Partindo do pressuposto de que a sustentabilidade pode ser um meio de sobrevivência e perpetuação dos empreendimentos humanos no planeta. Desde que sejam trabalhadas as especificidades locais e levando em consideração a natureza e o homem.
Nasce, então, uma nova consciência em direção ao desenvolvimento sustentável , segundo o
Relatório de Brundtland (em 1987) onde explica que “
sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.
Portanto, definir os termos desenvolvimento sustentável e também vinculá-los à cultura de moda é um desafio, uma vez que a sustentabilidade está relacionada à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Desde que suas atividades possam usufruir da biodiversidade e do ecossistema natural no presente e ainda preservá-lo para um futuro indefinido.
Enquanto que o campo da moda vêm buscando novas possibilidades de expressão, recursos e materiais para a sua cadeia produtiva, envolvendo desde a extração da matéria-prima até o produto final.
Um exemplo dessa questão no setor empresarial moderno, hoje, é que também tem evoluído no sentido de atender os desejos e tendências dos consumidores, que cada vez mais recorrem a valores de cidadania como ética, justiça e transparência ao tomar qualquer decisão de compra.
O assunto sustentabilidade também se estende a renomados eventos da moda brasileira, como o São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Dragão Fashion/CE e Minas Trend Preview/BH, Moda Pará e Coletivo Caixa de Criadores (Belém-Pa), assim como, nos diversos meios de comunicação. Ao discutir a importância da moda no contexto social e econômico é preciso compreender sua real dimensão na cultura da sociedade contemporânea. Onde a moda está inserida na nossa cultura, hábitos, folclore, costumes e etc.