terça-feira, 17 de maio de 2011

FASHION RIO_VERÃO 2012

Universo Tropical inspira o Verão 2012

Moda, Arte e Design misturam-se em exposições e influências na próxima edição do Fashion Rio


Tudo começa com a troca de cartas, recheadas de paixão e sensualidade, entre D. Pedro I e sua amante, a Marquesa de Santos. E um percurso tropicalista, que passa por diversos movimentos, chega aos dias de hoje, mostrando ícones que influenciaram nossa cultura e comportamento. Esse Universo Tropical que desenhou o lifestyle brasileiro, repleto de criatividade e sensualidade, será o tema da edição Verão 2012 do Fashion Rio, que acontecerá entre 30 de maio e 4 de junho. Neste Universo Tropical, moda, arte e design conviverão no Pier Mauá, com três exposições entre as salas de desfiles.

A primeira delas vai desvendar uma rede de significados, a partir de diferentes objetos _ antigos, comuns e históricos _, no Armazém 1. Será um espaço de observação e experimentação desse percurso tropicalista. A exposição começa com a Marquesa de Santos e parte para uma gravura de uma floresta tropical, que representa a visão estrangeira do paraíso. Percorre o branco e preto “modernista” representado por roupas e por imagens de musas, entre outras referências. Neste “liquidificador” cultural, que deu origem ao nosso jeito de ser, haverá ainda referências a novelas, à arte plumária, a Carmem Miranda e ao mestre Chacrinha.

Outra exposição, no Armazém 3, mostrará um mix de imagens das musas que inspiraram esse Universo Tropical e transbordam, cada uma a sua maneira, a sensualidade e lifestyle dos trópicos.
Um fio de inspiração entre as curvas das musas e do Rio de Janeiro levará à terceira exposição, que vai do tropicalismo para o design.
A partir de desenhos de Oscar Niemeyer, o perfil do design contemporâneo carioca será exibido no Armazém 2, com uma mostra que reunirá obras de diversos designers de destaque e desenhos de projetos.

O corpo, a memória, a natureza e a cultura são inspiração para o trabalho dos designers cariocas. Podemos ver por exemplo na poltrona Chifruda de Sérgio Rodrigues, em uma jóia de Antônio Bernardo, em um skate da Fibra ou na produção de Zanini de Zanine esta sensualidade tropical”, explica a curadora do evento, Mari Stockler. “Assim como é uma plataforma para a moda, há 10 anos, o Fashion Rio passa a ser uma vitrine para o design também. É um evento que serve a todos os segmentos da economia criativa no Rio de Janeiro”, completa Cristiane Alves, responsável pelo Senai Moda e Design, do Sistema FIRJAN.





DESFILES  -  Confira o line up da edição Verão 2012 do Fashion Rio
  
 DATA   30/05  (2aF)

GRIFE            HORARIO
1     Alessa             17:00 hs
2    Acquastudio     18:00 hs
3   Melk Z-Da        19:30 hs
4   Patachou            21:00 hs
5   2nd Floor   22:00 hs


31 /05 ( 3aF)1   Totem      18:00 hs
2   Salinas      19:30 hs
3   Espaço Fashion   21:00 hs
4   Oestúdio     22:00 hs


4aF
1   Ágatha          17:00 hs
2   Andrea Marques   18:00 hs
3   R.Groove      19:30 hs
4   Coven           21:00 hs
5   Blue Man      22:00 hs


5aF
1   Filhas de Gaia           17:00 hs
2   Coca Cola Clothing   18:00 hs
3   Maria Bonita Extra     19:30 hs
4   Têca                          21:00 hs
5   TNG                          22:00 hs


6aF
1    Triya                 17:00 hs
2    Herchcovitch     18:00 hs
3    New Order       19:30 hs
4   Giulia Borges     20:30 hs
5   Lenny                22:00 hs


Sábado
1   Walter Rodrigues    17:00 hs
2    Nica Kessler          18:00 hs
3    Cantão                   19:30 hs
4    British Colony         20:30 hs
5    Auslander               21:30 h

O estilista Lucas Nascimento retorna ao line up no Inverno 2012


PARCEIROS
Firjan-SENAI Moda-SESI RJ / SEBRAE / Oi / Oi FM / Oi Moda / Nívea / Grendene Ipanema / Grendene Melissa / Coca-Cola / Santana Textiles / Kalimo / Prefeitura do Rio de Janeiro - Riotur / Governo do Estado do Rio de Janeiro / Píer Mauá / InMod / Editora Abril / Editora Globo / Vogue / O Globo-Caderno Ela / GNT / Glamurama / TexBrasil-Abit-Apex.














LUMINOSIDADE NO RIO DE JANEIRO

A Luminosidade, empresa que tem Paulo Borges à frente, decidiu estabelecer uma base de operações no Rio com o objetivo de acompanhar mais de perto os eventos cariocas e desenvolver novas oportunidades de negócios. Para a empresa, é muito importante ter operações no Rio, que neste momento retoma a posição de vitrine do Brasil nacional e internacionalmente.

Com uma equipe inicial de cinco pessoas, a Luminosidade escolheu Christian de Castro para ser o diretor de operações. Formado em Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Paulista em 1992 e pós- graduado em Cinema e TV Business na FGV, Christian foi assessor da diretoria da Agência Nacional de Cinema e, integrou a nova equipe do Rio Filme como diretor de Distribuição.

Em 1995, Christian fundou a BSB Cinema Produções com o cineasta Erik de Castro e, produziu os filmes “Senta a Pua!”, “A Cobra Fumou” e “Federal”. Também desenvolveu serviços de consultoria financeira para empresas e bancos de investimentos através da empresa Zooks Consultoria e Comunicação. A Lumière - EBA, BossaNovaFilms, Limite Filmes e Mobz foram alguns dos seus clientes.

O investimento inicial é em gente qualificada para operar os ativos da empresa na cidade, articular com maior proximidade a relação com os players locais e identificar novas oportunidades.

A Luminosidade do Rio de janeiro já começou as suas operações e, futuramente, passará a coordenar o Fashion Rio e o Rio-à-porter.


Luminosidade RJ
Av. Borges de Medeiros, 633, sala 707- Leblon
Tel.: 21 3445-6950
ffw.com.br

18a ed. SENAC RIO FASHION BUSINESS

Está confirmada a Agenda de Desfiles da 18ª edição do Senac Rio Fashion Business. A maior bolsa de negócios de moda da América Latina será realizada de 24 a 27 de maio, na Marina da Glória, um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro. A abertura do evento acontece dia 23 de maio.

Confira a agenda completa de desfiles do 18º Senac Rio Fashion Business:



Dia 23 de Maio:

16h - PATRICIA VIERA e CARLOS MIELE – Copacabana Palace


Dia 24 de Maio:

11h30 - MARIA FILÓ – Tenda Marina da Glória

14h - FRANCESCA ROMANA DIANA – Tenda da Marina Glória

16h30 - STA EPHIGÊNIA – Tenda Marina da Glória

18h - GIULIETTA - Tenda Marina da Glória

21h30 -VICTOR DZENK – Copacabana Palace


Dia 25 de Maio:

11h30 - MARA MAC – MAM

16h - MARY ZAIDE – Tenda Marina da Glória

18h - CHOLET – Tenda Marina da Glória

20h - LIX – Tenda Marina da Glória


Dia 26 de Maio:

10h - CAVENDISH – Copacabana Palace

15h - BARBARA BELA – IAB-RJ

17h - AFGHAN – Tenda Marina da Glória

19h - SACADA - Jockey Club

20h - OH,BOY! - Jockey Club

21h - ADDICT – Jockey Club

O Senac Rio Fashion Business é organizado e realizado pela Dupla Assessoria e Escala Eventos com apoio institucional do Sistema Fecomércio; patrocinada pelo Senac Rio, o Sesc Rio, Sebrae, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio de Janeiro; co-patrocinada pelo Governo Federal e Correios; promovida pela TV Globo Rio; e recebe apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM, Sistema Ajorio e da Rio Marina da Glória.