segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AGENDA FASHION...

Luminosidade anuncia datas do Calendário Oficil da Moda Brasileira: Fashion Rio, Rio-À-Porter e SPFW


As datas da 18ª edição do Fashion Rio e da 30º edição do SPFW para lançamento das coleções Inverno 2011 já estão definidas.

O Calendário Oficial da Moda Brasileira tem início com o Fashion Rio, que será realizado entre os dias 11 e 15 de janeiro, nos armazéns do Pier Mauá.
O Rio-À-Porter, salão de negócios de moda e design oficial do evento, começa em 12 de janeiro e terá três dias de duração.

Em São Paulo, de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, será realizado o SPFW.

MINAS TREND PREVIEW

Alexandre Herchcovitch estréia no Minas Trend Preview

A edição Outono-Inverno do Minas Trend Preview promete. O evento que mais do que nunca se firma como o principal evento de pré-lançamentos do calendário brasileiro terá como convidado especial ninguém menos do que Alexandre Herchcovitch, um dos maiores nomes da moda brasileira. A temporada de desfiles do Minas Trend Preview, que será aberta no dia 03 e se estende até 06 de novembro, na Lagoa dos Ingleses, será aberta com Herchcovitch, que prepara uma coleção exclusiva para o evento.

Para o diretor de Moda do evento, Carlos Pazzeto, a chegada de nomes como Ricardo Almeida (na edição passada) e agora Herchcovitch só vêm confirmar o sucesso do evento, que se consolida a cada dia como o principal evento de pré-lançamentos e um dos mais importantes eventos de moda do Brasil. “O Herchcovitch é o grande reverberador da moda brasileira. E onde ele está é porque é sucesso. Por isso é um ganho excepcional para o Minas Trend Preview tê-lo como convidado”, disse Pazzeto.

O diretor de Moda do MTP contou a feliz coincidência que levou Herchcovitch à semana de moda em Belo Horizonte. “Quando pensamos no nome dele ele me disse que já estava procurando a organização para participar”, disse Pazzeto. Para seu primeiro desfile no Minas Trend Preview Herchcovitch não está medindo esforços. Além de preparar uma coleção exclusiva para o evento, desfilará sua moda feminina e masculina.

Bate-papo com Lino Villaventura...

Hoje, foi veiculado na minha coluna de moda (na Revista Diário do Jornal Diário do Pará) uma edição especial com o renomado estilista paraense Lino Villaventura, que participa do São Paulo Fashion Week (maior calendário da moda brasileira), do Dragão Fashion Brasil e da Semana de moda de Paris.
Lino esteve em Belém dia 01 de setembro para abrir a Semana de Moda “Acqua Fashion” do Shopping Pátio Belém, com uma palestra para os convidado presentes como por exemplo, estudantes de moda, clientes, lojistas, modelos, imprensa, etc. Onde respondeu perguntas, mostrou algumas imagens da nossa Belém antiga, que o deixou com saudades e, as imagens de suas coleções do inverno 2010 inspirada nos pássaros E num bate-papo descontraído, ele nos contou um pouco do world fashion....



Tânia – A moda do vestir é um jogo de sedução?
Lino – A roupa foi feita para seduzir, mas sem vulgaridade, para fazer as pessoas se sentirem seguras, seja no trabalho, no laser, etc. Ou seja, a roupa é para ser vestida e o corpo é que dá a adequação.

T– O que é fundamental para criar um estilo próprio?
Lino – “O mais importante no trabalho de um design é ter identidade. E para isso acontecer, é preciso ter uma bagagem cultural e de imagens na sua mente, para dar um embasamento e poder desenvolver suas próprias imagens e, que serão refletidas na sua criação”.

Como você define sua marca?
Lino - “Meu trabalho tem identidade brasileira. Eu e minha equipe criamos imagens fortes de moda, pois sei que elas sempre marcam. Seja pelos shapes, tecidos, cores, nas performances teatrais dos desfiles, etc.
Não preciso ser óbvio no que é folclórico ou regionalista, mas posso buscar inspiração na Amazônia e todo o Brasil. Posso dizer que me sinto realizado no que faço, pois criei meu próprio estilo.

Você acredita no design de moda cuja formação seja na faculdade?
Lino – “Independente de se ter talento, é preciso aprender administrar sua marca para manter-se num mercado tão competitivo. Acho importante o estudo de moda pela questão técnica”.

Quais foram as suas dificuldades quando iniciou na moda?
Lino – Eu fui morar no Ceará apenas aos 18 anos junto com os meus pais. Mas, ainda em Belém comecei criando coletes, calças e posteriormente outras peças. Eu inventei minha própria modelagem, minha gola, manga, etc.
Na época, também tive dificuldades em encontrar tecidos diferenciados, então comecei a fazer interferências (ex: nervuras, plissês, etc) neles. Hoje, eu até terceirizo o processo quando se trata de um tecido como o jeans e, a roupa precisa ficar mais elaborada.
Depois para divulgar minha marca, comecei a fazer anúncios em revistas de moda no RJ e SP, participar de exposições e desfiles, até conquistar o reconhecimento e status que tenho hoje.

Para crescer no mercado na moda é necessário emigrar para os grandes pólos de moda?
Lino - “O meu trabalho vai, mas eu fico, continuo morando no Ceará. Só criei um show room em São Paulo por questões de facilidades para exportação. E como integrante da Abest (Associação Brasileira de Estilistas), também desfilo e faço show room em Paris para divulgar a qualidade da moda brasileira no mercado internacional. Sempre tivemos sucesso graças a Deus e sempre procuramos melhorar!”

O que acha da dicotomia de seguir ou não as tendências da moda?
Lino – “Acho importante a tendência como pesquisa, pois é o que está acontecendo no mundo. Como, por exemplo, se as pessoas almejam roupas mais práticas, então temos que criar algo com referências na praticidade, seja no design, tecido, etc”.
Existe certo e errado na moda? O que a mulher paraense deve usar?
Lino - Não, Existe o que é feio ou bonito. As mulheres paraenses devem usar roupas lindas e leves. Assim como, boa parte das mulheres brasileiras, uma vez que somos de um país predominantemente tropical.
Depois do “denim couture”, você já adaptou outras peças luxuosas para o dia-a-dia? Pensou em fazer parceria com loja de departamentos como C&A, etc ?
Lino – “Lógico que sim. Tenho no show room e no site www.linovillaventura.com.br (veja link store) que também possui venda on-line, onde você encontra t-shirts, óculos, dentre outros acessórios e roupas.
Quanto à parceria, teria que ser algo bem organizado com um espaço tipo “corner”, digamos, que seria um caso a pensar”.

É possível fazer uma moda sustentável?
Lino- Acho que usar o termo “sustentável” é uma questão de marketing. Mas, sempre me preocupei com as questões de preservação ambiental e acredito que é possível fazer dentro da moda, tanto que sempre fiz, seja com matérias-primas de fibras naturais, etc.

Qual a sua mensagem para os estilistas que estão começando?
Lino– “Que você tem que ter paciência, perseverança e acreditar no que faz. Trabalhar com moda é quase um sacerdócio, precisa de muita dedicação”.