quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SPFW: Rosa Chá...

Chanel Iman chega ao Brasil para desfilar pela Rosa Chá

Créditos da foto: Fernanda Calfat
A modelo norte-americana que está entre as tops de maior destaque na atualidade, Chanel Iman, chega à São Paulo para acertar os últimos detalhes antes de entrar na passarela da Rosa Chá no próximo domingo, dia 17/1, às 20h15, na Bienal do Ibirapuera em São Paulo.

A jovem modelo foi recentemente capa da Vogue América e desfilou pela Rosa Chá na última edição da Semana de Moda de Nova York, ocorrida em setembro de 2009, quando Alexandre Herchcovitch fez sua estréia à frente do estilo da marca.

AGENDA: COURO MODA

O lançamento da 37ª edição da feira COURO MODA que acontece de 18 a 21 de janeiro, das 10 às 18h, no Pavilhão do Anhembi, em SÃO Paulo.

PORTUGAL FASHION em Sampa

O melhor da moda lusitana estará em São Paulo em breve. No dia 16 de janeiro, Ana Salazar e Red Oak lançam suas coleções Outono Inverno 2010/11 no país.
As duas grandes marcas participam do Portugal Fashion e Moda Lisboa e agora desfilam pela primeira vez no Brasil sob a coordenação do produtor Zee Nunes.
O evento acontece no Consulado de Portugal, onde os convidados serão recebidos com um coquetel do buffet A Bela Cintra.

FASHION BUSINESS _inverno 2010

Negócios, moda, tendências, suporte para os lojistas e bem-estar. Assim foi a 15ª edição do Fashion Business, a principal e mais influente bolsa de negócios de moda do país.
Realizado de 10 a 13 de janeiro na Marina da Glória, o Fashion Business é fruto de uma união entre o Sistema Fecomércio-RJ, responsável por 60% do PIB estadual e por mais de 3 milhões de empregos formais, a Dupla Assessoria e a Escala Eventos. ”Recebemos 40 mil pessoas nos quatro dias de evento. Quase a metade, 19 mil, foram lojistas de vestuário”, declara Eloysa Simão, diretora do Fashion Business.Tivemos também uma forte presença de lojistas do interior do Brasil, além dos grandes donos de lojas das capitais”, completa Eloysa.

COMPRADORES: O número de compradores vips atingiu a um total de 519, sendo 389 para vestuário, 53 para calçados e bolsas e 54 para bijuterias. Além destes, 23 vips internacionais estiveram no evento, que teve cerca de R$ 5 milhões de investimento direto e mais R$ 3,5 milhões em investimento indireto, chegando a R$ 8,5 milhões. Participaram 220 grifes de 12 estados brasileiros. Foram criados cerca de 4 mil empregos.

A previsão de gerar R$ 350 milhões em vendas foi ultrapassada para R$ 413 milhões para o mercado nacional. Os dados de exportação ainda não foram fechados, a previsão era de o evento movimentar US$16 milhões em exportação.
Para Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ,o Fashion Business ratificou seu papel como a maior bolsa de negócios da América Latina. Em resumo: a expectativa, que era positiva, se confirmou com um significativo aumento no volume de negócios fechados. O Fashion Business já era bom, e ficou ainda melhor.”

FASHION BUSINESS GANHA CALENDÁRIO COMPLETO - O sucesso dessa edição deu impulso para o Fashion Business ganhar um calendário completo de lançamentos, incluindo duas edições preview.
Eloysa Simão irá abrir mão de outros eventos, entre eles o Minas Trend Preview, para trazer as edições alto-verão e preview de outono/inverno num único calendário.
Esse ano, Eloysa irá promover uma próxima edição do Fashion Business de 16 a 20 de maio. As outras serão em agosto (alto verão 2010/2011) e novembro (preview outono/inverno).

Um pavilhão dedicado a soluções para os varejistas, o salão Tech, foi uma das novidades desta edição. O horário de funcionamento também foi maior, das 9h às 21h. Voltado essencialmente para a concretização de negócios, o Fashion Business contou com um salão técnico de desfiles, bate-papos diários sobre assuntos relacionados ao varejo e fórum de lojistas com temas como Construção de Valor no Varejo e Desejos Contemporâneos.
Fez parte da programação palestras comoBem-estar na Moda e na Arte”, com Giovanni Bianco, que criou a nova logomarca do Fashion Business, e “Joias e Bijuterias, como viver sem elas”, com Regina Machado, Andrea Kraemer, Mary Arantes (Mary Design), Francesca Romana Diana, Miriam Kimelblatt e Eloysa Simão.
Compradores, expositores e convidados tiveram acesso ao Fashion Business Club, um spa com salas de descanso e massagem, e à filial do salão Walter’s Coiffeur.

Fashion Rio: Calçados de Graça Ottoni

No último desfile de Graça Ottoni, que aconteceu no dia 10.01 durante o Fashion Rio, os calçados desenvolvidos pela marca Guilhermina chamaram atenção na passarela.
Um peep-toe "meia-pata" para Oxford apareceu nos pés das modelos em três tonalidades: pêssego, bordô e cinza-oliva.
O diretor criativo da marca, Jotta Sybbalena, antecipa também alguns outros modelos que vão ser hit no inverno. Vamos ver as botas que vão até a coxa, as thigh-higs ou hot legs, e saltos-altos com sola tratorada”, comenta o designer. Os sapatos de Graça Ottoni estarão à venda com exclusividade na loja da marca.



SPFW: lounge da revista Elle...

A revista ELLE participa da 28ª edição da SPFW com lounge e cenografia assinados pela Triplex Arquitetura, em parceria com o cenógrafo Théo Carias.
A inspiração para o espaço foi a preciosidade do diamante. O lounge transmite o brilho e a beleza da pedra, que tem decoração contemporânea e minimalista, onde materiais como espelho, acrílico e detalhes nas paredes remetem à lapidação do mineral.
O cardápio é assinado pela Ghee Banqueteria.

RIO-À-PORTER movimenta 500 milhões

O Salão de negócios do Fashion Rio é encerrado com crescimento de 40%
De 10 a 13 de janeiro, 169 expositores apresentaram suas novidades para o inverno 2010 no Cais do Porto do Rio de Janeiro.
O Rio-à-porter – realizado pela Luminosidade e pela Francal Feiras, com o apoio do Sistema Firjan – recebeu compradores nacionais e internacionais, dentre eles, 480 convidados pelo evento.
O resultado foi de R$526 milhões de negócios gerados, sendo U$18,5 milhões em exportações. O salão, que começou com um grande desfile coletivo na noite do dia 9/01, foi um sucesso aos olhos de organizadores, expositores e compradores.




“Esta é a 15ª edição da feira de negócios do Fashion Rio e a parceria com a Luminosidade e a Francal nos trouxe uma efetividade muito maior. Tivemos 60 expositores na lista de espera. Nosso desafio para a próxima edição é trazê-los para o salão”, afirmou Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira.

Segundo Paulo Borges, presidente da Luminosidade, estar no Cais do Porto vai ao encontro do planejamento que a empresa tem para o Fashion Rio e para o Rio-à-porter. “Este é um plano muito amplo para nós, de convergência, inovação e crescimento. Trata-se de um projeto em construção e, por isso, nada melhor que estar na zona portuária, que está em revitalização.”

Abdala Jamil Abdala, CEO da Francal Feiras, reiterou a parceria para a edição de verão: “Obrigada à Luminosidade e à Firjan que nos ajudaram a lançar nossa primeira semente aqui no Rio de Janeiro”.
Ao longo de quatro dias, o Rio-à-porter acumulou números como 85 mil pessoas circulando pelo cais – onde, desde o dia 7, também aconteceu o Fashion Rio; 250 novos compradores que nunca tinham vindo ao Rio, ou que haviam deixado de vir à cidade e foram trazidos de volta; e uma média de 40 novos clientes conquistados por expositor.
Paulo Borges finalizou: “A moda é um projeto em construção. E esse projeto em construção é de todos nós”.
PARCEIROS: SESI RJ / SENAI Moda / Firjan / SEBRAE / TexBrasil / ABIT / ApexBrasil / ABEST / Governo do Estado do Rio de Janeiro / Prefeitura do Rio de Janeiro / La Estampa .

Projetos: Brasil Social Chic, Empreendedorismo Social.

Pólos de Moda do Rio de Janeiro:
Moda Campos, Moda Niterói, Pólo Nova Friburgo, Moda Rio Sindiroupas, Moda Sul Fluminense, Moda Petrópolis, Moda São Gonçalo, Pólo de Calçados e Acessórios do Rio de Janeiro, Pólo Moda Carioca, Pólo Têxtil, Sindijóias / APL Moda Carioca.

Pólos de Moda dos estados: Pólo Moda Ceará, Divinominas, Moda Pará, Moda Paraná, Rio Grande do Norte.