domingo, 19 de abril de 2009

Critica de Moda: Feriado em Salinas...



Entre as chuvas, mormaços e um tímido sol, o último feriado de Páscoa em Salinópolis (Município de belíssimas praias, a 220Km de Belém do Pará) deu para aproveitar a tranqüilidade das areias e perceber como tem turistas (ou "banhistas") que não sabem vestir-se adequadamente para praia ou passeios no “pós-praia”.
Por favor, não estou querendo generalizar e nem falando dos "nativos", que por sinal estão corretos, se vestem de acordo com o clima quente da região, ou seja, simples e confortável. Afinal, é para colocar as "pernas pro ar" !!!

Na orla do Maçarico à noite, encontrei de tudo um pouco: da ultrapassada saída-de-praia estilo “rede-de-peixe” ao salto alto na areia, essa última digamos que é uma falta de bom senso.
Bem, a saída-de-praia estilo “rede-de-peixe” até ganhou outro codinome, o de “saída das farofeiras”, pois além de ultrapassada, tem várias lojinhas na beira da praia com lindas sainhas e túnicas.
Uma vez que os descolados já estão “noutra praia” e, afinal, a moda não para. O que não falta é opção para todos os biotipos como, por exemplo, túnicas, mini vestidos, shortinhos e microssaias, bem verão.

Agora vamos falar sério: salto alto na areia não poooode! Mas, se tem “complexo de baixinha” então dê preferência para as plataformas de borracha ou plástico das marcas Melissa e Havaianas, que são ultramodernas.
Mas, usar salto fino de acrílico ou metal... O que era aquilo? Não acreditei! Era uma confusão visual de sapato social/urbano misturados com biquínis, ou, com roupas esportivas. Nada a ver. Um visual totalmente perdido.

E nem vou mencionar detalhes daquelas turistas que aparecem extremamente maquiadas, com cabelos armados no laquê ou com roupas de gosto duvidoso...rsrs.
Quer um exemplo? Vi uma “coroa” loira com bota gladiadora de couro preto, corselete preto, mini-saia jeans e bolsa de griffe (preta com tachas) saindo da sorveteria Cairu (na orla da praia do Maçarico). Bem no estilo “Eduard mãos de tesoura”. Enfim, acho válido usar o que se gosta, mas não exagere! Ou, corre o risco de cair na vulgaridade ou no ridículo.
É preciso ter senso crítico e, se é para usar a moda, que use a seu favor. Valorize-se!
OBS: Bem, essa "fofoquinha fashion" tem um "toque" de humor e aproveita para mostrar um pouquinho do que o Pará tem de melhor...como Salinópolis.
Para quem não sabe, a sorveteria Cairu é a melhor de Belém e até exporta seus sorvetes de sabores regionais. Possui sorvetes de todas as frutas paraenses como açaí, cupuaçu, bacuri, muruci, além do sorvete da farinha de tapioca, dentre outras iguarias. Quem provou, quer repetir!

Ah! Quer conhecer salinópolis e sas praias? Quem já foi...amou!!! Visualize:





Várias matérias publicadas sobre a beleza de Salinópolis:

Moda Paraense by F.Hage




Bacharel em Design pela UEPa, Fernando Hage trabalha com design de moda desde 2004, quando durante um ano junto à empresa de cosméticos e ecoojoias "Chamma da Amazônia" (Possui corners espalhados nos aeroportos do Brasil), lançou produtos especiais e coleções de camisetas com estamparia assinada.
Com seu trabalho de criação e ilustração, lançou camisetas em projetos pessoais (ex: Brechós, bazares, etc), em parcerias com lojas locais, e já teve camisetas comercializadas no Rio de Janeiro na loja Q-VIZU (Shopping Rio Sul).
Com livre formação em moda, como em cursos do Senac Rio e São Paulo, o designer mantém duas bases em seu trabalho: o estudo comprometido de modelagem e construção, em qual o estilista é auto-didata; assim como a pesquisa comprometida com a história e valores da cultura amazônica, transpostas para o ambiente urbano e pós-moderno que permeia o seu universo. Atualmente faz mestrado de Moda no Senac/SP.

Moda Paraense...




A marca "SOU JACKIE" assinada pela estilista auto-didata Jackye Carvalho, publicitária, produtora cultural de bandas locais, teatro e moda. Também estudou teatro na Escola de teatro e dança da UFPa, dando aula de teatro infantil. É integrante do "Caixa de Criadores" - um coletivo de novos talentos (nova geração de paraenses e radicados na cidade) que uniram forças pra fazer um evento de moda que pudesse mostrar suas coleções com direito a desfile, vídeos e bazares...Enfim, um grande mercado de moda para comercializar suas criações.

INBrands & Fashion Rio...



FIRJAN E INBRANDS ANUNCIAM MUDANÇAS NO FASHION RIO
O Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) se associou a um novo parceiro no Fashion Rio e na sua bolsa de negócios: a InBrands, que considerando suas marcas, atua no mercado da moda há mais de 35 anos.
Com a parceria, os eventos oficiais da moda brasileira no Rio de Janeiro ganham ainda mais força e o calendário nacional do setor passa a ser único, facilitando o planejamento de grifes, fornecedores e apoiadores.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do mercado de moda brasileiro, a Firjan licenciou à Inbrands a operação e marca do Fashion Rio por 10 anos, o que garantirá o crescimento e a sustentabilidade do evento ao longo do período. Por intermédio da Luminosidade, a InBrands fará a produção do evento a partir da próxima edição que começará no dia 7 de junho, quando tem início a temporada de desfiles das coleções primavera-verão.
O apoio do Sistema Firjan à cadeia da moda do Rio de Janeiro se intensificou a partir de 2001. Atualmente, por meio do SENAI Moda, o Sistema FIRJAN mantém um calendário anual de atividades que inclui o Fashion Rio e sua bolsa de negócios, o evento Alto Verão Carioca, a Feira de Moda Íntima de Nova Friburgo, a produção de cadernos de inspirações e tendências com foco no consumidor e palestras técnicas no GIRO SENAI Moda por todo o estado.
Sobre a InBrands - Trata-se de uma holding operacional que investe em empresas de moda e consumo de alto padrão no Brasil. Foi constituída em 2007, a partir de recursos do Pactual Capital Partners (PCP*). Fazem parte do portfolio da InBrands as marcas Ellus, 2nd Floor, Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch, SPFW e Revista Mag! - incluindo todos os outros negócios.