segunda-feira, 28 de maio de 2012

FASHION RIO_VERÃO 2013


A 21ª edição da coleção primavera-verão 2013 do Fashion Rio (FR) se inspirou na botânica e alma ambientalista carioca, trazendo como tema “Inspira, Respira” que abordando a sustentabilidade e a interação com o meio natural e o futuro do planeta. O FR ocorreu entre os dias 22 e 26 de maio no Jockey Club, na Gávea/RJ. Com a presença das seguintes marcas: Blue Man, Lenny, Cantão, New Order, Patachou, Alessa, Filhas de Gaia, Totem, MelkZ-Da, Salinas, TNG, Agatha, Nica Kessler, R. Groove,  Maria Bonita, Coven, Coca-Cola Clothing, 2nd Floor, Herchcovitch, Espaço Fashion, Oestudio, Andreza Marques, Auslander, Triya. E as marcas Sacada, Oh!Boy, Cia Marítima, Poko Pano e Reserva que passam a integrar a plataforma do Rio nessa edição.

Nas passarelas, uma profusão de cores (dos tons pasteis aos cítricos), estamparias (gráficas, de lenços, florais, etc) e novos “tie dyes” (manchados) em degradês monocromáticos em shapes (silhuetas) bastante diversificadas. Na fila A, pude assistir o desfile de moda-praia Blue Man que abriu a semana carioca comemorando 40 anos de existência com `revivals` dos ícones da marca (ex:o biquíni jeans). Além das estamparias setentistas (1970): com imagens de borboletas, peixes, mandalas e bananas coloridas.  Já a influência oitentista (1980) trouxe cores néons nas calcinhas de lacinho e maiôs bicolores, maiôs camisetas (cavados), acabamentos sportwears como os cintos e viseiras de acrílico. Já o desfile da TNG roubou a cena com a presença da atriz Isis Valverde (Suellen de Avenida Brasil), apostando nos básicos (masculino e feminino) como jaquetas curtas, bustiê (tendência), vestidos chemise, calças clochards a blazers e terninhos estampados; E Totem cujo DNA é a estamparia colorida, decorou com a paleta de cores (laranjas, azuis e rosas) tecidos molengos como sedas, rayons, musselines  em shapes ‘”hi-lo” (esportivo e sofisticado) como calças pijamas, túnicas, shorts soltinhos, etc; Alessa inovou ampliando dos caftans estampados à  alfaiataria de modelagem solta como casaquetos de piquê, camisarias, calças e shorts e até tubinhos compostos por chapéus de aba curta, óculos gatinho e sapatos oxford de recortes vazados. E a Sacada? Inspirada no Marrocos investiu nos vestidos longos e saias evasês em sedas e jacquards, rebordados ou enfeitados com recortes de couro, lantejoulas, franjas metálicas ou ainda, estampas enfeitadas por paetês além de inovar na alfaiataria do jeans em novos patchworks. Nossa! Ainda tem muita novidade para contar! Aguardem!...


MOVIMENTO HOTSPOT



Se você estava buscando uma oportunidade de mostrar seu projeto/ trabalho como criador  (estilista, artesão, designer, fotógrafo, cenógrafo, cantor/compositor (de brega, funk), etc), o movimento HotSpot é a grande oportunidade. Como assim? Calma que já explico...Para quem não conhece, o movimento HotSpot  foi criado pela Luminosidade em parceria com o Ministério da Cultura e que objetiva descobrir os novos talentos (independente da idade) brasileiros ( em todo o Brasil) classificados em 10 setores criativos: 
- Arquitetura,
- Ilustração, 
- Música, 
- Filme & Vídeo, 
- Fotografia, 
- Design Gráfico, 
- Design, 
- Moda, 
- Cenografia 
- Beleza 
- Idéia : ( que pode está relacionada a gestão, branding, economia, sustentabilidade, etc) e que nada mais é do que aquele projeto inovador que ainda não saiu do papel ( que tal tirar o seu da gaveta?). Os projetos inscritos passarão por uma curadoria de diversos profissionais importantes de cada área e, serão chamados para entrevistas que acontecerão em diversas cidades (17 capitais, dentre elas está Belém)  do país. 
Depois das entrevistas, haverá vários festivais regionais (no caso, o da região Norte para Belém), oficinas de empreendedorismo e as premiações.

Serão 13 prêmios no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) para as 10 categorias e mais 03 para a categoria IDÉIA. Também será investido a quantia de até  R$150.000,00 (cento e cincoenta mil reais)  para o vencedor na categoria MODA, para que apresente uma coleção com desfile no Calendário Oficial da Moda Brasileira, seja Fashion Rio ou São Paulo Fashion Week e, até R$200.000,00 (duzentos mil reais)  para ajudar a desenvolver o projeto da categoria idéia (escolhida entre as três premiadas). Viu como se trata se uma oportunidade única?! o que está esperando?

As inscrições estão abertas até dia 31 de agosto. E para se inscrever acesse o site oficial www.movimentohotspot.com