segunda-feira, 11 de junho de 2012

SPFW; "A Gente Transforma: histórias que contam"



Educar para sustentar

...registrar o passado não é falar de si; é falar dos que participaram de uma certa ordem de interesses e de visão do mundo, no momento particular do tempo que se deseja evocar." Antonio Candido (Prefácio a Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda)

Muito se fala hoje em sustentar. Poucos se atentam para a raiz do sustento que é educar. Educação em todos os sentidos.

" como processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral....do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social os conhecimentos ou as aptidões resultantes de tal processo; preparo aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia arte de cultivar as plantas e de as fazer reproduzir nas melhores condições possíveis para se auferirem bons resultados. transmitir conhecimentos a; instruir; cultivar o espirito"  
Aurélio Buarque de Holanda

Sustentável é aquilo que se pode sustentar com qualidade em todos os sentidos.

" sustentar - SEGURAR POR BAIXO, servir de escora a; impedir que caia, suportar, apoiar; afirmar categoricamente; ratificar, reafirmar, confirmar; fazer face a; resistir a; sustar; conservar, manter; alimentar física ou moralmente; prover de viveres ou munições; impedir a ruina ou a queda; amparar; dar animo a; animar; proteger, favorecer, auxiliar; sofrer com resignação, com firmeza, aguentar; defender com argumentos, com razões; estimular, incitar, instigar; pelejar a favor de; ser contrário; opor-se; conservar a mesma posição; suster-se, equilibrar-se." 
Aurélio Buarque de Holanda

Para sustentar é preciso educar.

" Como da Europa do Renascimento nos viera o colono primitivo, individualista e anárquico, ávido de gozo e vida livre - veio-nos em seguida o português da governança e da fradaria. Foi o colonizador. Foi o nosso antepassado europeu. [...] Dominavam-no dois sentimentos tirânicos: sensualismo e paixão do ouro. A história do Brasil é o desenvolvimento desordenado dessas obsessões subjugando o espirito e o corpo de suas vitimas." 
Paulo Prado
Retrato do Brasil

O que move um espaço como o SPFW?
A gente.
O que move a gente?
Transformar.
E o que move a transformação?
É a batida do coração.

O SPFW sustenta, em todos os sentidos, um processo de educação inovador, dinâmico e em construção. Se vale de formas pouco ortodoxas ou tradicionais para animar o espírito a se instruir e se sustentar com qualidade a partir da criação. São 16 anos de histórias que contam momentos vivos de grandes e pequenas transformações semeadas, cultivadas e conquistadas por "uma certa ordem de interesses e de visão do mundo...." Esses anos todos falamos de gente, pessoas que direta ou indiretamente participam e se beneficiam de trocas, experiências e desafios só possíveis em espaços verdadeiramente educadores, ocupados permanentemente com o desenvolvimento e a capacitação, abertos a erros e acertos, comprometidos com o aprendizado a partir de ações e relações.

Em sua 33a edição, o São Paulo Fashion Week reafirma a importância do conhecimento em todos os sentidos e sua crença em educar para sustentar. Propõe caminhos de apropriação de uma perspectiva de identidade brasileira mais integrada, plural e abrangente; um mergulho nas nossas raízes para melhor estar presente; e abre espaço para histórias que contam percursos e processos em que, como o SPFW, a gente transforma.

AGT

Em fevereiro de 2012, quarenta e sete pessoas, entre designers, arquitetos e estudantes desembarcaram em Várzea Queimada, no coração do semiárido nordestino, a 5 horas de estrada de Teresina. Trata-se de uma das regiões com menor IDH do Brasil. É um povoado onde vivem 900 pessoas que sobrevivem do que cultivam, sem saneamento básico e com acesso escasso a um bem de muito valor, a água. Durante os 15 dias seguintes essa equipe desenha, dia e noite, junto com a comunidade, uma nova possibilidade de futuro através da geração de oportunidades econômicas e sociais. Assim começa o projeto A Gente Transforma 2012 - Chapada do Araripe - [Piauí].

Criado pelo designer Marcelo Rosenbaum, o AGT envolve comunidades tradicionais do interior do Brasil. Une saberes ancestrais a modernas técnicas de design. Da união desses saberes surgem coleções originais e autênticas, esteticamente avançadas e que valorizam o design de raiz. São produzidas em parceria com comunidades que guardam séculos de conhecimento.

Do ponto de vista econômico, sua principal característica está em atender os requisitos da Nova Economia: inclusiva e sustentável. Tem como visão de futuro ser um negócio social, empreender e, ao mesmo tempo, gerar impacto social, econômico e minimizar os impactos ambientais em suas áreas de atuação, tendo como plataforma principal o design sustentável.

"Quando Marcelo me contou sobre o projeto, falei logo que tinha tudo a ver com a gente e que tinha que estar no SPFW", diz Paulo Borges, "para trazer ao público um pouco dessa experiência tão rica que o A Gente Transforma tem
proporcionado. Um olhar inclusivo e contemporâneo para o Brasil."


A exposição no SPFW é composta por imagens da fotógrafa Tatiana Cardeal impressas em tecido e será reutilizada em exposições itinerantes pelo Brasil e pelo mundo. Durante o evento, a coleção de produtos Toca da Palha e Toca da Borracha desenvolvidas pelo AGT em Várzea Queimada estará à venda na Pop Up SPFW.
"Fiquei muito feliz com o convite do Paulo. Acreditamos em novos modelos para o desenvolvimento do país. O AGT traz um olhar novo para o design, porque tem como objetivo o desenvolvimento local a partir da forma como se relaciona com a comunidade e com o mundo, conectando o local com o global. Leva Várzea Queimada para o mundo, com sua história impressa em produtos de design de raiz feitos pela comunidade. Também leva geração de renda e empoderamento a partir da vocação genuína dessa comunidade que é o artesanato", explica Rosenbaum.

Projeto Traces

Na entrada do evento, uma grande instalação apresenta, através de imagens, texturas, produtos finais e dados o desenvolvimento e os resultados do projeto Traces.

Em junho de 2011, o Instituto-E e o Ministério do Meio Ambiente da Itália, em parceria com o Fórum das Américas e o Senai-Cetiqt, rastrearam a pegada de carbono e os impactos socioambientais de seis e-fabrics® (materiais sustentáveis) usados pela marca Osklen: algodão orgânico, algodão reciclado, couro pirarucu, juta da Amazônia, malha pet e seda orgânica.

Especialistas de ambos os países estudaram a cadeia de produção de cada um desses seis produtos. Para conferir o manejo sustentável, identificar aspectos sociais e avaliar as emissões de gases de efeito estufa, bem como identificar possíveis medidas de mitigação para minimizar os impactos ambientais, a equipe viajou pelo Brasil de Norte a Sul durante meses, colhendo e compilando dados. Os resultados indicam como os impactos ambientais são mínimos se comparados com os da indústria têxtil convencional e como seu fomento evita que questões sociais da maior gravidade como, por exemplo, migração para a periferia das cidades em situações precárias ocorram.

Em janeiro de 2007, o SPFW em parceria com o Instituto-E trazia pela primeira vez a questão da moda sustentável com uma importante exposição de roupas desenhadas por estilistas participantes do evento. Todas as criações foram desenvolvidas a partir de materiais como couro vegetal, algodão e lã orgânicos, garrafa PET reciclada, entre outros, apostando na moda consciente, economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. A exposição causou grande repercussão internacional, sendo vista também em Paris e Nova Iorque.

Os dados hoje mostram que uma moda sustentável não só é possível, mas, especialmente, desejável porque se trata de uma atividade que beneficia milhares de trabalhadores ao gerar renda e inclusão social, contribuindo também para a preservação de nossas florestas, um patrimônio único. E, ao mesmo tempo, criando um diferencial apto a agregar valor de modo a fazer frente ao apelo de produtos que chegam até o consumidor com preços mais competitivos.

Histórias que contam

" Só quem constrói tem a exata noção da transformação e do prazer do sonho compartilhado e realizado."
Paulo Borges


Nenhuma fase do desenvolvimento pode ocorrer sem a que a precedeu.A importância do que foi conquistado é o conhecimento e a experiência que temos hoje. A certeza de que não teríamos conseguido sem um sentido de direção e união e a disposição de trabalhar em cooperação uns com os outros na realização dos objetivos mútuos é o que nos impulsiona.

"Em janeiro de 2006, ao completar 10 anos, nosso mote e visão para os próximos10 anos era a transformação, palavra impressa nas paredes de papelão que inauguravam uma nova era na cenografia e montagem do SPFW," lembra Paulo Borges. "Nos inspiramos no prefixo trans, que fala da ideia de ir além." Entre a transição e a transformação existe o trabalho e o esforço de cada um no sentido de produzir novas realidades. É assim que se constrói o futuro e se chega às realizações a partir de projeções coletivas compartilhadas e do trabalho cooperativo em rede.

O São Paulo Fashion Week reforça, assim, seu compromisso com o processo criativo e destaca a importância de movimentos que valorizam a expressão individual e coletiva. Mostra que é possível transformar realidades, articulando
moda, arte e design para tornar visíveis manifestações cotidianas e vínculos perdidos. E, sempre presente no seu tempo, construindo futuros, contribui com o debate sobre a sustentabilidade do ponto de vista econômico, social, cultural e ambiental.

Serviço
33ª edição do SPFW
Da ta: 11 a 16 de junho
Local: prédio da Fundação Bienal, em São Paulo (SP)



Palestra "As histórias que contam as histórias do A Gente Transforma"
Com Marcelo Rosenbaum, Kaká Werá (Instituto Arapoty) e Geovane da Silva, do Parque Santo Antônio

Data: Quarta-feira (13)
Horário: 12h
Local: sala 3, Fundação Bienal

Mesa Redonda sobre Sustentabilidade na Moda
Presenças de Corrado Clini, Ministro do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália; Oskar Metsavhat, presidente do Instituto-e e diretor criativo da Osklen; Mario Garnero, presidente do Fórum das Américas; Rafael Cervone, diretor do Programa Texbrasil (ABIT), e Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

Data: Quinta-feira (14)
Horário: 12h
Local: sala 3, Fundação Bienal