segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SENAC RIO FASHION BUSINESSS


Senac Rio Fashion Business consolida o Rio de Janeiro  como um dos 
principais centros da moda brasileira
Maior bolsa de negócios de moda da América Latina alia design e desenvolvimento socioeconômico no Jockey Club, de 9 a 13 de janeiro de 2012

Com investimentos de R$ 16 milhões, a 19ª edição do Senac Rio Fashion Business reafirma o segmento de moda como instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico e social do estado. O evento receberá 70 mil visitantes e 20 mil lojistas convidados, entre eles mil compradores VIPs.
Ao longo dos anos, o Senac Rio Fashion Business http://www.fashionbusiness.com.br/site_novo/) vem se firmando como um importante ponto de encontro de profissionais que norteiam suas ações pelos princípios da economia criativa. Este mercado competitivo em expansão requer profissionais qualificados e inventivos. Afinal, trata-se de um meio que exige soluções rápidas, inteligentes e originais, aliando inovação, uso de novas tecnologias e sustentabilidade. Mais que uma bolsa de negócios, o Senac Rio Fashion Business é, hoje, o disseminador desta nova postura econômica, que valoriza a cultura como importante fonte de renda.

A expectativa para esta edição é de um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando cerca de R$ 760 milhões. Os números representam, para as 300 marcas participantes, venda em atacado de 35% a 50% de suas coleções. O evento cria mais oportunidades de negócios, gera renda e empregos, valoriza as marcas regionais e fomenta a internacionalização do segmento.
Para Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ, que apoia o evento, a qualidade e a criatividade são as principais marcas da moda do Rio de Janeiro, um dos setores que mais emprega no estado e que tem a capacidade de promover a cultura e a identidade fluminenses:

“Por meio da moda, promovemos pessoas empreendedoras, capazes de movimentar os mercados brasileiro e internacional com suas micro e pequenas empresas. E, também, apostamos na constante qualificação dos profissionais que trabalham nas diversas atividades que compõem esta cadeia. É por este motivo que a Fecomércio-RJ apoia e o Senac Rio patrocina este importante evento do segmento. O Senac Rio Fashion Business é a grande vitrine dessa fantástica rede de competências que não para de criar e surpreender”.

Tema
O tema da 19a edição do Senac Rio Fashion Business, Verdejante, vai muito além do conceito ecológico por abranger áreas que influenciam o consumo de moda e que por ele também são influenciados, como a gastronomia, decoração, artes plásticas entre outros. O significado da palavra Verdejante é buscar, na essência, a vitalidade em todas as coisas”, explica Eloysa Simão, empresária e diretora-geral do evento.

Mercado
O mercado fluminense de moda envolve aproximadamente 201,3 mil empregos formais (4,9% do total do estado) e 47,2 mil estabelecimentos (9,0% do total do estado), segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O comércio de bens, serviços e turismo é o principal empregador deste segmento no estado, compreendendo 70,1% dos trabalhadores formais (141.164) e 83,2% dos estabelecimentos (39.307).

Como o mercado de moda tem registrado crescimento permanente nos últimos anos, há cada vez mais demanda por profissionais qualificados. Nesse contexto, o Senac Rio, patrocinador do evento, é uma das principais instituições de capacitação profissional do estado, responsável por garantir empregabilidade aos milhares de trabalhadores do setor. Atuando há mais de 10 anos na área da moda, a instituição leva ao Senac Rio Fashion Business laboratórios interativos dos cursos do seu portfólio, com a participação de alunos in loco.

Moda
Quinze grifes apresentarão suas coleções de inverno para 2012 em passarelas localizadas no Jockey Club Brasileiro e em pontos históricos e turísticos da cidade: Addict, Afghan, Barbara Bela, Cavendish, Cholet,  Francesca Romana Diana, Lix, Maria Filó, Oh, Boy!, Patricia Viera, Sacada, Santa Ephigenia e Victor Dzenk. A marca feminina Anju Anju e a designer Camila Klein farão sua estreia nas passarelas. Patricia Viera abre os desfiles e Victor Dzenk faz o encerramento.

A relevância do Senac Rio Fashion Business é retratada em pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ com 612 empresários do segmento. O levantamento revelou que 30,4% deles utilizam os grandes eventos de moda como referência para sua coleção. Os catálogos foram mencionados por 35,8% e a televisão é inspiração para apenas 16,8%.

Núcleos Criativos
A 19° edição Outono-Inverno do Senac Rio Fashion Business conta novamente com a participação dos Núcleos Criativos, programa criado há dois anos pela Fecomércio-RJ. O programa tem por objetivo inserir a moda carioca e fluminense no mercado nacional e internacional, por meio do desenvolvimento de soluções para o fortalecimento das micro e pequenas empresas do segmento.

Entre estas soluções, destacam-se a consultoria com profissionais especializados em moda e a capacitação em temas de gestão empresarial. Nesta edição do evento serão apresentados 15 Núcleos, que representam as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Angra dos Reis, Volta Redonda, Valença, Barra Mansa, Barra do Piraí, Três Rios e Miguel Pereira, com 78 marcas expositoras.
As empresas dos Núcleos Criativos estarão no Senac Rio Fashion Business e terão a oportunidade de gerar negócios com compradores do Brasil e do exterior, além de apresentar o potencial cultural e econômico das regiões que representam.

Tech Espaço – Loja
A área destinada a inovações tecnológicas para a indústria de moda, o Tech Espaço – Loja, terá como foco, nesta edição, a arquitetura de espaços comerciais. Serão quatro lojas-conceito, onde o visitante vai encontrar novas propostas de merchandising visual e exposição de produtos. Cinco arquitetos participam da iniciativa: Débora Wilcox, Fabio Bouillet, Rodrigo Jorge, Leonardo Pascual, Carlos Alberto Carneiro e Flávio Hermolin. A curadoria é das também arquitetas Patricia Hall e Eva Taquechel.


Fórum de Lojistas - Espaço para troca de experiências e aprendizado
O tradicional fórum de lojistas, um dos locais mais freqüentados do evento, apresentará palestras e debates voltados para a economia criativa na moda e os desafios para seu desenvolvimento. O espaço é voltado aos empresários e visitantes do evento.

A 19ª edição do Senac Rio Fashion Business conta com o patrocínio do Senac Rio e Sebrae Nacional, co-patrocinio dos Correios, apoio da Fecomércio-RJ, Ajorio, IBGM e promoção da Globo Rio.
 
Agenda:

Dia 09/01 (segunda-feira)
17h30 – Patricia Viera - externo

Dia 10/01 (terça-feira)
11h – Cavendish – Jockey
14h30 - Sta Ephigenia – tenda de desfiles
16h – Anju Anju – tenda de desfiles
18h30 – Cholet – tenda de desfiles

Dia 11/01 (quarta-feira)
11h - Maria Filó – tenda de desfiles
13h – Francesca Romana Diana - externo
16h30 – Camila Klein – tenda de desfiles
19h30 – Oh, boy –tenda de desfiles
21h – Addict -  tenda de desfiles

Dia 12/01 (quinta-feira)
11h – Sacada –tenda de desfiles
18h – Afghan – tenda de desfiles
20h – Lix – tenda de desfiles

Dia 13/01 (sexta-feira)
11h – Barbara Bela – tenda de desfiles
19h – Victor Dzenk – tenda de desfiles
 


NOVIDADES SENAC RIO FASHION BUSINESS

TOTEM REINVENTA O INVERNO


O estilo praiano e despojado da Totem entrará no inverno 2012 com uma releitura das peças mais clássicas dos guarda-roupas masculino e feminino. A proposta da coleção da estilista Yamê Reis, é arriscar novos shapes, mesclas e proporções nas calças de alfaiataria, vestidos, camisas e blazers que será lançada no Senac Rio Fashion Business, que acontece entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. A marca pretende levar aos clientes mais descolados peças com cortes assimétricos e sobreposições, mantendo o sucesso do estilo que já dura 15 anos.





CLAUDIA DUARTE E TUSTARE 
APOSTAM EM BIJOUX COM PEDRARIAS


A coleção de inverno 2012 das grifes de bijuterias Claudia DuArte e Tustare vão ditar um inverno com formas delicadas e cheias de personalidade. Ambas as grifes vão apresentar suas criações durante a 19ª edição do Senac Rio Fashion Business, que acontece entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea.
A designer Claudia Duarte refletiu em suas peças as formas da natureza, com peças de metal que lembram favas, folhas e cascas de árvores, e fez uso das tramas com fios de couro e algodão para dar o toque artesanal. As pedras vêm cortadas, quebradas, polidas ou fosqueadas, ora amarradas, ora presas sobre estrutura de metal. A combinação do ouro velho com o preto e do fosco com o brilho dá o aspecto sofisticado e urbano às pulseiras e colares.
Já a Tustare traz o charme e a exclusividade do trabalho artesanal para peças feitas com metais nobres e tradicionais, como o ouro e a prata, a madeira e pedras brasileiras. A designer Guida Taubman Pels, também fez uso de materiais modernos, como o esmalte. Aliás, talento para moda vem de família. Guida é irmã de Mauro Taubman, que criou nos anos 1970 a grife Company.





ELEGÂNCIA VINTAGE NA SPEZZATO

A Spezzato apostou na casualidade e despojamento para a coleção inverno 2012, que será apresentada durante a 19ª edição do Senac Rio Fashion Business, que acontece entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.  A grife é mais uma que vai refletir os cortes elegantes da década de 60, usando materiais naturais como as lãs e os algodões, reformulados a partir de propostas sustentáveis e tecnológicas. Novas estruturas e construções têxteis tornam os fios cada vez mais visíveis e sensíveis ao toque. O lurex aparece soberano, associado ao tweed, às lãs, ao tricot e malhas em geral. Peles autênticas ou ecológicas ultrapassam seu papel de meramente aquecer e aparecem como detalhes importantes em vários modelos. A coleção pretende alcançar os estilos da mulher sexy, romântica e urbana, com peças marcadas por ombros estruturados, silhuetas verticais, bolsos cargo, cintura colocada. O comprimento da saia desce para um pouco acima do joelho. A estamparia trará imagens de prédios, faróis de carros em movimento, aviões e nuvens, mas o xadrez e o risca de giz também terão destaque.  O acessório da vez é o cinto, de diferentes larguras e cores.


MODA BIJU APRESENTARÁ TENDÊNCIAS
 COM TEMÁTICAS DE ESTILO

O Moda Biju Brasil, do Senac Rio Fashion Business, virá com uma novidade para facilitar a escolha dos compradores de bijuterias da coleção inverno 2012. Um espaço institucional com quatro vitrines, onde será realizada uma pequena amostra das principais tendências da estação. De acordo com a curadora do Moda Biju, Andrea Kraemer, o objetivo é dar um viés didático ao comprador sobre a variedade apresentada pelos expositores.  As quatro vitrines serão: Preto Mágico, com uma atmosfera escura e atraente que irá destacar o contraste das peças impactantes e sofisticados e bem trabalhados em metal escurecido, resinas, pasta de vidro, rebites, plumas, pedras e cristais. Luxo retro, inspirado nos anos 70 para uma mulher de estilo glamoroso, com peças de metal anodizado, resinas, pasta de vidro e pérolas, envolvendo também o couro, plumas e peles. Clássico excêntrico, voltado para um estilo chic, com bijus em pérolas, strass, cristal, esmalte, fitas de veludo e tweed  couro e peles. New Gold, com efeitos brilhantes e metalizados valoriza luzes, brilho e ouro, com muito metal dourado, malha de metal, resinas, mini pérolas, lantejoulas, couros, miçangas. A 19ª edição do evento acontece entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea.





RIO-À-PORTER


Amanhã terá início a edição de Inverno 2012 do Rio-à-Porter, salão de negócios do Fashion Rio. e as  coleções e tendências que os expositores apresentarão para a temporada. Esta edição do salão terá muitas novidades. A primeira delas é que o evento será realizado na Casa Firjan da Industria Criativa, em Botafogo. O palacete de 1910, que pertenceu à família Guinle, vai abrigar até sexta-feira, dia 13/01, 108 marcas, entre grifes do line up do Fashion Rio, marcas escolhidas pela curadoria do evento e pólos criativos.
 Além de fomentar os negócios, o salão promoverá também uma agenda de palestras e encontros de Economia Criativa, que discutirão o design em suas variadas vertentes. Os encontros receberão grandes nomes como Cesar Villela, Charles Gavin e Sérgio Rodrigues. Confira abaixo a programação:


11/01     –             11h         | Preview Caderno Perfil
Macro Tendências Verão 2012/2013
Senai Moda & Design

11/01     –             15h         | Identidade, Música, Design, Bossa Nova
Charles Gavin conversa com Cesar Vilella

12/01     –             11h         | Influências: Moda & Comportamento
Stylesight

12/01 -                 15h        |Beleza & Imagem
Fernando Torquatto

13/01     -              11h         | O universo feminino e a moda 201
2 ELLE + WGSN

13/01     –             15h         | Inspiração, Design e o DNA Criativo Brasileiro
Sérgio Rodrigues

O salão contará também, pela primeira vez, com uma champanheria. O espaço será operado pelo Barzin – bar e restaurante fruto da parceria entre Bruno de Luca, Cacá Bueno, Di Ferrero e Túlio Dek – e será o ponto de encontro de compradores e profissionais da Moda durante os Happy Hours promovidos pelo salão, outra novidade desta edição. A programação ficará por conta do RP carioca Ricardo Lowndes Dale. A abertura, no dia 10/01 (terça-feira), terá apresentação da DJ Scarlet. No dia seguinte, a cantora Marcella Fogaça soltará a voz em um pocket show exclusivo para compradores e convidados. A programação termina na quinta-feira (dia 13/01) com outro pocket show exclusivo. Dessa vez, do cantor Noé Klabin. Os Happy Hours acontecerão sempre às 19h.

Serviço Rio-à-Porter
Data: de 10/01 a 13/01
Horário: dias 10/01, 11/01 e 12/01 – de 10h as 20h // Dia 13/01 – de 10h as 17h

Twitter: https://twitter.com/#!/fashionrio