissa - Melissa Corallo by irmãos Campana
Osklen - Coleção com tingimento natural e algodão orgânico
Redley - Bermuda Upcycled
Rogério Lima Acessories - Bolsa feita com saco de cimento
Sobre o GreenBest
Realizado pelo Greenvana e idealizado por Marcos Wettreich, criador do prêmio iBest em três países (Brasil, México e Espanha), também conhecido como o Oscar da Internet, o Prêmio GreenBest inicia sua primeira edição já como o mais abrangente prêmio de sustentabilidade no país, trazendo 16 categorias, cada uma com dez concorrentes no TOP10 indicados pelo Comitê GreenBest. É a primeira vez que um prêmio de sustentabilidade é desenvolvido no Brasil permitindo voto popular em larga escala e integrando a web e redes sociais na votação.
As categorias do GreenBest 2011 são:
Alimentação
Arquitetura e Construção
Beleza e Cuidados Pessoais
Campanha Publicitária
Energia
Iniciativas Governamentais
Jornalista e Blogueiro
Materiais Inovadores
Moda
Móveis e Decoração
Organizações Não Governamentais (ONGs)
Personalidade do Ano
Produtos de Tecnologia
Sites e Aplicativos
Transportes
Veículo de Comunicação
"Vamos fazer do GreenBest um farol para as melhores iniciativas de sustentabilidade no nosso país. Desta forma, os brasileiros poderão conhecer e escolher quais são as empresas, os produtos e os projetos que realmente se diferenciam para preservar nosso planeta - e assim estaremos contribuindo para criar um padrão de excelência para todos se guiarem", diz Marcos Wettreich, CEO do GreenBest e do Greenvana, empresa focada no desenvolvimento do consumo e comportamento sustentável e realizadora do Prêmio GreenBest.
As categorias foram escolhidas baseadas nos setores que apresentam hoje maior maturidade e número de iniciativas ligadas à sustentabilidade.
Para selecionar os TOP10 foram levados em conta os quesitos iniciativa, inovação, sustentabilidade do negócio e/ou produto, impacto socioambiental e contribuição para o desenvolvimento da consciência e do mercado sustentável.
Sobre o Greenvana
O Greenvana atua em diversas áreas focadas em consumo e comportamento sustentável. No varejo, conta com a maior loja virtual de produtos eco-friendly no Brasil, o Greenvana EcoStore (www.greenvana.com), e com uma loja física no Rio de Janeiro.
Na área de mídia conta com um dos maiores portais de conteúdo sustentável no Brasil, o Greenvana Style (www.greenvanastyle.com), com o buscador que planta árvores de acordo com a utilização popular, o Greengle (www.greengle.com.br), e realiza o Prêmio GreenBest.
Mais informações em www.greenbest.com.br

SWATCH







Em comemoração ao sucesso de vendas, a marca suíça Swatch lança novas cores do relógio New Gent. O modelo que liderou o top 10 do ano passado volta mais fashion, seguindo a linha monocromática, em tons super vibrantes.
As cores vibrantes estão com tudo. Verde limão, azul turquesa, petróleo, laranja e pink são os novos tons dos relógios da coleção New Gent, da Swatch.
A cartela, que dominou os desfiles S/S 11 internacionais, chega nos acessórios para completar a moda dos looks monocromáticos nas tonalidades mais poderosas. O melhor de tudo é que a novidade chega no início de março e continua com o mesmo preço, R$ 230. Acesse: http://www.swatch.com/

TRENDY SÃO PAULO PRET-À-PORTER

SP Prêt-à-Porter antecipa as tendências da temporada Outono/Inverno 2011
Tecidos ecológicos, que hidratam ou que se transformam em outras peças,
são alguns destaques da feira

A primeira edição da São Paulo Prêt-à-Porter (SPPAP), realizada de 18 a 21 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, antecipou as tendências da moda Outono/Inverno 2011 que estarão nas vitrines das principais lojas brasileiras a partir de fevereiro. Além das tendências para próxima estação como camisas xadrez, jaquetas em estilo militar e românticas, vestidos e saias longas, muitos tricôs, as 300 marcas que participaram do evento apresentaram também muitas novidades da confecção sustentável. No segmento luxo, as camisas femininas aparecem com botões folheados à ouro, algodão egípcio e detalhes em cristais Swarovski.

Tendências
Os vestidos continuam na temporada Outono/Inverno 2011 e os tricôs são a grande aposta. Na Ambicione, a coleção traz mini vestidos com babados, sobretudos decorados com peles, supergolas e looks monocromáticos. A Carmen Vezons trouxe cartela de cores nos tons marrom, verde líquen, gelo e cru, contrapostos a nuances de bordeaux, mostarda e azul carbono.
A Carla Carlin buscou inspiração na natureza para criar duas estampas predominantes na coleção: Jardim de Inverno, que remete ao romântico, irreverente, delicado e sensual mundo feminino, e Sinfonia de Pássaros que propõe um novo mimetismo com a natureza através de sua profusão de plumas e penas. As cores são outonais, lembram o pôr-do-sol e a mudança das folhas alguns curtos e muitos outros longuíssimos.

Com inspiração nos Anos 40 e 50, seguindo a tendência do Militarismo e do Romantismo, a Kalline Couros fez referência ao poder masculino. As modelagens estão mais curtas, com botões que remetem ao militarismo e os cortes bem definidos. Nas peças femininas, o couro chega com um ar mais leve e delicado, presente também nas cores nude, rosa, branco, azul e vermelho intenso.

Para o público masculino, a BASE trouxe inspiração do Northwest Canadense. Com características de aventura, a marca masculina reuniu estilo e diversão com modelagens slim fit, proporcionando um shape ajustado ao corpo e um visual atual. Na cartela de cores, preto, tons cinza, verde escuro e marinho.

A Individual buscou inspiração nos jovens pilotos da Esquadrilha Lafayette - grupo de defesa aérea formado por membros de diversos países que atuaram durante a Primeira Guerra Mundial. A Coleção Inverno 2011 está diversificada e primorosa, as camisarias receberam padronagens elaboradas em fios nobres no mais puro algodão egípcio compac com acabamento easy iron, valorizando ainda mais as peças e proporcionando um caimento impecável.

A Santa Graça quebrou a monotonia e lançou a coleção colorida, inspirada no México e na artista Frida Kahlo. Nas estampas, além da imagem estilizada de Frida, elementos que remetem ao seu universo, como flores, caveiras, corações e pássaros. As aplicações de tecidos, bordados e o mix de cores fortes como o dourado e o cobre tornam as peças únicas.

Jeans
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil ocupa o lugar no ranking mundial quando o assunto é produção de jeanswear, somando um resultado de mais de 226 milhões de peças confeccionadas por ano. Para se destacar neste mercado competitivo, marcas brasileiras inovam nas lavagens, tecnologias e design das peças. Muitas dessas novidades foram apresentadas na primeira edição da SPPAP.
Nas marcas Lei Básica, BASE e o grupo Planet Girls empregam processos que garantem aspecto de couro às peças.
Na Zune Jeans, o cliente pode optar pela calças em jeans resinado com aparência mais encorpada e brilhosa. A Loony investiu uma linha focada no público plus size e a Zoomp adicionou toque de romantismo ao design das calças rasgadas, com a inclusão de rendas e brilhos.

De bem com o meio ambiente
Na linha sustentável, marcas aderiram não só ao algodão orgânico, mas às lavagens com corantes naturais em suas composições.
A Lei Básica conta com um tag que estimula o reflorestamento. Anexas às roupas as etiquetas são feitas de papel semente. O processo para plantio é simples, basta cortar a etiqueta em pedaços e plantar para gerar uma planta de porte médio.
No Grupo Planet Girls, as coleções trazem peças em fibra de bambu e jeans reciclável. A Raiz da Terra Green Co inseriu a manteiga da semente do cupuaçu nos tecidos, o que garante hidratação ao corpo. A roupa também possui fator de proteção solar em 50%.
Na Éden, a novidade é a troca do cloro ou de qualquer produto químico usado nos processos de lavagem do jeans pelo açúcar.

Luxo e praticidade
Na BASE, a novidade é a jaqueta masculina que se transforma em nécessaire. A inovação garante praticidade para quem não quer levar o casaco de um lado para o outro. A marca também incorporou ao look de inverno o neoprane, sucesso nas passarelas da temporada do verão.
A Saad lançou na SPPAP a linha de transformação. Uma das peças é o sobretudo 7/8 que pode se transforma em jaqueta.
Na Dudalina, toques de sofisticação e requinte às tradicionais camisas femininas, confeccionadas em algodão egípcio, receberam toques de luxo com botões banhados em ouro e cristais Swarosvki.