Uma edição histórica para a moda brasileira
O SPFW continua a potencializar a transformação. A 34ª edição, extraordinária e histórica,
efetiva a mudança das datas do Calendário Oficial da Moda Brasileira, há tempos solicitada
pelo mercado. A partir do novo Calendário, que antecipa os lançamentos das coleções de
inverno para outubro/novembro e de verão para março/abril, o intervalo entre o lançamento e
a chegada das peças ao varejo será ampliado, o que permitirá um melhor planejamento e
maior competitividade ao setor, em um mercado cada vez mais disputado e globalizado.
"O mercado mudou muito. Hoje estamos inseridos na globalização sem os instrumentos e
os mecanismos necessários para atuarmos adequadamente. Precisamos ter visão,
estratégias, gestão. Uma política industrial. Estamos fazendo uma mudança
fundamental para todo o setor", afirma Paulo Borges, idealizador do Calendário
e diretor criativo do SPFW.
Inovar. Transformar. Ir além. Muito mais que um evento, o SPFW é um instrumento
para implantar e consolidar estas importantes conquistas. Desde o início do Calendário,
tinha-se em mente um processo de 30 anos, no qual o foco da primeira década era posicionar
o Brasil como criador de design e fomentar uma cultura de moda no País; criar desejo e
fomentar o negócio. Nesta segunda década, o foco está no mercado e na gestão. Com os
desafios impostos pela nova economia, rever o planejamento e as formas de atuação é imprescindível.
"A partir da mudança, a indústria da moda terá prazos mais alongados de produção e entrega.
Os riscos, que até agora eram assumidos exclusivamente pelos criadores, serão compartilhados
por toda a cadeia. As empresas poderão trabalhar com uma programação mais acertada e
garantir uma entrega mais eficiente", avalia Borges. "É mais um passo em direção a uma
inserção definitiva da moda brasileira no mercado global."
O ano de 2012 é mais do que histórico. É o ano em que a moda teve mais investimentos,
totalizando, apenas no SPFW, R$ 34 milhões aplicados em três edições da semana
de moda: janeiro, junho e outubro.
Depois de anos ocupando o prédio da Bienal, o SPFW, nesta edição, experimenta novos
ares no Parque Villa Lobos. Inspirado na beleza das grandes estufas, quem assina a
cenografia é omultiartista Felipe Morozini. "Gosto de pensar que na estufa germinam e
crescem novas vidas, novas ideias, como o momento atual da moda brasileira", explica
Morozini. "Imaginei como seria a venda de flores e plantas no CEASA em 2052.
Sem oxigênio. Esse foi o ponto de partida para dividir o espaço em grandes e
pequenas estufas, criando pequenos ambientes naturais, pedaços de
florestas, de Mata Atlântica."
Confira abaixo o line up completo: SPFW INVERNO 2013 29/out 2ª feira 1 Osklen - 12h00 2 Ronaldo Fraga - 15h00 3 Têca por Helô Rocha - 16h00 4 FH por Fause Haten - 17h30 5 Tufi Duek - 19h00 6 Triton - 20h00 7 Ellus - 21h00 30/out 3ª feira 1 João Pimenta - 16h00 2 Uma Raquel Davidowicz - 17h30 3 Samuel Cirnansck - 19h00 4 Lino Villaventura - 20h30 5 Colcci - 21h30 31/out 4ª feira 1 Gloria Coelho - 11h30 2 Alexandre Herchcovitch - 16h00 3 Maria Garcia - 17h30 4 Vitorino Campos - 19h00 5 R.Rosner - 20h15 6 Forum - 21h30 01/nov 5ª feira 1 Reinaldo Lourenço - 11h00 |
MODA POR TÂNIA TATSCH: Esse blog de Jornalismo de Moda, é focado no "mundo Fashion" Global e Regional - No caso, a Amazônia Paraense. E procura abordar assuntos vinculados à moda, beleza, design, gastronomia e comportamento que são publicados na minha coluna de moda no Caderno Você do Jornal Diário do Pará.(http://www.diarioonline.com.br/) e que por falta de espaço ganharam continuidade aqui. SUGESTÕES? ENVIE PARA: taniatatsch@gmail.com
terça-feira, 30 de outubro de 2012
34a EDIÇÃO DE SÃO PAULO FASHION WEEK
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