Às vésperas dos lançamentos das coleções
outono-inverno 2012 das principais semanas de moda no país, essa coluna dá de
presente aos fãs e profissionais da moda paraense, uma prévia das tendências da
moda têxtil para o inverno 2012, uma vez que as “trendys” da primavera-verão 2013 só serão lançadas na 5ª
edição da Première Brasil, que acontece nos dias 18 e 19 desse mês, em São
Paulo. Confira as novidades no bate-papo com a convidada especial, Natalie Oliffson - Coordenadora de Moda do
Première Brasil (http://www.premierebrasil.biz/), representante Première Vision (
importante evento mundial de tendências do segmento têxtil com foco em tecidos,
cores e fio) e do Première Brasil para a América Latina.
- Qual a importância de um evento como Première Brasil para os negócios da moda brasileira?
Natalie Oliffson - O Première Brasil trouxe de volta ao mercado brasileiro um salão de negócios têxtil moda de alto nível. O evento é resultado
de uma joint venture entre
Première Vision S.A e Fagga
| GL exhibitions. Em sua 5ª edição o salão já é uma
referência para a indústria criativa da moda e tem recebido a cada temporada
grandes nomes da cena fashion brasileira e latino-americana, que vêm encontrar
os fornecedores para o desenvolvimento de suas futuras coleções.
Enquanto
assistiremos em janeiro aos desfiles outono inverno 2012, a Première Brasil já
estará apresentando as cores, tecidos, e acessórios que vão ser a base das
coleções que estarão no varejo no segundo semestre de 2012, ou seja, a
Primavera-verão de 2013. Durante os dois dias, 18 e 19 desse mês, na Expo Center
Norte em São Paulo. O evento reunirá importantes empresas latinoamericanas, Européias e de outros países, oferecendo
aos criadores matérias primas criativas e de alta qualidade, num só lugar. Essa
oportunidade de conhecer, fazer a triagem e selecionar produtos e fornecedores
durante esses dois dias, traz um ganho de agilidade também, afinal o calendário
hoje é muito importante.
O evento tem o apoio das principais entidades do setor
têxtil e de confecção, como Abit e Sinditextil, além da Abest
(Associação Brasileira dos Estilistas) e já pode ser considerado um elo fundamental no caminho da criação e produção de moda, reunindo grandes players globais que fornecem para as
principais marcas nacionais e internacionais.
-
Quais marcas têxteis e compradores nacionais e internacionais participam?
Natalie Oliffson - Para a próxima edição do
Première Brasil teremos a participação de 124 expositores, sendo 50%
latino americano e 50% internacional. São tecelagens, malharias, fabricantes de
denim, estúdios de design para estamparia, fabricantes
de acessórios, bureaux de tendência, publicações especializadas e agências
promotoras do setor têxtil. Todos os internacionais são expositores do salão de
Paris, Première Vision, são empresas francesas,
italianas, alemãs, turcas, entre outras nacionalidades. Os principais players do
mercado estão no salão, é difícil destacar uma marca ou outra.
A cada edição
crescemos em números de expositores, começamos há 02 anos com apenas 67
empresas. O mesmo pode ser dito em relação aos visitantes. Recebemos cada vez
mais compradores qualificados no salão. Na última edição tivemos um crescimento
de 34% na visitação, atingindo 6156 visitantes. Entre eles marcas de renome,
grandes redes do varejo e centenas de confecções, vindos de todas as regiões do
Brasil e de países como Argentina, Peru, Paraguai, México, Chile entre
outros.
- Qual é o grande foco dos compradores estrangeiros com relação à moda brasileira?
Natalie Oliffson - No caso do Première Brasil, onde é comercializada a
parte de tecidos, aviamentos, acessórios e acabamentos, podemos dizer que os
compradores internacionais têm vindo conhecer os produtos de algodão, as malhas
e o denim (jeans), que representam a grande maioria da
oferta dos fornecedores brasileiros. Temos percebido um grande interesse de
países sul-americanos especialmente oriundos da zona do MERCOSUL. Eles também vêm desfrutar da oportunidade de obter a informação de moda Premiere Vision para se inspirar.
- O que podemos esperar das tenências da moda inverno 2012 para homens e mulheres , segundoa última edição do Première Brasil?
Natalie Oliffson - Apartirdo que vimosem termos de feedback juntos aos expositores do evento em termos de vendas e negócios, podemos falar sobre um panorama prospectivo internacional e latino americano que possivelmente será retratado também nas passarelas e coleções brasileiras que têm um ritmo próprio. Os grandes compradores internacionais que visitaram a Première Vision em julho e em setembro, respectivamente, aspotaram em: Para o feminino, casacos e conjuntos com estruturas legíveis, tweeds exuberantes, peludos sofisticados.Vestidos e peças pequenas em làs leves, crepes, brilhos tipo asfalto, fluidez suave, lavados. Aspectos decorativos , destaque para motivos gráficos, geológicos, calorosos e metálicos.
Para a roupa casual e relax, dubladoscosy, induções visíveis, casacos e calças com lavagens refinadas, flexibilidade intensificada, tecidos calorosos. Blusas e camisas em xadrez lenhador e texturas com imperfeições naturais. Para o formal, casacos e paletós molengos, chevrons (também conhecido como espinha de peixe), double faces, feltrados. Ternos com uma nobreza tecnológica, falsos lisos calorosos. Camisas autênticas e chiques, ultra discretas e lavadas. E para os tecnológicos, peças outdoor com aspectos vividos e grande influência da lã. No esportivo, contraste de cores, ultra lisos.
- Você poderia detalhar sobre a cartela de cores e as tendências?
Quanto às tendências, de acordo com os
temas apresentados no Première Brasil em julho e em
seguida em Paris, em setembro, a estação promete movimentar radicalmente as
proporções e os equilíbrios em cores e neutralidade. Explorar e criar novos
territórios com o prazer do nômade, a agilidade da técnica, o sabor picante da
inovação, a poesia do realismo e a força do imaginário.
Há 04
temáticas que foram apresentadas:” Sem compromisso,
Com frivolidade, Com modéstia e Sem fronteiras”.
http://www.premierebrasil.biz/galeria_de_fotos/galeria_antiga
No tema SEM COMPROMISSO: uma
história que inspira um estilo e cores radicais e favorece décors apurados e
gráficos. Tecidos com cara de fervidos, chevrons,
pied de poule, gráficos,
fluidos, estruturas visíveis, lisos;
No tema COM MODÉSTIA: uma história onde se
aliam o luxo discreto e o espírito casual, e as matérias darão uma cara de
vívida às roupas. Os tecidos mais importantes são: envelhecidos delicados,
lavados refinados, fantasias calorosas, maciez molenga, contrastes amaciados,
falsos lisos sutis, aspectos mantas e cobertores;
No tema COM FRIVOLIDADE: brincar, seduzir e construir uma personalidade
divertida ou sexy. Misturar os códigos do dia e da noite, feminino e masculino,
habillê e descontraído com uma alegre imprudência. Nos
materiais, cintilantes noturnos, flexibilidade crepe, metais preciosos, pelos
longos, volumes mais leves, tweeds alegres.
E no tema SEM FRONTEIRAS: uma
corrente de moda que surfa nos movimentos dos mundos em rede, que explode as
fronteiras, desaprisiona os mercados e passa do mix
para a hibridização. Os materiais inovam em duplos híbridos, texturas
decorativas, aspectos foulard, lustros urbanos,
extensíveis chics.
- E o que permanece ou sai de cena nessa estação?
Natalie Oliffson - Há algumas estações que falamos sobre contrastes, novas fronteiras e a importância da energia da cor. Isto permanece, assim como, a busca pela inovação constante. Acredito que esse caminho será aprofundado, sendo mais explorado e as cores sem intensidade e energia, que devem dar lugar a esses novos tons.A inovaçãoi vai ajudar nas releituras decoisas do passado, trazendo para o ambiente atual o que foi sucesso em décadas passadas, mas com esse toque de tecnologia e ousadia que temos hoje.