terça-feira, 24 de março de 2009

Capital Fashion Week











Para quem ainda não conhece o Capital Fashion Week (CFW), é a semana de moda de maior destaque na região centro-oeste do país e lançou sua coleção inverno/2009, em Brasília, entre os dias 12 e 14 nesse mês.

Durante três dias, o evento contou com desfiles das marcas SummerShop, Confraria, Avanzzo, 2Tempos, Jukaf, “Se Essa Roupa Fosse Minha”, Akihito Hira, Clarice Garcia, Sann Marcuccy, Eliel Sallustiano, Camila Prado, Romildo Nascimento, “Talentos do Brasil (Projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário) e alguns alunos de design de moda do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

O CFW tem o apoio do “TEXBRASIL” - Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira criado pela ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e pela APEX-BRASIL (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Dentre as propostas da moda, destaque para a cor preta, grafite, azul e vermelho, xadrezes e tecidos com brilho em diversos shapes que vão da silhueta slim ao falso volume (acesse o site http://www.cfw.com.br/).

Novos consumidores de moda...

Só para complementar o texto publicado na minha coluna semana passada... A moda a que me refiro é aquela que vai além do comum e propõe um novo shape.
E quanto a critica construtiva sobre o "modismo" usado nas telenovelas, foi apenas para dizer que muitas vezes as tendências da moda são antecipadas nas passarelas e posteriormente (tardio) nas novelas.

E dando continuidade ao assunto consumo de moda... Ao mesmo tempo em que temos uma indústria da moda preocupada em captar os anseios do subconsciente dos consumidores para poder transformá-los em produtos vendáveis. É possível perceber ver vários estilos de consumidores, que vão dos que só usam marcas, os que “tanto faz” e os que não usam. Esses últimos por sinal, até fazem questão de tirar as etiquetas externas e customizar as peças. Mas, tem também os que não gostam de seguir tendências de estações e muito menos usar uma moda com idade definida.
Se parar para pensar melhor, é um tipo de movimento “anti-moda” silencioso, mas que vem crescendo a cada dia. Seria um consumidor mais consciente, em busca das melhorias do seu bem-estar físico (saúde e conforto), social (ex: ecologicamente correto, etc) e até sua auto-estima pela estética. Uma vez que o consumidor da era 2000, não mais quer seguir os padrões estéticos de seus antepassados, e hoje, sabe administrar o seu envelhecimento lançando mão das inúmeras nanotecnologias, academias de ginástica, intervenções cirúrgicas, etc.

E a moda por sua vez está procurando se adaptar aos novos estilos de consumidores. É como se não mais vendesse roupas para determinada idade e sim, para um ou mais estilos de vida, acabando com rótulos e preconceitos. Afinal, o conceito do que se era “velho” está ultrapassado. É preciso avaliar o que estamos descartando... Um celular, computador ou carro que são trocados a cada lançamento? O que acontece com os que se tornam obsoletos? Como fica o nosso planeta com tantos lixos não biodegradaveis? O consumidor de hoje quer conforto, segurança, qualidade e principalmente respeito.E você, o que quer?

Editora lança livro de Gilson Martins




Você já viu as bolsas e mochilas do designer Gilson Martins (http://www.gilsonmartins.com.br)? Elas são todas estilizadas e tem os pontos turisticos do Rio de Janeiro como principal inspiração e, nosso Brasil também!
E a editora Estação das Letras Letras e Cores resolveu lançar dia 25 desse mês, um livro que fala do trabalho desse maravilhoso designer, etc. Vale a pena fazer essa aquisição!


Critica de moda...

Publiquei na semana retrasada, em minha coluna de moda, uma pequena critica construtiva sobre o mercado da moda em Belém. Não estou falando das franquias das marcas e nem das multimarcas que já trabalham com marcas renomadas(ex: maison Euforia, La Rocha, All Together, W249, etc).. Mas refiro-me a outras lojas que estão em shoppings e na Braz de Aguiar.
Salvo exceções, pois sabemos que há publico "pra tudo".
E como sou favor da moda lançada pelos formadores de opinião como marcas participantes de São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, etc. Fico ansiosa que as peças possam estar nas vitrines paraenses...