sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NORMALIZAÇÃO DAS MEDIDAS DAS ROUPAS BRASILEIRAS...


Projeto encabeçado pela ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário demandou mais de 15 anos de pesquisas e investimentos da ordem de R$ 400 mil. Referência de medidas do corpo do brasileiro obtidas no estudo é uma das mais modernas e completas em todo o mundo.





Após estabelecer a normalização das medidas oficias brasileiras para os segmentos de meias, infanto-juvenil-bebê, roupas profissionais e roupas masculinas (em processo de consulta pública), a ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário parte para a fase final do projeto com a consolidação das medidas femininas até o final deste ano. 
Com a finalização do trabalho, o Brasil passa a contar com um dos mais modernos e completos estudos sobre as medidas oficiais de sua população. Para se ter uma idéia da adequação do projeto mediante as mudanças no corpo do brasileiro nos últimos anos, as novas normas sugerem para o segmento masculino, por exemplo, medidas diferenciadas para homens “normais”, “atléticos” e “obesos”, de forma a atender, e bem vestir, os diferentes biótipos da população. Dessa forma, as confecções deverão oferecer roupas com a respectiva numeração e medidas adequadas a cada perfil de consumidor, que serão orientados através de uma nova etiqueta que contará com informações mais detalhadas e composição dos tecidos. 
As etiquetas para calças, por exemplo, contarão com especificações de “perímetro de cintura”, “comprimento entrepernas” e “estatura” para as quais a peça foi confeccionada. No caso das camisas, as informações compreendem “perímetro de cintura”, “perímetro de tórax”, “comprimento do braço” e “estatura”.  
Para as roupas femininas as etiquetas vão indicar a “estatura”, “medida ombro a ombro” (no caso dos casacos), “busto”, “cintura”, “quadril” e “comprimento”. As calcinhas e sutiãs serão comercializadas em embalagens separadas, pois também trarão as medidas no lugar da numeração tradicional. Com adesão a nova norma, em médio prazo, as confecções deverão deixar de utilizar as nomenclaturas “P” (pequeno), “M” (médio), “G” (grande) e “GG” (extra-grande).

Para Roberto Chadad, presidente da Abravest, a adesão as novas normas trará benefícios econômicos e competitivos para as confecções homologadas. “Estamos padronizando as medidas corporais do brasileiro e não a roupa e as alterações necessárias são mínimas e facilmente assimiláveis pelas empresas. Além de maior competitividade, já que todas as peças serão produzidas dentro de um mesmo padrão, a economia com matérias-primas poderá alcançar um índice de até 8%”.

Chadad também ressalta que a nova norma deverá incrementar novos canais de distribuição para os confeccionistas. “Hoje, em virtude das diversas grades de numeração existente, a venda de roupas através da internet enfrenta um grande desafio em virtude do alto volume de solicitação de trocas ou mesmo devolução de produtos”.

Selo de Qualidade ABRAVEST

Para homologar e acompanhar de forma isenta e técnica os procedimentos das confecções que adotem a nova normalização de medidas, e garantir que a roupa adquirida segue os padrões da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a Abravest estabeleceu uma parceria com o Instituto Totum, certificadora credenciada pelo INMETRO especializada no segmento de certificação e processos de auto-regulação. Além do credenciamento das confecções, o Instituto Totum, que mantêm em seu portfólio clientes referenciais como ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café e ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto, entre outros, também será responsável pelas aferições periódicas dos produtos e procedimentos adotados pelas empresas.

Segundo Fernando Giachini Lopes, diretor do Instituto Totum, “o Selo de Qualidade Abravest, que comprova a adequação das confecções às normas produtivas e de gestão, proporciona diferenciais competitivos para as empresas e também revela-se como uma ferramenta de fidelização de clientes e de certificação de qualidade dos produtos. Sem dúvida, as confecções que aderirem ao sistema, além de agregar valor aos seus produtos, irão aumentar seus índices de produtividade e desempenho”

Maria Adelina Pereira, Superintendente da ABNT-CB 17, considera que as normas de vestibilidade são voltadas para o consumidor. “O consumidor vai preferir adquirir roupas que utilizem a etiqueta com as indicações completas e vale destacar que a troca de peças por erro de numeração não são contempladas pelo Código de Defesa do Consumidor, já que o fato não é considerado um defeito de fabricação. As novas normas protegem o mercado, reduz o número de trocas e, o mais importante, aumenta a satisfação do consumidor com aquisições mais assertivas. Afinal, como o consumidor poderá ter direito a escolha se ele não sabe a sua numeração correta?”, questiona a especialista.

Mais informações sobre o Selo de Qualidade Abravest:

TEXFAIR HOME 2012: ADESÃO SUPERA AS EXPECTATIVAS


Tradicionais expositores, assim como novas marcas de artigos qualificados, se antecipam para promover lançamentos na maior feira latino-americana de têxteis para o lar.

De 06 a 09 de março, Santa Catarina, principal pólo confeccionista de cama, mesa e banho do País, promove mais uma edição da Texfair Home, evento realizado pelo Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, que reúne os principais fabricantes de têxteis para o lar, acessórios e artigos de decoração. 
Até o final de outubro, diversas empresas já haviam reservado seus espaços, dentre elas marcas líderes de mercado e com forte apelo junto aos consumidores finais como Altenburg, Branyl, Buettner, Camesa, Cobertores Parahyba, Copa & Cia, Guaratinguetá, Coteminas, Karsten e Teka, entre outras. Dentre as novidades da próxima edição, destacam-se a Cristallerie Strauss, Adomes, Almofadas D/Sá, Izaltex, Tecelagem WS, Marchiplast e G&D Produtos para o Lar.    

A edição 2012 da Texfair Home também já conta com alguns serviços que visam informar e estimular a presença de compradores qualificados de todo o Brasil e exterior, como site com notícias atualizadas sobre os expositores e seus lançamentos, credenciamento antecipado on-line, descontos para passagens aéreas TAM através das agências credenciadas e página no Facebook. 

O evento também trará novidades em relação ao layout da área de exposição, de forma a proporcionar mais conforto aos visitantes e uma melhor integração entre os artigos apresentados. Para os compradores, a feira vai oferecer, gratuitamente, uma ampla grade de palestras que abordará assuntos de interesse dos profissionais do varejo, assim como áreas especiais de apoio aos negócios.


Riachuelo faz desfile da coleção Fashion Five

A rede de Lojas Riachuelo lançou uma coleção chamada "Fashion Five", nessa última 4a feira (16) na Casa Fasano, em São Paulo/SP. Trata-se de uma linha "Fast-Fashion" ( peça de roupa da moda com preço acessível) em parceria com marcas renomadas  como André Lima (paraense), Huis Clos, Juliana Habour, Maria Garcia e Martha Medeiros.
A coleção estará em breve nas lojas...quando? Dia 04 de dezembro. São vestidos longos e curtos para festa (ex: com brilho, etc), macacões, dentre outras peças com preços que vão de R$49,900 a R$200,00. Um presentão , hein?! Quem será a primeira da fila?!

 André Lima

Clô Orozco, estilista da marca Huis Clos 

 Juliana Jabour

 Vanessa Abbud , da equipe de estilo da marca Maria Garcia

Martha Medeiros

Coleção Premium Siberian

Colete jeans com tachas – R$199,90

A marca Siberian, do grupo VGB, lança uma linha exclusiva de produtos que alia conforto e sofisticação, a Coleção Premium. As peças se apresentam com opções modernas e um toque especial de inspiração. Entre coletes com tachas, short saruel, saias descoladas, bolsas e sandálias franjados, pode-se notar detalhes e matérias-primas que dão um up grade no visual.



Siberian


CK One patrocina Video Guerrilha 2011


CK One participa de intervenções artísticas na Rua Augusta
A marca ck one, conhecida mundialmente por sua fragrância e agora pelas novas coleções em jeanswear, underwear e swimwear, apresenta a Vídeo Guerrilha 2011. Em sua 2a edição, o evento é uma mostra de videoarte projetada em diferentes dimensões em fachadas de edifícios da Rua Augusta, em São Paulo. Com projeto proposto pela agência We e produção da agência Visualfarm, o Vídeo Guerrilha 2011 acontece de 17 a 19 de novembro. 




Planejada para ter características de uma grande intervenção urbana, a Vídeo Guerrilha visa estimular a produção artística contemporânea e de rua na arquitetura e no espaço público das cidades, projetando obras de várias linguagens e autores em diferentes formatos.
Para marcar a parceria da ck one com o projeto, a agência We criou uma ação publicitária que será veiculada entre as projeções. Nela, será enfatizado o icônico visual da fragrância unisex ck one, que inspirou a criação da nova marca para o estilo de vida de homens e mulheres contemporâneos nas linhas de jeanswear, underwear e swimwear.

AGENDA
2ª Edição da Vídeo Guerrilha

Onde
Fachadas de prédios na Rua Augusta, entre as ruas Fernando de Albuquerque e Marquês de Paranaguá - Consolação - Centro - São Paulo - SP.
Grátis.
Classificação Livre

Quando
Dias 17, 18 e 19, das 20 horas às 4 horas.



SOBRE A VÍDEO GUERRILHA

A Vídeo Guerrilha uma galeria de arte a céu aberto que mostrará de forma inédita e coletiva, a obra de dezenas de artistas do Brasil e do mundo. As projeções começam às 20h, entre as ruas Mathias Aires e Marquês de Paranaguá, no Baixo Augusta.
O Vídeo Guerrilha é uma das ações do plano da ck one. A campanha é jovem, interativa, inovadora e precisa de uma mídia com as mesmas características. O filme da campanha da ck one é uma demonstração de que diferentes nichos, pessoas com diferentes personalidades e gostos, vivem e compartilham um único mundo, representado pelo cubo ck one. "É um projeto diferenciado, traz a arte muito próxima do jovem e demonstra muita atitude, como a ck one" diz Piero Motta, sócio e VP Executivo da agência We.