quarta-feira, 7 de março de 2012

São Paulo Fashion Week & Fashion Rio

Contéudo publicado no portal Diário Online: www.diarioonline.com.br



O uso indevido da transparência pela Madonna na festa do Oscar e demais excessos de decotes e fendas. Causou burburinhos das leitoras e internautas que questionaram quem (idade e corpo), como (modos de uso) e quando (lugar e horário apropriado) deve-se usar a bela transparência proposta nas passarelas da moda. Pensando nisso, a coluna escolheu algumas propostas das marcas participantes do Fashion Rio (Amapô, Andrea Marques, etc)  e São Paulo Fashion Week, (ex: Glória Coelho, R. Rosner, Samuel Cirnansck, etc)  porém, com o cuidado de decodificar o que pode ser usado na “vida real” para não ser mal interpretada e cair na vulgaridade ou no constrangimento.
Observe que a transparência vem camuflada em texturas de rendas, plissados e estampas. Composta em sobreposição (ex:de camisarias, casacos, etc); em saias longas que mostram apenas as pernas (com saia menor por baixo), ou ainda, em vestidos rendados sob outro mais justo por dentro. Enfim, a transparência denuncia sutilmente braços, pernas e costas de forma elegante, em camadas de tecidos vaporosos (ex: gazes de seda, chifons, etc) para uma silhueta mais leve, feminina e, claro, com bom senso! 

DRAGÃO FASHION BRASIL & JUM NAKAO


DFB apresenta projeto inédito em parceria com Jum Nakao


Em parceria com o Senac e o estilista Jum Nakao, o Dragão Fashion Brasil (DFB), o mais expressivo evento da indústria da moda do Nordeste e um dos principais representantes do cenário conceitual brasileiro, lança a 1ª edição do Indústria Criativa. O projeto vai selecionar 20 participantes que vão desenvolver, pela primeira vez durante uma semana de moda e em tempo real, uma coleção inédita. A seleção está aberta e acontece até 23 de março.

A ação conta com idealização e curadoria de Jum Nakao, e surge de uma proposta simples e desafiadora: o desenvolvimento de uma coleção a partir de um breve manifesto, criado por Jum, sobre a Redescoberta do Paraíso Brasileiro. O tema propõe a inovação e apropriação das tradições da moda brasileira nordestina.

Podem participar do projeto estudantes de moda a partir do 3º semestre, profissionais e artesãos da área de Moda do Nordeste.
Os selecionados participam de uma oficina restrita à no máximo 20 pessoas, no formato de um reality show e aberta ao público, que pode acompanhar ao vivo ou virtualmente o nascimento e a realização de uma coleção durante a 13ª edição do DFB, que acontece de 9 a 13 de abril. O resultado da ação vai marcar o encerramento do evento, com apresentação do desfile especial, na sala principal.

O edital completo com o regulamento, a ficha de inscrição, o tema e o manifesto está disponível no portal do evento: www.dfhouse.com.br. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma banca formada pelo curador e idealizador do projeto, Jum Nakao, e profissionais de moda e design convidados pela organização do evento.


Serviço:
Projeto Indústria Criativa - Dragão Fashion Brasil 2012

Inscrições até 23 de março
Resultado da seleção: 30 de março
Fone: (85) 3261.3656
www.dragaofashion.com.br