terça-feira, 30 de outubro de 2012

34a EDIÇÃO DE SÃO PAULO FASHION WEEK

Uma edição histórica para a moda brasileira

O SPFW continua a potencializar a transformação. A 34ª edição, extraordinária e histórica, 
efetiva a mudança das datas do Calendário Oficial da Moda Brasileira, há tempos solicitada 
pelo mercado. A partir do novo Calendário, que antecipa os lançamentos das coleções de
 inverno para outubro/novembro e de verão para março/abril, o intervalo entre o lançamento e 
a chegada das peças ao varejo será ampliado, o que permitirá um melhor planejamento e 
maior competitividade ao setor, em um mercado cada vez mais disputado e globalizado.

"O mercado mudou muito. Hoje estamos inseridos na globalização sem os instrumentos e 
os mecanismos necessários para atuarmos adequadamente. Precisamos ter visão, 
estratégias, gestão. Uma política industrial. Estamos fazendo uma mudança
 fundamental para todo o setor", afirma Paulo Borges, idealizador do Calendário 
e diretor criativo do SPFW.

Inovar. Transformar. Ir além. Muito mais que um evento, o SPFW é um instrumento 
para implantar e consolidar estas importantes conquistas. Desde o início do Calendário, 
tinha-se em mente um processo de 30 anos, no qual o foco da primeira década era posicionar
 o Brasil como criador de design e fomentar uma cultura de moda no País; criar desejo e 
fomentar o negócio. Nesta segunda década, o foco está no mercado e na gestão. Com os 
desafios impostos pela nova economia, rever o planejamento e as formas de atuação é imprescindível.

"A partir da mudança, a indústria da moda terá prazos mais alongados de produção e entrega. 
Os riscos, que até agora eram assumidos exclusivamente pelos criadores, serão compartilhados
 por toda a cadeia. As empresas poderão trabalhar com uma programação mais acertada e
 garantir uma entrega mais eficiente", avalia Borges. "É mais um passo em direção a uma
 inserção definitiva da moda brasileira no mercado global."

O ano de 2012 é mais do que histórico. É o ano em que a moda teve mais investimentos,
 totalizando, apenas no SPFW, R$ 34 milhões aplicados em três edições da semana 
de moda: janeiro, junho e outubro.

Depois de anos ocupando o prédio da Bienal, o SPFW, nesta edição, experimenta novos 
ares no Parque Villa Lobos. Inspirado na beleza das grandes estufas, quem assina a 
cenografia é omultiartista Felipe Morozini. "Gosto de pensar que na estufa germinam e 
crescem novas vidas, novas ideias, como o momento atual da moda brasileira", explica
 Morozini. "Imaginei como seria a venda de flores e plantas no CEASA em 2052. 
Sem oxigênio. Esse foi o ponto de partida para dividir o espaço em grandes e
 pequenas estufas, criando pequenos ambientes naturais, pedaços de 
florestas, de Mata Atlântica."

Confira abaixo o line up completo:

SPFW
INVERNO 2013



29/out 2ª feira 

1 Osklen - 12h00
2 Ronaldo Fraga - 15h00
3 Têca por Helô Rocha - 16h00
4 FH por Fause Haten - 17h30
5 Tufi Duek - 19h00
6 Triton - 20h00
7 Ellus - 21h00

30/out 3ª feira 

1 João Pimenta - 16h00
2 Uma Raquel Davidowicz - 17h30
3 Samuel Cirnansck - 19h00
4 Lino Villaventura - 20h30
5 Colcci - 21h30

31/out 4ª feira 

1 Gloria Coelho - 11h30
2 Alexandre Herchcovitch - 16h00
3 Maria Garcia - 17h30
4 Vitorino Campos - 19h00
5 R.Rosner - 20h15
6 Forum - 21h30

01/nov 5ª feira 

1 Reinaldo Lourenço - 11h00