A marca VANS, mundialmente conhecida por estar envolvida com a cultura jovem e
esportes de ação, apresenta o Vans Custom Culture, concurso de arte e
customização de tênis realizado desde 2010 nos Estados Unidos. As escolas de
todo o Brasil poderão se inscrever a partir do dia 1º de agosto por meio do site
vansdobrasil.com.br/customculture. O número de vagas é limitado a 50 escolas em
todo o país.
Após as inscrições as instituições receberão três pares de
Vans em branco nos modelos Sk8-Hi, Slip-On e Authentic para que os alunos façam
as suas criações. O objetivo é inspirar estudantes a deixarem sua criatividade
fluir, mostrando a importância da disciplina de artes para o desenvolvimento
intelectual do jovem, seja ele de escola pública ou privada. Arte, música,
esportes de ação e cultura local (levando em conta o ambiente, a comunidade, a
cidade ou o estado onde o aluno vive) são os temas que deverão ser
trabalhados.
Os grupos de alunos poderão ser criados a critério das
instituições de ensino, sem limites de pessoas desde que todos estejam cursando
o ensino médio. Porém, para a final em São Paulo apenas quatro alunos e um
professor ou diretor poderá participar do evento.
Cada grupo deverá fotografar o modelo e enviar as fotos para
o time de jurados da marca, que vão selecionar os dez melhores. Esse é o momento
dos participantes arrecadarem o máximo de votos que será feito através do site
do evento e das redes sociais. As três escolas
mais votadas vão para a final em São Paulo.
Ricardo Dexter, skatista da Vans, Deco e Lucas,
VJs do MTV Sports, Sesper, artista plástico e vocalista da banda Garage Fuzz, e
a estilista Juliana Jabour, serão os jurados da competição. Os critérios de
avaliação serão o design do tênis, que deverá ser 100% original sem referência a
celebridades ou material já registrado com direitos autorais, e seguir os quatro
temas da competição.
Em 28 de outubro serão anunciados os três finalistas que
terão a oportunidade de vir a São Paulo, expor suas criações em um evento no MAM
(Museu de Arte Moderna) organizado pela Vans com hospedagem e passagem custeados
pela marca.
O concurso ainda premiará na grande final as escolas
finalistas, sendo R$ 10.000,00 em materiais de arte e R$ 2.000,00 em produtos
Vans para a 1ª colocada, R$ 4.000,00 em materiais artísticos e R$ 1.000,00 em
produtos Vans para a 2ª, e R$ 3.000,00 em materiais de arte e R$ 1.000,00 em
produtos Vans para a 3ª.
“Para nós da Vans interagir com o nosso público de maneira
tão criativa e divertida é sem dúvidas uma oportunidade única. Nos alegra muito
ter a oportunidade de dar aos jovens a possibilidade de explorarem seus talentos
e de expor seus trabalhos em um Museu tão respeitado ao lado de obras de
artistas de fama internacional. Este evento conta do que a marca é realmente
inspirada: arte, cultura jovem, moda, auto-expressão criativa, esportes de ação
e claro, muita diversão, são nossos pilares”, afirma Fernando Meirelles,
Marketing Manager da marca.
Nos
Estados Unidos o concurso acontece há três anos e somente na última edição, mais
de 1500 escolas participaram do evento. Entre os nomes que fizeram parte do time
de jurados do concurso estão Steve Caballero e Tony Alva, lendas do skate,
Christian Jacobs, artista e músico, Emma Roberts, atriz, Whitney Port,
estilista, Oliver Peck, tatuador, entre outras figuras que representam o
lifestyle da Vans.
VANS Custom Culture
Brasil
Abertura de Inscrições:
1º de agosto
Entrega dos tênis para as
escolas: 30 de Agosto
Anúncio dos três vencedores:
28 de Outubro
Exposição: 9 de Novembro
Anúncio do ganhador:
9 de
Novembro
Para saber mais acesse:
http://vansdobrasil.com/customculture
VANS. Off the Wall since 1966
Off the Wall é um estado de espírito. Pensar de
forma diferente, abraçando a auto-expressão criativa. Escolher seu próprio
estilo no skate, na prancha e em sua vida. Crianças usavam piscinas vazias de
fundo de quintal, buscando expandir os limites do que poderia ser feito sobre o
skate e assim nasceu Off the Wall.