sábado, 27 de junho de 2009

Balanço Oficial da São Paulo Fashion Week


Semana de moda mais importante da América Latina encerrou com muita música. Números mostraram a grandeza do evento, que levou cerca de 100 mil pessoas durante os seis dias de desfiles e outros dois de lançamentos de filme, livro e revista.
Onde o desfile do estilista paraense André Lima encerrou a edição Passion-Paixão – Verão 2010, do São Paulo Fashion Week.

Depois de cerca de 100 mil pessoas visitando a Bienal, mais de 350 modelos desfilando nas passarelas dos 40 desfiles realizados, as pessoas mesmo assim não arredavam pé, esperando o que parece que está fadado a tornar-se tradição: o grande final do SPFW.

O evento deste ano foi singular no que diz respeito ao número de atrações constantes em seu calendário, começando sem desfiles, no dia 15 de junho, com o lançamento da versão em língua portuguesa do livro “Histórias da Moda”, do presidente da Federação Francesa de Costura, Didier Grumbach, que realizou uma aula magna para convidados, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Na noite do mesmo dia, a Oi e o Shopping Iguatemi apresentaram a pré-estreia do documentário “Top Models – Um conto de fadas brasileiro”, encheu o Cinemark do Shopping Iguatemi de celebridades, tops e os nomes mais importantes do mundo da moda, numa sessão para centenas de convidados.

No Shopping Iguatemi, a grande homenageada do evento, a franco-brasileira Bethy Lagardère, ganhou uma festa oferecida pela revista MAG!, que veio numa edição especial, distribuída para os 400 convidados presentes, juntamente com um par de Havaianas feito exclusivamente para a ocasião, uma pedra preciosa oferecida pela IBGM, bandeiras da França e do Brasil.

Nas passarelas de SPFW, 40 marcas, 350 modelos... Bem como, 63 looks de nove diferentes grifes pertencentes aos novos criadores da alta costura francesa, também presentes ao evento. Para os convidados da semana de moda, a oportunidade de adentrar ao pavilhão da Bienal, forrado por cinco quilômetros de cortina, e conferir de perto outras duas exposições: Brasilópolis Jardim Paris, da Anhembi Morumbi e da estilista Sakina M’Sa, e Paixão, com 33 roupas de alta costura do acervo particular de Bethy Lagardère.

No mesmo espaço da exposição da dama franco-brasileira, o documentário “Bonjour Madame”, foi exibido cerca de 336 vezes durante o evento, no terceiro piso, ao lado de imagens, fotos e gravuras de Bethy que estavam em exposição.

Nesses dias o evento recebeu um número recorde de compradores internacionais, com 150 representantes de grandes redes de varejo oriundos da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Índia e América Latina, 50% a mais que na última edição.

O número de jornalistas e profissionais de imprensa na cobertura do evento também foi recorde, com mais de 2.100 jornalistas nacionais e internacionais cadastrados, de dezenas de países, entre Rússia, França, Japão, Coréia, Itália, Estados Unidos, Alemanha, entre outros.

Os patrocinadores do evento também aproveitaram para fazer diversas ações junto ao público altamente qualificado que visita o evento.

A Natura, por exemplo, distribuiu mais de 15 mil produtos e realizou mais de 4 mil consultorias olfativas. E no quesito consumo de bebidas, a Nova Schin, patrocinadora e fornecedora oficial de bebidas no evento, distribuiu mais de 25 mil garrafas de cerveja long neck, 50 mil garrafas de água de 300ml, 3 mil caixinhas de suco de frutas de 200ml e 3 mil latas de refrigerantes.

O consumo nas dezenas de lounges de patrocinadores e apoiadores ficou numa média de 100 litros de suco por dia, com fluxo diário de 500 a 1 mil visitas.

No último dia de evento, ocorreu algo muito relevante para o setor da moda e design brasileiro que deve viabilizar de agora em diante as políticas públicas e privadas para um circulo virtuoso de crescimento: foi lançado o Sistema Moda Brasil (SMB). Com a presença do secretário de Desenvolvimento da Produção, Armando de Mello Meziat e representantes da Abest, Abit, IBGM, Apex, INMOD e BNDES.

O Sistema Moda Brasil tem o intuito de buscar uma convergência de ações e de estratégias para o setor em todas as instâncias. Um dos principais objetivos é consolidar o design como estratégia e não apenas como produto, envolvendo todos os elos da cadeia. Desde o curtume até o calçado, desde a exploração do minério até a jóia acabada, desde o fio até a roupa.

A idéia é alinhar os objetivos e estratégias, buscando convergência entre as diversas instâncias de governo: Ministério da Indústria e Desenvolvimento, APEX, BNDES, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, SECOM, SEBRAE.

Foi dado um primeiro passo para que a moda e o design possam passar a fazer parte de uma agenda de governo e não apenas de ações isoladas do setor privado, algo que terá uma coordenação para viabilizar as exportações e ações desses setores como um todo nos mercados interno e externo.

A próxima edição do SPFW já é, a partir de hoje, a próxima meta da Luminosidade, empresa responsável pelos maiores eventos de moda da América Latina. Grandes surpresas já começam a ser preparadas desde já, na base de muito trabalho, criatividade e, principalmente, paixão – que dessa vez foi a palavra chave do evento, mas tende a ser o lema de todas as edições passadas e futuras.


Sobre a Luminosidade

A Luminosidade é responsável por grandes eventos, como o São Paulo Fashion Week e Fashion Rio e também trabalha como uma plataforma de convergência de temas - moda, comportamento, design, cultura, meio ambiente, marketing e negócios, por meio de seus canais de comunicação como seu portal http://www.spfw.com.br/, o SPFW Journal, a revista FFWMAg!, além da parceria com a OI FM, rádio oficial do SPFW.

Em mais de uma década, a Luminosidade estabeleceu e consolidou o primeiro calendário de moda do Brasil, estruturou e impulsionou toda a cadeia têxtil – da fiação ao varejo e, ao longo destes anos, posicionou o Brasil como um importante pólo mundial de criatividade.






Liquida na Rosa Chá...

Está procurando marcas participantes de SPFW que estejam com ultra descontos ?..
Então dê uma passadinha em uma das 23 lojas da grife Rosa Chá que a partir deste final de semana, estarão com descontos de até 40% em sua coleção inv.2009. Tudo da moda masculina, feminina, acessórios e moda praia – para quem quer curtir o verão mais temperado no Hemisfério Norte – estarão expostas nas vitrines das lojas da Rosa Chá de norte a sul do país, até 09 de Agosto.

Vale lembrar que as peças femininas da marca ícone do “brazilian lifestyle” no mundo, trazem fortes referências que vão do samba, ao trabalho de Paul Poiret e Charles Rennie Mackintosh, artistas do século XIX com influências na art deco e art noveau, respectivamente.

1) Macaquinho de seda (acima) - De R$ 990,00 por R$ 595,00

2) Jaqueta de plush dupla face - De R$ 549,00 por R$ 329,00
3) Calça de Plush - De: R$ 288,00 por R$ 175,00

Os looks serão vendidos em até 3 vezes sem juros no cheque ou nos cartões Visa, Master, Dinners e Amex. Veja os endereços das lojas no http://www.rosacha.com.br/