Com investimentos de R$ 16
milhões, a 19ª edição do Senac Rio Fashion Business reafirma o segmento de moda
como instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico e social do
estado. O evento receberá 70 mil visitantes e 20 mil lojistas convidados, entre
eles mil compradores VIPs.
Ao longo dos anos, o Senac Rio
Fashion Business vem se firmando como um importante ponto de encontro de
profissionais que norteiam suas ações pelos princípios da economia criativa.
Este mercado competitivo em expansão requer profissionais qualificados e
inventivos. Afinal, trata-se de um meio que exige soluções rápidas, inteligentes
e originais, aliando inovação, uso de novas tecnologias e sustentabilidade. Mais
que uma bolsa de negócios, o Senac Rio Fashion Business é, hoje, o disseminador
desta nova postura econômica, que valoriza a cultura como importante fonte de
renda.
A expectativa para esta edição
é de um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado,
totalizando cerca de R$ 760 milhões. Os números representam, para as 300 marcas
participantes, venda em atacado de 35% a 50% de suas coleções. O evento cria
mais oportunidades de negócios, gera renda e empregos, valoriza as marcas
regionais e fomenta a internacionalização do segmento.
Para Orlando Diniz,
presidente do Sistema Fecomércio-RJ, que apoia o evento, a qualidade e a
criatividade são as principais marcas da moda do Rio de Janeiro, um dos setores
que mais emprega no estado e que tem a capacidade de promover a cultura e a
identidade fluminenses:
“Por meio da moda, promovemos pessoas
empreendedoras, capazes de movimentar os mercados brasileiro e internacional com
suas micro e pequenas empresas. E, também, apostamos na constante qualificação
dos profissionais que trabalham nas diversas atividades que compõem esta cadeia.
É por este motivo que a Fecomércio-RJ apoia e o Senac Rio patrocina este
importante evento do segmento. O Senac Rio Fashion Business é a grande vitrine
dessa fantástica rede de competências que não para de criar e
surpreender”.
Tema
O tema da 19a edição do Senac Rio
Fashion Business, Verdejante, vai muito além do conceito ecológico por abranger
áreas que influenciam o consumo de moda e que por ele também são influenciados,
como a gastronomia, decoração, artes plásticas entre outros. O significado da
palavra Verdejante é buscar, na essência, a vitalidade em todas as coisas”,
explica Eloysa Simão, empresária e diretora-geral do
evento.
Mercado
O mercado fluminense de moda envolve
aproximadamente 201,3 mil empregos formais (4,9% do total do estado) e 47,2 mil
estabelecimentos (9,0% do total do estado), segundo dados do Ministério do
Trabalho e Emprego. O comércio de bens, serviços e turismo é o principal
empregador deste segmento no estado, compreendendo 70,1% dos trabalhadores
formais (141.164) e 83,2% dos estabelecimentos (39.307).
Como o mercado
de moda tem registrado crescimento permanente nos últimos anos, há cada vez mais
demanda por profissionais qualificados. Nesse contexto, o Senac Rio,
patrocinador do evento, é uma das principais instituições de capacitação
profissional do estado, responsável por garantir empregabilidade aos milhares de
trabalhadores do setor. Atuando há mais de 10 anos na área da moda, a
instituição leva ao Senac Rio Fashion Business laboratórios interativos dos
cursos do seu portfólio, com a participação de alunos in loco.
Moda
Quinze grifes apresentarão suas coleções de
inverno para 2012 em passarelas localizadas no Jockey Club Brasileiro e em
pontos históricos e turísticos da cidade: Addict, Afghan, Barbara Bela,
Cavendish, Cholet, Francesca Romana Diana, Lix, Maria Filó, Oh, Boy!, Patricia
Viera, Sacada, Santa Ephigenia e Victor Dzenk. A marca feminina Anju Anju e a
designer Camila Klein farão sua estreia nas passarelas. Patricia Viera abre os
desfiles e Victor Dzenk faz o encerramento.
A relevância do Senac Rio
Fashion Business é retratada em pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ com 612
empresários do segmento. O levantamento revelou que 30,4% deles utilizam os
grandes eventos de moda como referência para sua coleção. Os catálogos foram
mencionados por 35,8% e a televisão é inspiração para apenas 16,8%.
Núcleos Criativos
A 19° edição Outono-Inverno do
Senac Rio Fashion Business conta novamente com a participação dos Núcleos
Criativos, programa criado há dois anos pela Fecomércio-RJ. O programa tem por
objetivo inserir a moda carioca e fluminense no mercado nacional e
internacional, por meio do desenvolvimento de soluções para o fortalecimento das
micro e pequenas empresas do segmento.
Entre estas soluções, destacam-se
a consultoria com profissionais especializados em moda e a capacitação em temas
de gestão empresarial. Nesta edição do evento serão apresentados 15 Núcleos, que
representam as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis,
Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Angra dos Reis,
Volta Redonda, Valença, Barra Mansa, Barra do Piraí, Três Rios e Miguel Pereira,
com 78 marcas expositoras.
As empresas dos Núcleos Criativos estarão no
Senac Rio Fashion Business e terão a oportunidade de gerar negócios com
compradores do Brasil e do exterior, além de apresentar o potencial cultural e
econômico das regiões que representam.
Tech Espaço –
Loja
A área destinada a inovações tecnológicas para a indústria de
moda, o Tech Espaço – Loja, terá como foco, nesta edição, a arquitetura de
espaços comerciais. Serão quatro lojas-conceito, onde o visitante vai encontrar
novas propostas de merchandising visual e exposição de produtos. Cinco
arquitetos participam da iniciativa: Débora Wilcox, Fabio Bouillet, Rodrigo
Jorge, Leonardo Pascual, Carlos Alberto Carneiro e Flávio Hermolin. A curadoria
é das também arquitetas Patricia Hall e Eva Taquechel.
Fórum
de Lojistas - Espaço para troca de experiências e aprendizado
O
tradicional fórum de lojistas, um dos locais mais freqüentados do evento,
apresentará palestras e debates voltados para a economia criativa na moda e os
desafios para seu desenvolvimento. O espaço é voltado aos empresários e
visitantes do evento.
A 19ª edição do Senac Rio Fashion Business conta
com o patrocínio do Senac Rio e Sebrae Nacional, co-patrocinio dos Correios,
apoio da Fecomércio-RJ, Ajorio, IBGM e promoção da Globo Rio.
Agenda:
Dia
09/01 (segunda-feira)
17h30
– Patricia Viera - externo
Dia
10/01 (terça-feira)
11h
– Cavendish – Jockey
14h30
- Sta Ephigenia – tenda de desfiles
16h
– Anju Anju – tenda de
desfiles
18h30
– Cholet – tenda de
desfiles
Dia
11/01 (quarta-feira)
11h
- Maria Filó – tenda de
desfiles
13h
– Francesca Romana Diana - externo
16h30
– Camila Klein – tenda de
desfiles
19h30
– Oh, boy –tenda de
desfiles
21h
– Addict - tenda de
desfiles
Dia
12/01 (quinta-feira)
11h
– Sacada –tenda de
desfiles
18h
– Afghan – tenda de
desfiles
20h
– Lix – tenda de
desfiles
Dia
13/01 (sexta-feira)
11h
– Barbara Bela – tenda de
desfiles
19h
– Victor Dzenk – tenda de
desfiles