quarta-feira, 18 de julho de 2012

São Paulo Fashion Week & Fashion Rio - Verão 2013




BY FORUM
Nessa edição de verão 2013, a Forum retornou ao line-up do São Paulo Fashion Week e que comemorou seus 30 anos, trazendo para a coleção uma homenagem de sua história. E como inspiração a brasilidade destacando estamparias coloridérrimas como, por exemplo, a de caipirinha - com as ilustrações de ícones arquitetônicos nacionais, além das estampas de frutas: limão e laranja. E na paleta de cores vibrantes: o verde, azul, laranja, acerola e neons que garantiram um frescor nas peças estruturadas e volumosas. Já o “shape”(formas) das peças é esportivo com referências a camisas polos, regatas e t-shirts, mas com construção de alfaiataria, em tecidos sofisticados. A renda bordada aparece em paletós e shortinhos. Quanto ao jeans (ícone da marca) vem lavagens “tie-dyes” (manchados), com uma ilustração de fio de índigo com aplicação de seda inspirada no Vale da Lua, da Chapada dos Viadeiros. E os materiais e tecidos trazem a seda, jacquard de seda, índigo com aplicação de seda e celofane de algodão. E para finalizar, acessórios de cores neons: cintos fininhos e plataformas com transparências de silicone.


TUDO AZUL!
Cores vibrantes e matizes marcaram presença nas ultimas estações (ex: color blocking, etc), principalmente como proposta para o verão 2013 do guarda-roupa masculino e feminino. Nessa edição, a “bola da vez!” está com a cor azul. Seja em tons suaves (pastel: azul claro, etc) ou intensos (ex: azul royal, Klein, etc) eles vem quebrar a seriedade de “shapes” estruturados ou de alfaiatarias ( blazers, calças, etc) e sofisticar looks esportivos (macacões, bermudinhas, etc). Confira alguns looks desfilados nas passarelas do Fashion Rio (ex; Cantão, Filhas de Gaia, etc) e São Paulo Fashion Week (ex: 2nd Floor, Ellus, Uma, Juliana Jabour, etc). E faça a sua escolha!


VERÃO 2013: SÃO PAULO FASHION WEEK & FASHION RIO



A VEZ DOS MAIÔS!
Nessa temporada de verão 2012/2013 a peça única da vez é o maiô, que até veio ameaçar o reinado dos biquínis – queridinhos da mulherada. Por causa das generosas cavas, decotes (frente ou atrás), recortes e aberturas estratégicas que valorizam a silhueta, em uma vibe setentista (1970), oitentista (1980), etc.
Os maiôs estão mais sexys e sofisticados (com bordados e brilhos de lurex, paetês, etc), ora monocromáticos (branco, amarelo, etc) ou estampados (tie-dye, frutas, aves e folhagens). E com diversas releituras de modelagens como, por exemplo, o “engana mamãe” - Aberto na costa e nas laterais da cintura, e o, estilo “camiseta” – Fechados na frente e decotados nas costas, além de cavados no quadril, dentre outros. Agora é com você,  confira as propostas desfiladas no Fashion Rio por Blue Man, Lenny, Triya, Poko Pano, Salinas e Cia Marítima e na São Paulo Fashion Week por Movimento, Água de Côco, Adriana Degreas e Neon. E inspire-se na hora de ir à piscina ou praia!


BRANCO TOTAL!
Para equilibrar o guarda-roupa com os excessos de estamparias e coloridos nesse verão 2013, vale investir nas cores claras e o principalmente o branco em vários tons: branco off white (gelo ou sujo), branco nuvem e branco neon. Mas, preste atenção que o look “branco total” tem que ter estilo, ou seja, usar roupas com “shapes” (formas) modernos e acessórios de outras cores, para não ficar com “cara de enfermeira” ou “mãe de santo”...rs,. Ficou na dúvida de como usar? Dá só uma olhadinha em alguns looks escolhidos das passarelas de São Paulo Fashion Week (ex; Ellus, Tufi Duek, R. Rosner, Juliana Jabour, etc) e do Fashion Rio (ex: R. Groove, Nica Kessler, Colcci, Coca Cola Clothing, etc) .


MODA PARAENSE: Ná Figueredo & Rafaela Elisama



De tema “Swing Tropical” a coleção verão 2012 de Ná Figueredo lançada nessa ultima sexta-feira (06), é inspirada na cultura do paraense e na sua riqueza de ritmos, destacando o rock (DNA da marca), as flores e as frutas, que são pontuadas na paleta de cores que vai dos tons neutros: preto, cinza e bege ao contraste com as cores fortes de tons amarelos a alaranjados. Já nas estamparias são encontrados elementos caribenhos, formas do tecnobrega, aparelhagens, rock n´roll, em artistas paraenses e a flora.
Quanto aos “shapes” (formas) - um mix de silhuetas confortáveis e fluídicas que delimitam a linha da cintura que se desloca para baixo do busto, como por exemplo, nos looks masculinos cuja camisaria ampla traz barra mulet, contrapondo com calças e bermudas secas skinny, e camisetas em tecidos leves, Aliás, a coleção toda traz materiais como malhas com algodão e viscose, tecidos planos estampados em gramaturas diversas, mesclados e cetins com elastanos, viscose, voil de seda, sintéticos com dourado e o cirrê, e nos aviamentos, a utilização das taxas e metalizados que compõe o mix de materiais. E para finalizar os looks, acessórios como colares, braceletes e casquetes elaborados a partir do reaproveitamento de discos de vinil, e retalhos dos tecidos cortados para a coleção.

Direção Executiva/ Comercial: Ná Figueredo, Clóris Figueredo e Equipe                                                                      
Modelos
: Inaê Jastes e João Barros
Acessórios: Da Tribu
Fotografia:
Estudio Ideas



MODA ÁGUA by Rafaela Elisama


A jovem estilista paraense Rafaela Elisama (https://www.facebook.com/rafaelaelisama.loja/ fone:8289.0778)  acaba de lançar coleção  de moda praia  chamada “Seres da Luz” – Que é inspirada no universo místico do jogo World of Warcraft e nos elementos da natureza, onde tem a forte presença de poderosas guerreiras elfas estilizadas em “shapes” (formas) assimétricos com bastantes recortes em biquínis e maiôs. Destacando calcinhas cavadas ou retas (com ou sem amarrações laterais), bem como, bustos com modelos “tomara que caia” estruturados por bojos. Que misturam materiais: tecidos com elastano e couro nos detalhes, e, uma diversificada paleta de cores como vermelho, amarelo, azul, branco, preto, verde e marrom.








BALANÇO DA SPFW

Paginas de moda (versão online no portal DOL ) veiculada dia 08.07.2012
 na revista Tudo de Bom ( do Jornal Diário do Pará) 


Para você que já quer chegar “causando” nos “points” da moda durante o verão paraense, é possível adaptar ao seu “closet”, cores e estilos propostos nas passarelas SPFW da 32ª edição do verão 2013. Como por exemplo, use e abuse da cor branca ou combine cores cítricas: coral, pink, royal, neons, dentre outras,  com tons pastéis (azul claro, etc) e neutros (bege, branco, etc). Lance mão das estamparias (frutais, florais, paisagens, etc) em vestidos e conjuntinhos (camisas - shortinhos soltinhos), alfaiataria, etc. Bem como dos “shapes” (formas) mais soltos, tantos para homens e quanto para mulheres. Anote mais propostas:

Bermuda-Saia: bermudas amplas (quase saias) no joelho. Ex: Ronaldo Fraga, Neon, etc.
Cores: A volta do Branco offwhite (gelo ou sujo) ou branco neon (estilo“corretivo”); o Amarelo limão, pink, lranja, azul Klein (royal), dentre outros.
Colete-Box: O colete dessa temporada vem mais largo (amplo) e com formato quadrado, alguns até assimétricos. Ex: Triton, Animale, etc.
Calça Party: Calças secas nas pernas e soltas no quadril (barra no tornozelo) em tecidos nobres e com bordados na frente, invadem as festas.
Decote triangular:
Estamparias: Gráficas (frutais, florais, folhagens e paisagens) e de lenços, em cores vibrantes como verde, pink, roxos, azuis e amarelos.Ex: André Lima, Forum, Triton, Têca, etc.
“Fralda”: Termo técnico da moda que define as assimetrias das barras das camisas. Ex: Alexandre Herchcovitch, Cavalera, etc.
Metalizados: nuances suaves de pratas e dourados, porém, mais cool.Ex: Reinaldo Lourenço, Glória Coelho
Microssaia: de cintura marcada e soltinha ou assimétrica.Ex: Reinaldo Lourenço, Têca,  etc.
Palhas: Seja a palha (usada na Osklen) ou em tecidos que imitam sua textura (ex: ráfia e outros materiais orgânicos). Forte principalmente nos acessórios e sapatos, incluindo os masculinos.
Short: O sportwear sai das pistas de corridas e vai para baladas trazendo shorts de estilo corredor (fendas laterais) ou shorts-saia (larguinho e curto).Ex: Juliana Jabour, etc.
Tecidos:
 Transparentes ou leves e fluídicos como gazar, zibeline, organzas, voile e sedas.
Telados: A transparência está nos pontos bem abertos estilo crochê, com ou sem fios metalizados, etc.Ex: Ellus, Jefferson Kulig, Tufi Duek, etc. 
Tramas e Tranças: O estilo “hand made” destaca trabalhos manuais em tecidos que vão do beachwear ao casualwear. Ex; Adriana Degreas, Iódice, Osklen, Paula Raia, etc.