quinta-feira, 13 de setembro de 2012

HOT SPOT: INSCRIÇÕES ENCERRADAS


INSCRIÇÕES PARA MOVIMENTO HOTSPOT SE ENCERRAM
COM 1642 PROJETOS PARTICIPANTES
Ideia, Moda e Fotografia foram as categorias que receberam mais inscrições.
87 projetos são do Pará.
Curadores começam a selecionar os melhores trabalhos que passarão para a próxima etapa.

Quem são os novos talentos criativos do Brasil? Esta pergunta começa a ser respondida com o encerramento da primeira fase do Movimento HotSpot (MHS). Através do Portal www.movimentohotspot.com, dá para conhecer os 1642 projetos inscritos para participar do prêmio de Inovação, que já está mapeando e revelando a criatividade no país.

Os candidatos entenderam o nosso principal objetivo”, avalia Paulo Borges, Presidente do Conselho do IN-MOD e um dos idealizadores do projeto. “O prêmio não é o fim, é o meio. Nossa intenção foi e continua sendo a de conectar as pessoas e dar uma oportunidade para que elas exponham seu talento e que o mercado veja isso”, completa.
Muitas (boas) ideias já ganharam visibilidade nestes cinco meses que o portal está ativo, recebendo as inscrições e mostrando os trabalhos em 11 categorias da criatividade. Ele tem recebido uma média de 350 mil views por mês. As categorias que receberam mais inscrições foram, pela ordem, Moda (391 projetos), Idéia (387) e Fotografia (229). Na sequência, aparecem Ilustração (com 160 projetos inscritos), Filme e Vídeo (123), Design (109), Música (96), Design Gráfico (63), Arquitetura (34), Cenografia (30) e Beleza (20).
O mapeamento das inscrições mostra que o Pará inscreveu 87 projetos no total, sendo o Estado da região Norte/Nordeste com o maior numero de candidatos.

A partir de agora, e até o final do mês de setembro, são os curadores do Movimento HotSpot que vão julgar e selecionar os melhores trabalhos, para passar para a próxima etapa: os Festivais Regionais. Para fazer esta avaliação, o MHS se cercou de um time de profissionais de renome em suas áreas, que tem a missão de buscar os melhores projetos pautados pela inovação e ineditismo. Além dos critérios de avaliação pertinentes a cada categoria, serão levados em consideração criatividade, originalidade, relevância, sensibilidade, bem como outros aspectos técnicos, artísticos e científicos.

Mais sobre o projeto:
Com o patrocínio da Vale e da Riachuelo e em parceria com o Sebrae Nacional, o Movimento HotSpot busca, expõe e premia talentos, inovadores e criativos, em 11 categorias – arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música.
Dividido em várias etapas, o MHS tem duração de aproximadamente um ano e meio. Investindo em talentos regionais, o projeto vai mostrar o potencial da economia criativa em todo o Brasil. Um grupo de curadores experts em suas áreas será responsável por escolher os melhores projetos. Depois da etapa de Scouting (busca), que acabou de acontecer, serão realizados festivais regionais em 10 cidades com exposição dos trabalhos selecionados e intervenções artísticas e culturais.
Os finalistas participam do Tanque de Ideias, uma espécie de imersão criativa com a duração de três semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde deverão cumprir tarefas e desenvolver projetos sob orientação dos curadores. Os vencedores em cada categoria serão revelados em um grande festival final em São Paulo.
Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.

Sobre o patrocínio da Vale:
A Vale procura desenvolver os territórios onde atua, deixando um legado socioeconômico positivo. O Movimento HotSpot ganha o apoio da empresa por se propor a conjugar inovação e empreendedorismo, viabilizando as melhores ideias ao final do processo seletivo.

Sobre o patrocínio da Riachuelo:
Promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve este projeto.

Sobre a parceria com o Sebrae:
O Sebrae vai aproximar e qualificar os pequenos negócios para atender ao mercado que demanda muita criatividade e inovação. Os projetos finalistas serão capacitados com foco no mercado, permitindo mais competitividade e novos negócios.
Twitter: movhotspot
Facebook: movhotspot