segunda-feira, 5 de abril de 2010

Moda Sustentável na SPFW

Página acima publicada domingo (04.04.2010) na Revista Diário do Jornal Diário do Pará

A cada dia que passa o mundo da moda ganha mais adeptos da consciência sustentável . Seja em Belém, por marcas paraenses integrantes do grupo Moda Pará (do Sebrae-Pa), a costamazônia, o coletivo Caixa de Criadores (ex: Eubelém, etc) , Lele Parah, etc. Bem como, grupos de outras regiões do Brasil, percebe-se que há uma preocupação em abraçar projetos sócioambientais que possam contribuir na preservação do nosso planeta.
E acho também importante divulgar, que mais uma vez o assunto sustentabilidade foi abordado no Calendário Oficial da Moda Brasileira, o São Paulo Fashion Week, onde as marcas Iódice e Osklen apresentaram propostas sustentáveis, nessa última edição de inverno 2010.
O estilista Waldemar Iódice, por exemplo, buscou inspiração na cultura Amazonense em parceria com as comunidades da região, utilizando o couro de peixe, o cipó e sementes do tipo tucumã como matéria-prima nos acessórios da marca - assinados pela designer Francesca Romana Diana.

Enquanto que Oskar Metsavaht apostou na experimentação, onde trouxe para a marca Osklen novas formas (ex: geometria, etc) e fibras como lã orgânica, o couro ecológico dublado com sarja, tricot de palha de seda, tresset de palha de seda . Enfim, tecidos da etiqueta “e-fabrics” I– que possuem o selo criado pelo “Instituto e” (www.e-fabrics.com.br/ http://www.institutoe.org.br/), que identifica projetos de origem sustentável socioambiental.

Viu como a moda sustentável pode ir muito além das camisetas com slogan “proteja o verde” ou da reutilização de retalhos? Você também pode contribuir, mande sua sugestão para o e-mail: taniatatsch@modaamazonia.com.br.