quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MODA PARAENSE: JÓIAS E BIOJÓIAS



DIGITAIS DA AMAZÔNIA

FOTOS DAS PEÇAS: BIANCA RIBEIRO

Imagine gemas vegetais se harmonizando com o brilho da prata e a textura das fibras naturais para formar uma bela coleção denominada “Digitais da Amazônia”. Essas gemas vegetais surgem a partir de resinas naturais criadas de técnicas inéditas de ourivesaria assinadas por Paulo Tavares - ourives e pesquisador autodidata, que juntou toda a sua experiência ao talento criativo de Mônica Matos, para criar peças exclusivas em gemas vegetais, que retratam a fauna, a flora e toda a biodiversidade da floresta e da cultura amazônicas. Através de um projeto de pesquisa apoiado pelo Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas, Joias e Metais Preciosos do Pará, criado pelo Governo do Estado e gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).
São peças que trazem para o mundo da joalheria as nervuras das folhas, o retorcido dos cipós e galhos, as múltiplas formas dos animais que habitam esse universo tão particular, como macacos, borboletas, peixes, serpentes e tartarugas.
O resultado desse trabalho levou dois anos e dois meses, mostra a beleza da matéria prima e o conceito de sustentabilidade onde inclui um projeto de geração de renda para comunidades do interior do Estado e o mapeamento e distribuição de mudas de Pau Brasil - A árvore símbolo do país é uma das inspirações de algumas peças, como o anel “Seringa”, que se transforma em pingente (peça inspirada na forma da semente da seringueira e confeccionada com gema vegetal da resina do Pau Brasil), e o conjunto “Pau Brasil”, formado por pingente, colar e anel, reproduzindo a forma das lascas da palmeira, descartadas naturalmente pela natureza.
A coleção, que já esteve exposta no Espaço São José Liberto, numa promoção do Igama, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e em breve, terá continuidade com outras peças. Confira algumas peças.

(pagina ao lado)
AÇAÍ
FOTO DA PEÇA: Ocione Garçon

Com um projeto denominado “Açaí”, fruta típica do Pará, a designer paraense Selma Helena Montenegro, uma das pioneiras do segmento no Estado e dona de invejáveis títulos de concursos, é uma das 18 finalistas (entre 1.386 inscritos de todo o país) do AngloGold Ashanti AuDITIONS - Maior concurso de design de joias de ouro do mundo. E que celebra sua 10ª edição no país com o tema “Brasilidade”.
            Para o concurso, Selma Montenegro apostou no colar composto de fibras de miriti e gemas minerais diversas, como quartzo verde, ágata, citrino, crisoprázio e malaquita, além da gema orgânica caroço de macaúba. A peça que é o forte do seu trabalho, que leva um tema similar ao (“Fruto da Terra: Açaí” ) que já lhe rendeu a primeira premiação da sua carreira, em 2006 no Prêmio IBGM de Design de Joias.
Nessa edição do concurso, a atriz Taís Araújo foi escolhida como embaixadora e “Golden Girl” onde representará com sua beleza tipicamente brasileira, a imagem do concurso nos anos de 2012 e 2013, por meio de fotos, desfiles e eventos para divulgar o evento promovido pela AngloGold Ashanti, a maior produtora de ouro do país e uma das maiores do mundo.
Na etapa seguinte do concurso, a mineradora fornecerá o ouro para os classificados confeccionarem as peças, que deverão ser entregues até setembro, quando passarão por um novo julgamento. Os vencedores, em duas categorias, serão anunciados em novembro, em Belo Horizonte (MG). E Selma Montenegro avisa que guarda a “sete chaves” o projeto que desenvolverá em Belém e usará ouro e tucumã (fruto da Amazônia). A designer já está estudando propostas de patrocínios e apoios para a produção da peça.

MODA VERÃO 2013 NO FR E NA SPFW

Pagina acima está em versão eletrônica no portal Diário Online (DOL)  na Revista "Tudo de Bom"

ACENDA SEU LOOK (pagina principal)
Elas fizeram um preview nesse inverno 2012 para iluminar look escuros, mas chegam com força total para dividir espaço com a neutralidade dos brancos, a delicadeza dos tons pastéis (claros) e até as estamparias no verão 2013. Estou falando das cores fluorescentes ou neons como verde limão, amarelo neon, coral citrus e rosa choque, que estão “ultrafashion” para compor estilos que vão do esportivo, casual, fashion à alfaiataria, seja masculino ou feminino. Acendendo um simples detalhe da roupa, estamparia, um acessório (ex: cinto, carteira, sapatilha, dentre outros), ou ainda, uma peça (ex: calça, blusa) ou look quase total (ex: vestido, terninho, etc), porem, compondo com acessórios de outras cores. Tudo isso você confere nas passarelas do Fashion Rio (ex: Melk Z-Da, Coca Cola Clothing, etc)  e do São Paulo Fashion Week (ex: Forum, Cavalera, Alexandre Hercchcovitch (feminino), etc).



BY HERCHCOVITCH (pagina ao lado)
A coleção verão 2013 da linha feminina da marca Alexandre Herchcovitch escolheu como tema e trilha um dos ídolos do estilista, o cantor Boy George. E não poderia deixar de ter uma pegada “oitentista” com direito a proporções maiores nos ombros, nas cores e até na estamparia, no caso, os maxi quadriculados. Aliás, o trabalho com o quadriculado foi explorado ao máximo em cada look seja como detalhe de faixas que decoraram peças de cores ácidas ou no look total com detalhes até  de coração – ícone fashion que nessa edição tornou-se tão importante quanto a “caveira”. Um outro detalhe importante, é que muitas roupas têm uma forma ou cor na frente e outro atrás, resultando em um trabalho precioso de modelagem e costura. Tudo composto com modelos oxfords de saltos e scarpins de cores vibrantes ou pasteis desenvolvidos pela marcaVia Uno.