sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MODA É CULTURA...

A moda, finalmente, passou a fazer parte da Política Nacional e será tratada como parte da cultura, bem como as demais artes como por exemplo as artes visuais, o teatro, a música e a dança. Ocorrerá uma reunião de 3 dias (de 27 a 29 de Setembro) em Salvador, no Seminário Nacional de Moda (http://www.cultura.gov.br/site/2010/10/01/setorial-de-moda ) onde representantes do setor de moda de várias regiões do Brasil escolherão os membros do Colégio Setorial de Moda (http://culturadigital.br/setorialmoda) .
O Seminário Nacional de Moda - SNM, acontecerá no Catussaba Hotel Resort, em Salvador (BA), entre 26 e 28 de setembro. A seleção dos delegados selecionados ocorreu entre os dias 9 e 10 de setembro e foi divulgada no site do Ministério e no blog da Moda no dia 13 do mesmo mês.
A comissão é composta por dois participantes da Pré-Conferência Setorial de Moda (Viviane Martins e Cassiane Dantas), dois representantes do Grupo de Trabalho de Moda da CNPC (Fernando Molinari e Graça Cabral), dois representantes do do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Talita Sormim Saito e Fernanda Borcorny Messias) e dois representantes da Secretaria de Políticas Culturais (Afonso Luz e José Luiz Herencia).
O SNM irá contar com 150 delegados. Desses, 50 serão representantes regionais (10 de cada região do país) e o restante dos 100 delegados será dividido de acordo com o setor em que atuam na cadeia produtiva da moda: criadores e autores; universidades e associações; empresas jurídicas do setor e membros do atual grupo de trabalho de moda, ligado ao CNPC.
O evento é organizado pelas Secretarias Executiva, de Políticas Culturais e pelo CNPC.
É importente ressaltar a grande importância que o Seminário tem para a moda nacional e internacional, bem como o Ministério da Cultura como grande estimulador, uma vez que o mesmo visa quebrar os paradigmas envolvendo a moda e sua função na sociedade. Um dos grandes pilares deste argumento está no manifesto “A Cultura está na Moda”.

Nenhum comentário: