domingo, 14 de outubro de 2012

CÍRIO 2012: BROCHE DE Nsa. Sra. de NAZARÉ

Manto (de frente) da Nsa.Sra.Nazaré 



 Costa do Manto da Nsa. Sra, Nazaré

Letra "M" de Maria em ouro e pedras pereciosas


Broche produzido pelo ourives Luiz Nilo para o Círio 2012
Inspirada em detalhes da arquitetura da Basílica Santuário de Nazaré, a joia que fecha o manto da imagem peregrina do Círio de Nazaré foi criada pelas mãos habilidosas do ourives e restaurador Luiz Nilo Alves da Silva, profissional vinculado ao Polo Joalheiro do Pará. Além do broche, Luiz Nilo também produziu a joia que será colocada na parte posterior do manto da Santa.

Neste ano, o design do manto, um dos principais símbolos da festa, foi criado pelo estilista Carlos Amilcar, que também o confeccionou. Mantido em segredo absoluto durante o processo de criação e confecção, o manto foi mostrado pela primeira vez ao público na solenidade de apresentação, realizada na Basílica Santuário, nesta quinta-feira (11), às 18 horas.

Luiz Nilo faz parte do Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas, Joias e Metais Preciosos do Pará, financiado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS gestora do Espaço São José Liberto.

A criação de mantos exclusivos para a imagem peregrina é uma da tradição da festa nazarena. Católico, o ourives Luiz Nilo revela que, durante todo o processo de criação da joia, a emoção o envolveu de tal forma, que chegou a chorar várias vezes.

O convite para o trabalho, conta o ourives, surgiu por intermédio do estilista Carlos Amilcar. “Quem me indicou para o Carlos foi o Antônio José de Souza, que trabalha com mantos e bordados, e para quem eu já tinha feito algumas peças. Ele faz parte da equipe do Carlos Amilcar”, informa.

O broche foi criado a partir de uma fotografia que retrata o detalhe de uma escultura em alto relevo, localizada em uma coluna do lado direito da entrada da Basílica de Nazaré. “No primeiro contato, ele (Amilcar) me pediu um protótipo. Ele queria que eu criasse a peça em prata, mas eu disse que entregaria uma peça única, sem protótipo”, relata Luiz Nilo, esclarecendo que é dessa forma que confecciona suas peças artesanais exclusivas


FOTOS: JOÃO RAMID