Está aberta a temporada de lançamentos para o inverno 2010. De 8 a 13 de janeiro, 27 grifes mostrarão as coleções que prepararam para a próxima temporada durante a 16ª edição do Fashion Rio, nos armazéns do Cais do Porto.
Seis novas marcas estrearão nas passarelas cariocas: Andréa Marques; R. Groove; Nica Kessler; New Order, grife de acessórios; a mineira Patachou; além de Lucas Nascimento, estilista brasileiro radicado em Londres. Os desfiles de inverno começarão com a Aüslander, às 18h30 do dia 8, e terminarão às 21h30, do dia 13, com o desfile da Alessa.
O início oficial da semana de moda acontecerá com uma coletiva de imprensa, no dia 7, no Palácio das Laranjeiras – residência oficial do governador do estado. Em seguida, Gilberto Gil e Jaques Morelenbaum agitam a festa para convidados no Cais do Porto. Na ocasião, acontecerá o lançamento da Edição Especial da revista FFW Mag! Rio de Janeiro.
O início oficial da semana de moda acontecerá com uma coletiva de imprensa, no dia 7, no Palácio das Laranjeiras – residência oficial do governador do estado. Em seguida, Gilberto Gil e Jaques Morelenbaum agitam a festa para convidados no Cais do Porto. Na ocasião, acontecerá o lançamento da Edição Especial da revista FFW Mag! Rio de Janeiro.
As Olimpíadas de 2016 e a luta de tantos brasileiros rumo ao pódio são a inspiração desta edição. Com o tema Rio, Olímpico e Maravilhoso, o Fashion Rio vai falar sobre o esforço de milhares de pessoas para que os Jogos entrem para a história, como um exemplo de organização, de resultados positivos e de transformação do Brasil. “Agora que conquistamos o direito de sediar os jogos, vamos mostrar a raça dos brasileiros e porque merecemos isso. Vamos retratar o esforço de milhares de conhecidos e anônimos para que essas Olimpíadas sejam um sucesso. É muito semelhante ao que acontece na moda”, diz Paulo Borges, presidente da Luminosidade, empresa realizadora do evento.
Uma das principais convergências do tema com as Olimpíadas é a exposição fotográfica Hoje Mais Sete, nas paredes externas dos armazéns. As fotos são de Gabriel Mendes e mostrarão como anônimos, famosos e atletas estão se preparando para receber os Jogos Olímpicos na cidade, daqui a sete anos.
Uma das principais convergências do tema com as Olimpíadas é a exposição fotográfica Hoje Mais Sete, nas paredes externas dos armazéns. As fotos são de Gabriel Mendes e mostrarão como anônimos, famosos e atletas estão se preparando para receber os Jogos Olímpicos na cidade, daqui a sete anos.
Oscar Metsavaht também mostrará sua veia de fotógrafo numa exposição com seu ponto de vista sobre Ipanema. No teto do Armazém 2, a convite de Mari Stockler, diretora de arte do Fashion Rio, Anna Dantas e Carô Veiga fizeram uma instalação que cobrirá todo o teto com bandeirolas cariocas.
Haverá, ainda, uma ação interativa do filme “Rio, eu te amo”, da franquia “Cities of Love”, que será filmado em 2010. Uma captação de depoimentos será feita em diversos bairros da cidade, na qual as pessoas poderão declarar seu amor à Cidade Maravilhosa. As declarações serão levadas para o Cais do Porto, onde acontecerão os desfiles, para serem exibidas.
Haverá, ainda, uma ação interativa do filme “Rio, eu te amo”, da franquia “Cities of Love”, que será filmado em 2010. Uma captação de depoimentos será feita em diversos bairros da cidade, na qual as pessoas poderão declarar seu amor à Cidade Maravilhosa. As declarações serão levadas para o Cais do Porto, onde acontecerão os desfiles, para serem exibidas.
O Fashion Rio e o Rio-à-Porter – salão de negócios oficial do evento – serão realizados entre os armazéns 2 e 6 do Cais do Porto, com investimentos acima de R$ 11 milhões. Os participantes encontrarão, para a semana de moda, armazéns completamente reformados, contribuindo com o processo de revitalização da zona portuária e cumprindo os objetivos de convergência da moda com as necessidades do Rio de Janeiro.
Rio-à-Porter - Entre os dias 10 e 13 de janeiro, os armazéns do Cais do Porto abrigarão, também, o Rio-à-Porter, salão de negócios oficial do Fashion Rio, que vai reunir 169 expositores de diferentes estados brasileiros. Os estandes estarão reunidos em um grande espaço, ocupando uma área total de 8.250 metros quadrados e seguindo a mesma identidade visual e o mesmo padrão de qualidade de organização do Fashion Rio.
Transmissão - O GNT é o canal oficial do Fashion Rio, com transmissão ao vivo dos desfiles e boletins diários com as informações sobre o evento. Pela internet, os desfiles serão transmitidos pelo Oi Moda (oimoda.com.br).
O www.ffw.com.br, portal recém-lançado pela Luminosidade, disponibilizará todo o conteúdo do evento, como fotos e notícias atualizadas.