terça-feira, 28 de junho de 2011

Jóias Paraenses

Designer paraense terá joia exposta em cinco capitais brasileiras



O trabalho da designer de joias paraense Lídia Abrahim será exposto em cinco capitais do Brasil a partir de julho, quando começará a exposição itinerante da coleção “Sincronicidade: valores humanos através dos tempos”, que reúne as peças selecionadas no concurso AngloGold Ashanti AUDITIONS 2010, no qual Lídia foi a única representante da Região Norte.
A mostra itinerante, montada em centros culturais, começará por Curitiba (PR), em julho, de onde seguirá para Belo Horizonte (MG), em agosto; Rio de Janeiro (RJ), em setembro; Brasília (DF), em outubro, e Goiânia (GO), em novembro. Além das peças, todas confeccionadas em ouro, os designers poderão divulgar seus trabalhos em portfólios.
Lídia Abrahim foi selecionada no concurso com a joia denominada “Prece”, que exprime a religiosidade do povo brasileiro em todos os tempos. São dois anéis iguais, espelhados, que retratam as mãos juntas em oração. “Eu imaginei uma pessoa rezando, com as mãos unidas em frente ao peito, e da união destas mãos duas asas se abrindo, espalhando energias, fazendo uma analogia com o poder da fé. Eu acredito que, quando rezamos, nos envolvemos de muita energia positiva”, ressalta Lídia Abrahim, designer formada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e vinculada ao Polo Joalheiro do Pará, que funciona no Espaço São José Liberto.

Os anéis têm 400 gramas de ouro e foram confeccionados pela empresa NF Joias, que atua no setor atacadista, com escritório na capital paulista e fábrica em Limeira, interior de São Paulo. Lídia foi finalista do concurso na categoria Designer, que teve 1.300 projetos inscritos. O AUDITIONS também seleciona trabalhos na categoria Revelação.
Além da mostra itinerante, a peça criada pela designer paraense integra o catálogo da coleção, que circula em todas as grandes feiras internacionais de joias.
O concurso AngloGold Ashanti AUDITIONS 2010, o maior do gênero na América Latina, é promovido pela empresa AngloGold Ashanti, a maior mineradora de ouro do planeta, com sede na África do Sul.

Legenda da foto


Modelo: Luiza Brunet


Fotógrafo: Jacques Dequeker


Divulgação AngloGold Ashanti


Designer: Lídia Abrahim