Em clima de celebração, MHS entrega prêmios e encerra 1ª edição com show de Gal Costa
O Movimento HotSpot, prêmio nacional de criatividade e inovação, encerrou sua primeira edição ontem em cerimônia de premiação que revelou os vencedores das 11 categorias: arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia. O evento lotou o auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina, em São Paulo, encontrou com a participação dos curadores e de convidados especiais para realizar a entrega dos prêmios.
Suzana Barbosa e Paulo Martinez, curadores da categoria Moda, entregaram um dos grandes prêmios da noite às irmãs Laura e Lorena Andrade Vieira, de Minas Gerais, que, além dos R$ 10 mil entregues a todos os vencedores, ainda vão receber um investimento de até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção que será desfilada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio e comercializada nas lojas Riachuelo.
A carioca Manuela Marçal Yamada, 24, inscrita na categoria Ideia, foi a grande premiada da noite. "Projeto Botiá" vai receber até R$ 200 mil de aporte para se tornar real. "Estou agora um passo de realizar um sonho. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido e no momento certo. A calma é uma virtude e tudo tem sem tempo", diz a jovem.
Os vencedores enfrentaram três etapas eliminatórias antes de deixar o auditório com o prêmio de R$ 10 mil, entregue a cada um. A última etapa, o Tanque de Ideias, realizada em São Paulo, no Campus Morumbi, da Universidade Anhembi Morumbi, submeteu os finalistas a uma imersão criativa e formou um ambiente de co-criação, permitindo a todos uma oportunidade de colaborar com curadores e candidatos das 11 áreas englobadas pelo Movimento.
Para Daniel Coronel, vencedor na categoria Design Gráfico, "participar do MHS foi incrível e o Tanque de Ideias foi a experiência profissional mais intensa que eu já vivi. Mais do que o prêmio, quero levar comigo as pessoas que convivi e trabalhei nesses cinco dias. Precisávamos desse empurrão para fazer acontecer. Com certeza, vou envolver amigos que conheci no Tanque de Ideias para trabalhar comigo."
Além dos prêmios dedicados à revelação de talentos em cada categoria, o Movimento HotSpot, em parceria com o portal WGSN, reservou um prêmio especial. Os finalistas foram avaliados pelo seu desempenho no Tanque de Ideias e dentre os participantes, o escolhido foi Argus Caruso Saturnino, do Rio de Janeiro, inscrito na categoria Ideia. Saturnino vai viajar a Londres para participar do Trends Day WGSN - trata-se do brainstorm onde cientistas e cool hunters dos cinco continentes se reúnem para discutir as tendências de comportamento dos próximos anos.
Denis Russo Burgierman e Sarah Oliveira
Paulo Borges e Gal Costa
Confira a lista completa dos vencedores:
Ideia
Manuela Marçal Yamada - "Projeto Botiá" - Rio de Janeiro (GRANDE PRÊMIO)
Felipe Zuccoli Rezende - "Hanger" - São Paulo
Andre Cruz - "Teo Da20″ - Bahia
Design
Lucas Löff Ferreira Leite - "Cama Santos / Estante Galvão" - Rio Grande do Sul
Música
Giovanna Suleiman - "GigiSuleiman" - São Paulo
Design Gráfico
Daniel Coronel - "Pinapipa" - São Paulo
Filme e Vídeo
Matheus Mayer Mombelli - "Cada Um" - Rio Grande do Sul
Arquitetura
Gustavo Correia Utrabo - "[DES]dobrar" - Paraná
Cenografia
Paulo Waisberg - "Aventuras Cenográficas" - Minas Gerais
Ilustrações
Marina Rebouças Martins - "\"Etiquetismo\"" - São Paulo
Moda
Laura/Lorena Andrade Vieira - "\"Em construção\"" - Minas Gerais
Fotografia
Francisco Emidio Contente Pereira dos Santos - "Cobogó" - Pará
Beleza
Juliana Dadalto - "Traço Indígena" - Espírito Santo
WSGN
Argus Caruso Saturnino - "Bicicletovela anfíbia" - Rio de Janeiro
Sobre o Movimento HotSpot
O Movimento HotSpot atraiu mais de 40 mil pessoas e levou a 17 cidades uma programação rica em conteúdo e ofereceu oportunidades de interação e troca entre curadores, candidatos e público. "A proposta é estimular a inovação em todo o Brasil epossibilitar o intercâmbio de informação, referências e ideias, sensibilizar lideranças e conectar criadores com público, investidores e outros canais possíveis de fomento e visibilidade", afirma Paulo Borges, CEO da Luminosidade e idealizador do projeto.
Uma iniciativa do IN-MOD (Instituto de Moda e Design) o Movimento HotSpot, lançado em março de 2012, é um prêmio de criatividade e inovação que tem o objetivo de buscar, expor e revelar novos talentos em 11 áreas: arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia. A primeira edição do prêmio atraiu 1.642 candidatos, inscritosatravésdo portal movimentohotspot.com.br.
A partir de uma análise feita por um grupo de 25 curadores formado por profissionais de renome em suas áreas, 303 inscritos foram escolhidos para integrar um festival de criatividade que viajou por 09 capitais brasileiras (Brasília, Porto Alegre, Vitória, Salvador, Recife, Natal, Belém, São Luís e Belo Horizonte), entre abril e julho de 2013.
O Movimento HotSpot é um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura,com patrocínio da Vale e da Riachuelo e parceria do Sebrae.
Movimento HotSpot em Números
18 meses de processo
11 categorias
25 curadores
Scouting em 17 capitais brasileiras
1642 inscritos no movimentohotspot.com
Acervo de 8.210 imagens no portal
Mais de 1.640 horas de conteúdo de vídeos no portal
Mais de 1 milhão de pageviews no movimentohotspot.com
Até 7 mil visitas por perfis criados no portal
Mais de 26 mil fãs acompanhando o movhotspot no Facebook
303 projetos selecionados para etapa de Festivais
54 projetos selecionados para imersão no Tanque de Ideias
3.500 revistas ffw_MAG! especial Movimento HotSpot, distribuídas ao longo do processo
Festivais em 09 capitais brasileiras:
21 dias de programação
07 oficinas criativas
16 intervenções artísticas
32 encontros com criativos em rodas de conversa
25 shows de grupos selecionados na categoria música
17 shows de artistas convidados
Streaming das atividades e shows pela web em parceria com o Fora do Eixo
Participação dos brasileiros por região e etapas do processo: Inscritos no Portal Movimento HotSpot
Sudeste 47,46%
Sul 20,85%
Nordeste 18,88%
Norte 5,89%
Centro Oeste 6,90%
Selecionados para os Festivais
Sudeste 36,27%
Sul 26,47%
Nordeste 18,63%
Norte 7,52%
Centro Oeste 11,11%
Finalistas no Tanque de ideias
Sudeste 46,00%
Sul 20,00%
Nordeste 9,20%
Norte 18,40%
Centro Oeste 6,10%
Sobre o patrocínio da Vale:
A Vale procura desenvolver os territórios onde atua, deixando um legado socioeconômico positivo. O Movimento HotSpot ganha o apoio da empresa por se propor a conjugar inovação e empreendedorismo, viabilizando as melhores ideias ao final do processo seletivo.
Sobre o patrocínio da Riachuelo:
Promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve este projeto.
Sobre a parceria com o Sebrae:
Atualmente, o Sebrae atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar formalização dos empreendedores do setor. O Sebrae presta consultoria a micro e pequenas empresas em gestão empresarial, inovação, planejamento e estratégia, e oferece várias oportunidades para que estes empresários possam trocar experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou pretendem se inserir. O Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos.
O Movimento HotSpot é um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura,com patrocínio da Vale e da Riachuelo e parceria do Sebrae.
Movimento HotSpot em Números
18 meses de processo
11 categorias
25 curadores
Scouting em 17 capitais brasileiras
1642 inscritos no movimentohotspot.com
Acervo de 8.210 imagens no portal
Mais de 1.640 horas de conteúdo de vídeos no portal
Mais de 1 milhão de pageviews no movimentohotspot.com
Até 7 mil visitas por perfis criados no portal
Mais de 26 mil fãs acompanhando o movhotspot no Facebook
303 projetos selecionados para etapa de Festivais
54 projetos selecionados para imersão no Tanque de Ideias
3.500 revistas ffw_MAG! especial Movimento HotSpot, distribuídas ao longo do processo
Festivais em 09 capitais brasileiras:
21 dias de programação
07 oficinas criativas
16 intervenções artísticas
32 encontros com criativos em rodas de conversa
25 shows de grupos selecionados na categoria música
17 shows de artistas convidados
Streaming das atividades e shows pela web em parceria com o Fora do Eixo
Participação dos brasileiros por região e etapas do processo: Inscritos no Portal Movimento HotSpot
Sudeste 47,46%
Sul 20,85%
Nordeste 18,88%
Norte 5,89%
Centro Oeste 6,90%
Selecionados para os Festivais
Sudeste 36,27%
Sul 26,47%
Nordeste 18,63%
Norte 7,52%
Centro Oeste 11,11%
Finalistas no Tanque de ideias
Sudeste 46,00%
Sul 20,00%
Nordeste 9,20%
Norte 18,40%
Centro Oeste 6,10%
Sobre o patrocínio da Vale:
A Vale procura desenvolver os territórios onde atua, deixando um legado socioeconômico positivo. O Movimento HotSpot ganha o apoio da empresa por se propor a conjugar inovação e empreendedorismo, viabilizando as melhores ideias ao final do processo seletivo.
Sobre o patrocínio da Riachuelo:
Promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve este projeto.
Sobre a parceria com o Sebrae:
Atualmente, o Sebrae atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar formalização dos empreendedores do setor. O Sebrae presta consultoria a micro e pequenas empresas em gestão empresarial, inovação, planejamento e estratégia, e oferece várias oportunidades para que estes empresários possam trocar experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou pretendem se inserir. O Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos.