segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FASHION RIO: Com Consciência Negra



OESTUDIO MOSTRA A MISCIGENAÇÃO DAS RAÇAS NA SUA COLEÇÃO OUTOBO/INVERNO

Desfile "Com Ciência Negra" destacou o preto com suas variações, branco e vermelho. Ao som de berimbau, batuque de jazz de Jam da Silva com a convidada Daúde, a casa de criação OESTUDIO mostrou a sua coleção outono/inverno 2011 no último dia do Fashion Rio (15/01). Pele pintada, máscaras, com um casting todo negro, a coleção "Com Ciência Negra" destacou o preto como cor principal e todas as suas variações, tons vermelhos representando o sangue que corre igual em todas as veias e peças mergulhadas em tinta, para mostrar que nós somos de todas as cores.
O desfile feito com a colaboração dos alunos do projeto social Oi KABUM!, escola de arte e tecnologia da Oi, levaram para a passarela do Fashion Rio um momento de reflexão sobre um tema marcante e urgente da nossa história, que não deve ser repetido, excluído nem esquecido. "Com Ciência Negra" é uma celebração de conquistas sensório-territoriais - dos espaços empedrados, das vias entupidas pela falta de informação. É a ciência de se vestir pelo lado de dentro, de ser o avesso, de quebrar a casca da superfície. É costurar com bisturi, é passar e usar a alma recortada e estonada pela história. É colorir o mundo com a união de todas as cores.

O preto.Construído a partir de uma oficina realizada pelo OESTUDIO com os alunos da Oi Kabum!, o desfile revelou em cinco blocos a percepção dos jovens sobre a importância da consciência negra, consciência presente no processo criativo de todos os estilistas da marca. Inspirados pelo sentimento-cor preto, foram produzidas peças nas quais predominou o tom preto e suas variações, completadas com tons de vermelho - representando o sangue. Nas formas, detalhes que revelavam o avesso das roupas, modelagens amplas e utilitárias, calças mais curtas. Ainda em destaque o trabalho de patchwork, alertando para a miscigenação; a estampa de jardim negro, revelando a beleza do preto como ponto de luz, e peças mergulhadas em tinta, pois, afinal, nós somos de todas as cores.

De volta ao Rio pela segunda temporada, mais uma vez OESTUDIO propos um desfile que foi além das roupas. Desta vez, a estrela foi um tom - um tom que virou uma cor, que virou uma raça, que virou um instrumento, que separou o mundo, que virou história, e que se transformou em sons e seres e formas e estilos e arte e cultura, singularidades, especialidades, infinitas e multicoloridas...Através desse sentimento-cor, o coletivo quis deixar a platéia livre para criar seus pensamentos e reflexões.

FASHION BUSINESS

EM SUA 17ª EDIÇÃO, SENAC RIO FASHION BUSINESS REGISTRA 60 MIL VISITANTES NA MARINA DA GLÓRIA E RENDE R$ 690 MILHÕES EM NEGÓCIOS
Em sua 17ª edição, o Senac Rio Fashion Business registrou, após quatro dias de evento, 60 mil visitantes, 20% maior do que na edição passada (primavera/verão), em maio, e pode ser comprovado com o grande número de pessoas que visitaram os 310 expositores, compareceram ao Fórum de Lojistas e aos desfiles realizados na Marina da Glória, Copacabana Palace, Assembléia Legislativa (Alerj), no Palacete Conde Modesto Leal e no Cine Odeon.
O evento rendeu cerca de R$ 690 milhões em negócios, um aumento da ordem de 25% sobre a edição outono/inverno de janeiro de 2010. "Acertamos na data. Logo após o Carnaval, os lojistas já poderão colocar na primeira vitrine as novidades da próxima estação", afirma Eloysa Simão, diretora-geral do Senac Rio Fashion Business.
Com o tema “Alquimia”, o Senac Rio Fashion Business, maior bolsa de negócios de moda da América Latina, com um investimento de R$ 16 milhões, superou as metas estipuladas pelos organizadores. Todos os expositores atingiram as metas e desse total, cerca de 30% superaram as vendas da edição anterior. "Conseguimos montar um espaço em que as pessoas podem comprar ideias, inovação, tecnologia e, o mais importante, o lifestyle que envolve a moda. O lojista saiu motivado e poderá montar o lançamento da exposição com motivação para o seu cliente" enfatiza Eloysa Simão.
Nesta edição, o Senac Rio Fashion Business contou com o patrocínio do Sistema Fecomércio-RJ, Senac Rio, o Sesc Rio, Sebrae, Correios, Leader, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio de Janeiro. A próxima edição do evento será realizada em maio/junho.

FASHION RIO & SOLIDARIEDADE

Fashion Rio fez corrente de doação promovendo uma grande ação em prol da cidadania. Nos dois últimos dias de evento (14 e 15 de janeiro), um posto de coleta de donativos para as vítimas dos estragos provocados pela chuva, no Rio de Janeiro, que foi colocado na entrada da semana de moda, no balcão de credenciamento. A organização recebeu roupas, cobertores, água e alimentos não perecíveis. As doações foram entregues ao Sistema Firjan, que ficou com a incumbência de levar até as vítimas.