sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aves de Carajás vão inspirar coleção de joias

Segundo informações da Igama (Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia) e a Ascom (Agencia de Comunicação do Governo do Pará) as aves que habitam a região de Carajás, no sudeste do Pará, terão toda sua beleza retratada em uma coleção de joias.
A partir desta quinta-feira (21) até a próxima segunda-feira (25), acontece no município de Parauapebas o “Workshop de geração de produto: Joia do Pará”, ministrado pelo designer e professor Erivaldo Araújo Júnior.

Promovido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), o workshop é mais uma ação do projeto de gemas e joias realizado em Parauapebas, e se destina à criação e produção de peças que serão lançadas na VII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias que acontecerá no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, em dezembro próximo.

Arara azul, ararajuba e gavião real estão entre as espécies de aves que simbolizam a exuberância da fauna amazônica, e que servirão de inspiração aos profissionais joalheiros de Parauapebas no processo de criação da coleção.

Erivaldo Júnior é Mestre em Design pela Universidade de Kyushu de Artes em Design, no Japão, e um dos designers pioneiros do Polo Joalheiro do Pará.
Seu trabalho está presente nas duas primeiras coleções produzidas pelo Polo Joalheiro, que hoje integram o acervo do Museu de Gemas do Pará, e em outras coleções lançadas pela instituição.

Avaliação -
Na abertura do workshop, a diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, fez uma avaliação das ações já realizadas e em andamento em Parauapebas, como o Curso de Joalheria Avançada, ministrado no período de 4 a 14 de outubro por Paulo Tavares, ourives e pesquisador, e Fábio Alves, designer.

Na ocasião, os dois profissionais também realizaram um trabalho de assessoramento aos joalheiros locais nas unidades produtivas, ressaltando entre outros aspectos a importância da organização do espaço e os cuidados com a preservação ambiental.

Paralelamente ao workshop
Acontece desde o dia 15 de outubro até 8 de novembro o Curso de Cravação Básica, ministrado pelo cravador Tiago Sales.
O objetivo do curso é aprimorar as técnicas de cravação de gemas nas joias, a fim de melhor aproveitar a grande reserva de gemas minerais existente em Parauapebas, principalmente ametistas e citrinos.

GRAFISMO AIKEWÁRA ...

Hoje é o último dia da Semana de Comunicação na Universidade da Amazônia - Unama http://semanadecomunicacao-unama.blogspot.com/.
Mas, não poderia deixar de postar, aqui, o destaque da semana que foi os filmes dos índios Aikewáras (http://aikewara.blogspot.com/) e a oficina de grafismo indígena (veja foto abaixo) que foi o maior sucesso, todos queriam ser "riscados"...Cada pintura era diferente e muito bonita.

crédito: Viviflowright