segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ANNA WINTOUR APOIA INICIATIVA DA SPFW...

Anna Wintour, diretora da Vogue America, uma das mais importantes e influentes revistas do mundo, respondeu (no dia 22 de janeiro) a carta enviada por Paulo Borges para várias pessoas influentes da moda mundial alertando sobre a necessidade de medidas conjuntas para se discutir a questão da saúde das modelos.

Wintour, que conseguiu no início dos anos 90 reverter a tendência heroin chic que era norma na moda, convidou Borges para uma reunião do CFDA - Council of Fashion Designers of America que irá discutir esta questão no próximo dia 09 de fevereiro. Ela concordou com os termos da carta e elogiou a iniciativa do diretor criativo do SPFW.
O encontro que irá discutir novas propostas é do CFDA Health Initiave, com a participação de Zac Posen, Doutzen Kroes, Aerin Lauder entre outros.

Além da Vogue America, a Vogue França respondeu apoiando a questão, assim como o fotógrafo Nino Muñoz, que disse ser esta uma questão que todos tem um papel e todos tem que trabalhar juntos..

Desde 2007 a SPFW é a única entre as principais semanas de moda do mundo a estabelecer novos padrões de participação nas passarelas para ajudar na prevenção de problemas extremos de saúde entre modelos. Junto com o Ministério Público de São Paulo, estabeleceu normas para preservar a integridade dos modelos presentes ao evento e ter garantias de estarem aptos a exercer a profissão. Mesmo não contratando modelos, o que é feito pelos estilistas diretamente com as agências, a SPFW percebeu a necessidade e assumiu a dianteira.

Edição “SPFW – LINGUAGENS” chega ao fim...

A edição INVERNO 2010 do SPFW, com o tema “Linguagens”, celebrando a Internet, a tecnologia e a conectividade, chega ao fim depois de 39 desfiles. Profissionais da imprensa de todo mundo, além de compradores e diversos profissionais da moda circularam pelo evento, que contou com a presença de um público de mais de 75 mil pessoas.
No prédio da Fundação Bienal, uma nova cenografia tomou conta do prédio da Bienal com ícones, símbolos, palavras e uma grande explosão de imagens geradas pelo público em 75 monitores espalhados pelo espaço, dentro do conceito da plataforma de idéias, percepções, sentidos, reflexões, possibilidades, novidades, indagações que é o SPFW.
Interatividade Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de interagir com o espaço do SPFW.
Por meio da exposição “Your life, our movie”, de autoria do artista uruguaio Fernando Velázquez, o público pôde criar um filme coletivo, sendo concebido através da associação de palavras, imagens e ferramentas de busca.
As palavras e imagens cobriram também 1,5 km de paredes da Bienal, com 130 símbolos diferentes e aproximadamente mil palavras das mais diversas, o espaço interno do pavilhão contou ainda com uma exposição de 50 camisetas, a peça mais democrática, de artistas, esportistas e pessoas de destaque em diversos meios que apresentaram ao público sua camiseta do coração.

Infraestrutura - Para os seis dias de realização do evento, toda uma estrutura de pessoal se faz necessária para que a SPFW seja considerada a “ mais organizada semana de moda do mundo “ , nas palavras de Raquel Zimmerman.
São milhares de pessoas, entre seguranças, bombeiros, equipes de limpeza, de manutenção, que se unem a estilistas, hair designers e maquiadores, entre outros profissionais.

Além da beleza das modelos brasileiras, essa edição do SPFW contou também com beldades internacionais que foram atrações à parte nesta 28ª edição. Chanel Iman, Lara Stone, Gloria Loitz, Eugenia Kuzumina, entre outras.