sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MODA É CULTURA...

A moda, finalmente, passou a fazer parte da Política Nacional e será tratada como parte da cultura, bem como as demais artes como por exemplo as artes visuais, o teatro, a música e a dança. Ocorrerá uma reunião de 3 dias (de 27 a 29 de Setembro) em Salvador, no Seminário Nacional de Moda (http://www.cultura.gov.br/site/2010/10/01/setorial-de-moda ) onde representantes do setor de moda de várias regiões do Brasil escolherão os membros do Colégio Setorial de Moda (http://culturadigital.br/setorialmoda) .
O Seminário Nacional de Moda - SNM, acontecerá no Catussaba Hotel Resort, em Salvador (BA), entre 26 e 28 de setembro. A seleção dos delegados selecionados ocorreu entre os dias 9 e 10 de setembro e foi divulgada no site do Ministério e no blog da Moda no dia 13 do mesmo mês.
A comissão é composta por dois participantes da Pré-Conferência Setorial de Moda (Viviane Martins e Cassiane Dantas), dois representantes do Grupo de Trabalho de Moda da CNPC (Fernando Molinari e Graça Cabral), dois representantes do do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Talita Sormim Saito e Fernanda Borcorny Messias) e dois representantes da Secretaria de Políticas Culturais (Afonso Luz e José Luiz Herencia).
O SNM irá contar com 150 delegados. Desses, 50 serão representantes regionais (10 de cada região do país) e o restante dos 100 delegados será dividido de acordo com o setor em que atuam na cadeia produtiva da moda: criadores e autores; universidades e associações; empresas jurídicas do setor e membros do atual grupo de trabalho de moda, ligado ao CNPC.
O evento é organizado pelas Secretarias Executiva, de Políticas Culturais e pelo CNPC.
É importente ressaltar a grande importância que o Seminário tem para a moda nacional e internacional, bem como o Ministério da Cultura como grande estimulador, uma vez que o mesmo visa quebrar os paradigmas envolvendo a moda e sua função na sociedade. Um dos grandes pilares deste argumento está no manifesto “A Cultura está na Moda”.

28ª CASA DE CRIADORES / SÃO PAULO

Edição de inverno 2011 acontece entre 28 de novembro e 01 de dezembro

O Fashion Mob, mobilização anual comandada por André Hidalgo, já tem data: será no dia 28 de novembro, com saída do Largo do Arouche, centro de São Paulo.
Assim como ocorreu em 2009, o Fashion Mob abre mais uma vez a Casa de Criadores, que na temporada de inverno 2011 será realizada entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro. Ao longo das três noites de evento, desfilarão no Centro de Convenções Frei Caneca 12 marcas no line up principal, mais seis nomes no LAB.

DIA DAS CRIANÇAS

Pensando namoda para o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, selecionei algumas sugestões de roupas e acessórios das marcas Jogê Kids, Malwee, Ronaldo Fraga para Filhotes e Zig Zig Zaa. Para você deixar sua "fofinhas"ou "fofinho" (ex: filhos, sobrinhos, netos, etc) bem modernos.

As criações do mineiro Ronaldo Fraga para os pequenos sempre reproduzem muito bem afantasia do imaginário infantil em roupas e acessórios. Entre as estampas que já viraram ícones da marca, como as bolachas Maria e a mula sem cabeça, o estilista sempre insere elementos das coleções principais na linha Filhotes.
Neste verão, tanto a linha Ronaldo Fraga para adultos como Filhotes contam a mesma estória. Uma estória gráfica (azulejos, bolas, flores) romântica (bordados, rendados), confortável (modelagens soltas em algodão e linho) e claro, com pitadas de humor e cultura brasileira.



Mar, areia, sol, peixinhos e outras referências do universo praiano serviram como inspiração para a coleção verão 2011 da Zig Zig Zaa e prometem agitar a garotada no dia das crianças. Mergulhada no mundo das cores, as peças estimulam o desenvolvimento dos pequenos em cada detalhe.
A proposta pedagógica, característica da marca, exercita os cinco sentidos e reforça a associação e diferenciação das cores. As roupas abusam de bordados e guizos que fazem barulho, estampas com glitter e puff, simulação de areia e outros adereços para chamar a atenção da criançada.
A marca traz ainda uma linha de acessórios que completam o visual.
São bonés chapéus, bolsas, mochilas, adereços de cabelo e até meias usando texturas, bordados e outras técnicas para estimular meninos e meninas. E a brincadeira não pára no vestir... cada roupinha vem dentro de uma caixa lúdica com uma decoração cheia de surpresas para a criançada



O dia das crianças ficará muito mais divertido com a coleção verão 2011 da Malwee Infantil. A marca trouxe dos parques de diversão do Brasil a inspiração para criar suas peças. A estamparia revela tudo o que as crianças adoram nos parques: dos brinquedos aos bichinhos de pelúcia e até mesmo os doces e guloseimas que fazem parte do passeio.
Os parques aquáticos também fazem parte desse universo lúdico e aparecem acompanhados de desenhos de tubarões, tobogãs e jatos d’água. Entre os destaques para as meninas estão mangas balonê, macaquinhos, frente única e barra de renda laise nos vestidinhos.
Os meninos podem optar por camisetas, regatas ou pólos nos conjuntos com bermudas, sem contar as blusas avulsas que podem compor diversos looks para a garotada.


Além de camisolas e pijamas fofos, a Jogê Kids traz uma divertida linha de robes no maior estilo ‘fantasia’ que encantam meninos e meninas sonhadoras. Feitos em tecido atoalhado, bem confortável, os modelos têm no capuz seu maior diferencial – carregam flores ou uma cora de princesa para as menina – e transformam meninos em super heróis.