sexta-feira, 1 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO "JÓIAS DE NAZARÉ"

Joias e mantos recobrem de fé a padroeira dos paraenses


Com mais de 90 peças em ouro, prata e gemas minerais e orgânicas será aberta nesta sexta-feira (1º), às 18h, no Espaço São José Liberto, a exposição “Joias de Nazaré 2010 e Nazaré de Todos Nós – Arte Recoberta de Fé”, promovida pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/ Museu de Gemas do Pará, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Associação dos Amigos dos Museus (AMU-PA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

Realizada desde 2003, a exposição “Joias de Nazaré” este ano estará ao lado da mostra de mantos “Nazaré de Todos Nós”, incluindo 12 peças usadas em Círios no interior do Estado, organizada pelo Museu do Círio.

Montada na Casa do Artesão, a exposição será aberta com uma celebração religiosa na Capela do São José Liberto. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida até a Casa do Artesão, onde será recepcionada pela Orquestra Infanto-juvenil de Violinos da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Workshop - Como acontece há várias edições da mostra, o processo de criação das joias foi desenvolvido durante um workshop, com a participação de designers vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. Coordenado este ano por Rosângela Gouvêa, professora e coordenadora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o workshop resultou na coleção que ficará exposta até 30 de outubro, no horário de funcionamento do São José Liberto.

Devido à Festividade do Círio, a partir do dia 4 o Espaço estará aberto ao público de segunda-feira a sábado, de 09 às 19h, e aos domingos, de 10 às 19h.
Só não haverá funcionamento no domingo (3), em função das eleições, no dia do Círio de Nazaré (10) e na segunda-feira do Recírio (25).

A coleção inclui colares, pingentes, anéis, brincos, braceletes e broches, com preços variando de R$ 30,00 a R$ 2.450,00. Mantos de várias épocas usados para recobrir a imagem de Nossa Senhora no Círio serviram de inspiração aos designers.

Trabalhamos a iconografia de Círios realizados em outras cidades, incluindo elementos da cultura local. Nosso objetivo foi retratar as características intrínsecas aos municípios, no que se refere ao culto à Maria, à religiosidade local. O trabalho se traduziu em diversas peças, que mostram a identidade dos municípios participantes da mostra ‘Nazaré de Todos Nós’. Durante o workshop, cada designer trabalhou a visão da fé em um município, fazendo um paralelo com a religiosidade existente em Belém”, explicou a professora Rosângela Gouvêa.

Serviço:
Exposição “Joias de Nazaré 2010 e Nazaré de Todos Nós – Arte Recoberta de Fé”.
De 1º a 30 de outubro, na Casa do Artesão/Espaço São José Liberto.
Visitação: De segunda a sábado, de 09 às 19h, e aos domingos e feriados, de 10 às 19h.
Entrada franca.


I Seminário de Cultura da Moda

Após debater e elaborar as diretrizes para o setor, os 150 delegados presentes no I Seminário de Cultura da Moda (http://culturadigital.br/setorialmoda/ ) realizaram a eleição dos membros que irão compor o Colegiado Setorial de Moda, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).
O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, em Salvador, e teve as votações realizadas na manhã do dia 29. A apuração dos votos ocorreu na tarde do mesmo dia, em sessão aberta da Comissão Eleitoral.
Assim como os demais Colegiados Setoriais do CNPC, o Colegiado de Moda será formado por 15 membros titulares e 15 suplentes, representantes da sociedade civil. Estes representam as cinco macro-regiões brasileiras e os três segmentos da cadeia produtiva da moda – criativo, associativo/institucional e empresarial.
O Colegiado ainda contará com a participação de cinco membros do Poder Público, nomeados pelo Ministro da Cultura.
Confira, abaixo, a lista dos escolhidos:
REPRESENTANTES REGIONAIS
Norte
Titular: Marília Tavares dos Santos (PA) – 3 votos
Suplente: Fernando Augusto Hage Soares (PA) – 3 votos
Nordeste
Titular: Luciano Cenci (BA) – 24 votos
Suplente: Germana Maria Fontenelle Bezerra (CE) – 5 votos
Centro-Oeste
Titular: Camilla Fagner de Carvalho e Costa (GO) – 9 votos
Suplente: Patrícia de Albuquerque (MS) – 3 votos
Sudeste
Titular: Robert Guimarães (RJ) – 32 votos
Suplente: Clarice Ferreira Silva (SP) – 17 votos
Sul
Titular: Lucas da Rosa (SC) – 16 votos
Suplente: Dorotéia Baduy Pires (PR) – 1 voto
REPRESENTANTES POR EIXO
Eixo Criativo
Titular: Maria Auxiliadora dos Santos Goya Lopes (BA) – 34 voto
Suplente: Cristiane Mesquita (SP) – 10 votos
Titular: Geni Rodio Ribeiro (SP) – 17 votos
Suplente: Isabel Cristina Alves Rodrigues dos Santos (SP) – 5 votos
Titular: Jum Nakao (SP) – 14 votos
Suplente: Márcia Ganem (BA) – 5 votos
Eixo Associativo/Institucional
Titular: Francisca Raimunda Nogueira Mendes (CE) – 21 votos
Suplente: Eloize Navalon (SP) – 16 votos
Titular: Cristiane Duarte (RJ) – 19 votos
Suplente: Anna Patrícia Teixeira Barbosa (DF) – 16 votos
Titular: Evelise Anicet Ruthschilling (RS) – 18 votos
Suplente: Flávio Gloria Caminada Sabra (RJ) – 11 votos
Eixo Empresarial
Titular: Paulo Borges (SP) – 36 votos
Suplente: Maria Eunice de Souza Habibe (BA) – 1 voto
Titular: Cássio Bomfim (PE) – 36 votos
Suplente: Eliana Rita Signorelli (SP) – 1 voto
Titular: Fernando Pimentel (SP) – 31 votos
Suplente: Lia de Figueiredo Vissotto (SP) – 1 voto
Candidato mais votado
Titular: Ronaldo Fraga (MG) – 37 votos
Suplente: Ilse Maria Biason Guimarães (RS) – 21 votos

*No caso de empate, foi eleito o candidato de maior idade.

De acordo com o artigo 9º da Portaria nº 101, de 23 de setembro de 2010, a interposição de recurso à Comissão Eleitoral será feita, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico cnpc@cultura.gov.br. Já a data limite para os candidatos entrarem com recurso foi até quarta-feira, 6 de outubro.