terça-feira, 31 de maio de 2011

RIO-À-PORTER VALORIZA A MODA BRASILEIRA

Salão de Negócios mantém iniciativas de sucesso das edições passadas e traz novidades com marcas sustentáveis

De 30 de maio a 02 de junho, compradores nacionais e internacionais vão conhecer as novidades da edição Verão 2012 do Rio-à-Porter, Salão de Negócios de Moda e Design realizado simultaneamente ao Fashion Rio, nos armazéns 4 e 5 do Píer Mauá. Em um espaço de 8.150 metros quadrados, 169 expositores selecionados apresentarão ideias conscientes e democráticas de moda, com forte identidade nacional.

O estado do Rio de Janeiro tem o maior número de marcas participantes, seguido de Minas Gerais. Os fluminenses representam 65% dos expositores, com marcas de cidades como Campos, São Gonçalo, Niterói, Petrópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Itaperuna, e do Sul Fluminense. Já as marcas mineiras representam 12% dos expositores, seguidas das empresas paulistas, com 4%. Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe somam 9%.

A Moda Praia, grande estrela da temporada de Verão, aparece com força no Rio-à-Porter. Marcas como Blue Man, Salinas, Tryia, Lemon Light, Mali, Desirée Nercessian e Movimento, marcarão presença no salão. Uma das novidades é SkinBiquini. A grife paulista vai apresentar a parceria com o editor de moda da Vanity Fair e ilustrador, Michael Roberts. Ele desenvolveu três estampas exclusivas feitas a partir de suas colagens.

O salão mantém como seu diferencial reunir compradores nacionais e internacionais altamente qualificados. Para isso, foi criado e consolidado o Programa Comprador, que traz para o evento compradores escolhidos em conjunto com os expositores. Os convidados têm acompanhamento de monitores durante as visitas. Entre os brasileiros, 40% vêm de estados do Sudeste, 30% do Nordeste, 20% do Sul e 10% dos estados das regiões Norte e Centro-OesteBem...aqui, deixo minha opinião ( eu , Tânia Tatsch) sobre esse percentual na região Norte, digamos assim. Seria bom ter mais compradores paraenses investindo em novas marcas para o verão de julho. Precisamos de novas marcas de biquínis, sungas, bermudões, etc...sabe como é, Belém é pequena e corremos o risco de encontrar uma "penca" de gente com o mesmo modelo e estampa nas praias e balneários, portanto, vale a pena investir no diferencial, não é mesmo?!

 
Já entre os compradores convidados internacionais, estarão buyers de lojas e multimarcas de locais como Irlanda, Bélgica, Nova Zelândia, Alemanha, Rússia e Emirados Árabes. Esses profissionais vêm em busca da criatividade das marcas brasileiras, que ganham cada vez mais força no mercado internacional.

Para completar a seleção de grifes, a edição Verão 2012 ganha novas marcas como as cariocas Bintang, Liga Retrô e Vacamarella; a catarinense Larissa Minatto; a gaúcha Muy Guappa; a mineira Silvia Speggiorini; a paranaense Cyntia Fontanella; e a paulista À Go Go.

O Rio-à-Porter é produzido pelo Grupo Luminosidade em parceria com a Francal Feiras, o Sistema Firjan – através do projeto SENAI Moda e Design, o Sebrae, a ABIT e a APEX, por meio do Programa Texbrasil.



AGENDA DE DESFILES E PALESTRAS

O evento também segue com a proposta de ser uma plataforma de informação de moda para quem passar pelos seus corredores durante os quatro dias. Um dos grandes sucessos da última edição - as séries de desfiles – continua nesta edição. As grifes Armadillo, Basthianna, Bianca Marques, Datskat, Limits, My Philosophy, Natural Cotton Color, SkinBiquini e Wasabi apresentarão suas coleções na passarela, mostrando aos compradores como suas peças poderão ser usadas pelos consumidores nas ruas.

Para fomentar boas negociações, o Rio-à-Porter reunirá especialistas em palestras e debates que abordarão temas como gestão e varejo, comportamento, inovação e o futuro do comércio eletrônico. Esse ciclo de palestras exclusivas será realizado na parte da manhã. Entre os especialistas, estão empresas de pesquisa de tendências como WGSN, Stylesight e o Senai Moda, e a convidada internacional Shauna Mei, CEO do portal Ahalife.



LINE UP DESFILES RIO-À-PORTER

30/05 – Segunda-feira
14h – Wasabi
16h – Armadillo
17h – Datskat

31/05 – Terça-feira
13h – Basthianna
15h – Limits
16h – Natural Cotton Color

01/06 – Quarta-feira
12h – SkinBiquini
15h – My Philosophy
16h – Bianca Marques


CICLO DE PALESTRAS
30/05 – Inovação
11h – Inovação para o Design – Stylesight
11h30 – Lançamento do Prêmio Stylesight / Rio-à-Porter

31/05 – Moda & Comportamento
10h – Macro Tendências Comportamento e Consumo – Senai Moda & Design
11h – Branding e Marketing Sensorial no caminho da Moda – Radio Ibiza e Case Reserva

01/06 – Gestão & Varejo
10h – Gestão para o Varejo – Sebrae RJ
11h – Tendências para o Varejo – WGSN + Elle

02/06 – Comércio Eletrônico, o Futuro
10h – Bate papo sobre moda e comércio eletrônico – Abest convida Shauna Mei, CEO do portal Ahalife
11h – Anúncio do Prêmio Stylesight / Rio-à-Porter



MODA CONSCIENTE
Nesta edição do Rio-à-Porter, o papel transformador da moda – tanto para quem faz quanto para quem usa – ganha peso, principalmente com forte participação de marcas democráticas e com identidade social e ecologicamente correta.


MARCAS PARTICIPANTES:
À GO GO, ÁGATHA, ALESSA, AMAZONAS, AMPARO BRASIL, ANANDA, AREKAS CONFECÇÃO DE VESTUÁRIO, ARMADILLO, ARTTIRIO, AUSLÄNDER, AZAI BIQUINIS,

BAGGIO COLLECTION, BALASARAE, BÁSICA FASHION, BASTHIANNA, BELLE CAROLE, BIANCA MARQUES, BINTANG, BLUE MAN, BRANCA MARIA, BRANCHÉE, BRITISH COLONY,

CALABROTE, CATARINA MINA, CHRIS SILVARES, CLAIR, COLA COLORIDA, COTTON DE FADAS, CRISTINA MENDONÇA, CYNTIA FONTANELLA,

DANIELA CURVELO BIJOUX, DATS KAT, DAYRELL BIJOUX, DESIRÉE, DESIRÉE NERCESSIAN, DETONAÇÃO, DILES, DOCES SONHOS, DONA BIS, DONA FADA, DORINHA GUIMARÃES,

ELLUS / SECOND FLOOR, ENGENHARIA DA ROUPA, ERIKA FACURI, ESPAÇO FASHION, ESPAÇO IBICY - DESING DE JOIAS,

FABBRICADUE, FÁBRICA DE TECIDOS BANGU, FILHAS DE GAIA, FORESTER,

GIULIA BORGES, GUIDA TAUBMAN PELS PARA TUSTARE,

HERCHCOVITCH, HOLIC,

JARDIN, JÓIAS CARIOCAS, JOYÁ, JS DESIGN SUSTENTAVEL, JULIETA TRICOT,

KAROLA, KATMOS, KIBIKINI, KISSMET,

L. SANTII, LAÇOS, LAFIBRUNN, LARISSA MINATTO, LEMON LIGHT, LIGA RETRÔ, LÍGIA NOGUEIRA, LIMITS, LOVE, LUCIA PERRONE, LUGAR DE ARTE, LULU SOUTO,

MALI, MÁRCIA MÓR, MÁRCIA MORAIS, MARECLA COSTA, MARIA BONITA EXTRA, MARIA-FIA, METAL & CIA, MIXER ATELIER, MODA CARIOCA, MODA CEARÁ, MODA RIO SINDIROUPAS, MODELANDO IDÉIAS, MOTTA CARVALHO, MOVIMENTO, MOVING FASHION MANNEQUINS,MUYGUAPPA, MY PHILOSOPHY,

NATURAL COTTON COLOR, NEW ORDER, OFF RIO,

OZZIUM POR FREDSON SANTOS,

PATACHOU, PATUÁ, PELE NA PELE, PENDURICALHO, PIMENTÁ, PITAYA ROSA, PÓLO DE MODA PETRÓPOLIS, PÓLO DE NOVA FRIBURGO, POLO TEXTIL, PORUS, PRATEANDO JÓIAS EM PRATA, PREFÁCIO, PRESERVE, PRINCESICES,

R GROOVE, RAIZ DA TERRA, REFFINATA, RIO COLLECTION, RMD LINGERIE, ROSAPROSA,

S. GABOTTO BIJUTERIAS, SALINAS, SAMBARELA, SENAI MODA, SILVIA SPEGGIORINI, SKINBIQUINI, SLAKE, SOCIAL CARIOCA, SORAYA CAMPOS, SPARIAM, SUL FLUMINENSE, SUSPIRAR, SUZANA REIS,

TAI DAÍ - VÂNIA ABREU, TAZZA, TELMA CAMARGO, TESSUTI, THIAMO, TOTEM, TRICOT STORE, TRISTAR JEANS, TRIYA,

UMO BUZÍOS, UZ RIO,

VACAMARELLA, VALENTINA LI, VANESSA ROBERT, VELT, VYX IPANEMA,

WASABI, WATER COLOR,

YELLOW FITNESS E CASUAL,

ZÓIA, ZÜE.



PÓLOS REGIONAIS
Estado do Ceará, Sinditextil, das cidades de Campos, São Gonçalo, Niterói, Petrópolis, Friburgo, Cabo Frio e Itaperuna, do Sul Fluminense, Pólo Social Carioca, Calçados e Acessórios, Moda Carioca e Jóias Carioca.