domingo, 6 de novembro de 2011

MINAS TREND PREVIEW: OUTONO/INVERNO 2012

PRÉ-VENDAS PARA O MTP OUTONO/INVERNO 2012 
REVELAM OTIMISMO DO SETOR DE MODA E ACESSÓRIOS


Mais uma vez o Minas Trend Preview, pioneiro e principal evento de pré-lançamentos de moda do País, antecipa as tendências para a próxima temporada e sinaliza a expectativa do mercado em relação aos negócios voltados para a estação fria do ano. Para Olavo Machado Jr., presidente do Sistema Fiemg – Federação das Indústrias do Estado Minas Gerias, “os resultados positivos obtidos nesta edição refletem o acerto da entidade ao apostar em expositores qualificados e no incremento da presença de compradores com real interesse na realização de negócios. Sem duvida, vamos continuar investindo para aumentar o nível de satisfação dos públicos envolvidos neste projeto”. Segundo vários expositores consultados informalmente, a expectativa é de crescimento de vendas em patamares superiores aos 10% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Armelim, fabricante de acessórios que estréia no evento, considera que a participação deverá responder por até 50% do total a ser comercializado na temporada, prevendo um incremento de vendas superior a 15%. A grife de calçados Masqué, estima que o outono/inverno 2012 deverá registrar um crescimento de negócios da ordem de 10% em relação ao ano passado e avalia que a participação no Minas Trend Preview será responsável por 20% do total a ser faturado pela empresa em 2011. A Arte Sacra, confecção de moda festa, avaliou esta temporada como “melhor” do que a anterior, prevendo um incremento de negócios superior a 15% para a próxima estação. Para a empresa, os negócios fechados durante o MTP deverão responder por até 50% do faturamento total previsto para este ano.
Entre os compradores presentes no evento, a qualidade e diversificação dos artigos apresentados são os principais destaques que diferenciam o Minas Trend Preview dentro do calendário de moda brasileiro. Claudia Campese, lojista de Poços de Caldas (MG) que participa pela 2ª vez do evento, destaca que o MTP oferece “um preview concreto sobre que vai ser usado na estação”, aprovando o novo layout do Salão de Negócios que promove uma maior integração entre os artigos de moda e acessórios. “Facilita o trabalho do comprador ao possibilitar uma visão abrangente dos produtos oferecidos”, afirma a lojista que comprou 30% do estoque total da estação durante sua visita ao evento. Célia Caribé, lojista de Salvador (BA) habitual compradora do Minas Trend Preview, considerou esta edição “a melhor de todos os tempos” e estima que as compras realizadas no evento deverão responder por 60% do total a ser comercializado na temporada. Helaine Dias, varejista de acessórios de Divinópolis (MG), é outra compradora entusiasmada com os produtos oferecidos, destacando “as peças diferenciadas de várias regiões brasileiras” que possibilitam maior competitividade para seu negócio. Lojista de Vitória (ES), Aparecida Zanpogno, considera o MTP a melhor feira comercial de moda do Brasil, com “artigos diferenciados e com muita qualidade”.
Nesta edição, o Minas Trend Preview registrou a visita de 13.000 mil compradores de todo o Brasil e exterior, aí incluídos 700 compradores vip´s, profissionais com alto poder de decisão e compra especialmente convidados para o evento, número 18% superior ao apontado na temporada outono/inverno 2011.

Aprovação da imprensa
Consolidado como um dos maiores eventos de negócios de moda do País, o Minas Trend Preview vêm recebendo, a cada edição, a atenção de veículos de imprensa qualificados de todo o Brasil e também do exterior, que se surpreendem com a adequação do evento às atuais necessidades do mercado de moda. Para Glória Kalil, editora do site Chic, “o evento se firma como lançador de moda e acontece numa data muito adequada o que pode ser percebido na satisfação dos expositores em geral. Isso mostra o acerto da proposta”. Carlos Simões, editor de moda da Revista Textilia, considera o MTP “o único evento estratégico do País com abrangência nacional. A profissionalização do setor se reflete muito aqui”, analisa o jornalista.
Bruna Bauer, editora do site ModaSpot, destaca que o MTP, “por ser um preview, possibilita a adequação das coleções durante a temporada. Além disso, é um evento de negócios sem afetação nenhuma, que insere a cidade no calendário nacional de moda e que reúne profissionais com a real intenção de fazer negócios”. Tânia Muller, editora do jornal DCI/Shopping News, considerou que o MTP “mais uma vez se superou”. A jornalista carioca Iesa Rodrigues, editora do site homônimo, analisa que o inverno apresentado no MTP “está na medida certa”, complementando que “se o mundo está usando casaco de pele, o consumidor vai querer. É o segredo da moda, não temos clima para botas, mas todo mundo quer". Para Viviane Faver, do Jornal do Commercio (RJ), o MTP “revela a sinceridade e profissionalismo das pessoas em relação ao evento e ao setor”. Laura Provenzano, editora da revista O Confeccionista, avalia que o evento se diferencia ao “aliar negócios e informação de moda” para os profissionais do mercado.

www.minastrendpreview.com