INSCRIÇÕES PARA
MOVIMENTO HOTSPOT SE ENCERRAM
COM 1642 PROJETOS
PARTICIPANTES
Ideia, Moda e
Fotografia foram as categorias que receberam mais inscrições.
87 projetos são do
Pará.
Curadores começam
a selecionar os melhores trabalhos que passarão para a próxima
etapa.
Quem são os novos talentos
criativos do Brasil? Esta pergunta começa a ser respondida com o encerramento da
primeira fase do Movimento HotSpot (MHS). Através do Portal www.movimentohotspot.com, dá para
conhecer os 1642 projetos inscritos para participar do prêmio de Inovação, que
já está mapeando e revelando a criatividade no país.
“Os candidatos entenderam o nosso
principal objetivo”, avalia Paulo Borges, Presidente do Conselho do IN-MOD e um
dos idealizadores do projeto. “O prêmio não é o fim, é o meio. Nossa intenção
foi e continua sendo a de conectar as pessoas e dar uma oportunidade para que
elas exponham seu talento e que o mercado veja isso”, completa.
Muitas (boas) ideias já ganharam
visibilidade nestes cinco meses que o portal está ativo, recebendo as inscrições
e mostrando os trabalhos em 11 categorias da criatividade. Ele tem recebido uma
média de 350 mil views por mês. As categorias que receberam mais inscrições
foram, pela ordem, Moda (391 projetos), Idéia (387)
e Fotografia (229). Na sequência, aparecem
Ilustração (com 160 projetos inscritos), Filme e
Vídeo (123), Design (109), Música (96),
Design Gráfico (63), Arquitetura (34),
Cenografia (30) e Beleza (20).
O mapeamento das inscrições
mostra que o Pará inscreveu 87 projetos no total, sendo o Estado da região
Norte/Nordeste com o maior numero de candidatos.
A partir de agora, e até o final
do mês de setembro, são os curadores do Movimento HotSpot que vão julgar e
selecionar os melhores trabalhos, para passar para a próxima etapa: os Festivais
Regionais. Para fazer esta avaliação, o MHS se cercou de um time de
profissionais de renome em suas áreas, que tem a missão de buscar os melhores
projetos pautados pela inovação e ineditismo. Além dos critérios de avaliação
pertinentes a cada categoria, serão levados em consideração criatividade,
originalidade, relevância, sensibilidade, bem como outros aspectos técnicos,
artísticos e científicos.
Mais sobre o projeto:
Com o patrocínio da Vale e da
Riachuelo e em parceria com o Sebrae Nacional, o Movimento HotSpot busca, expõe
e premia talentos, inovadores e criativos, em 11 categorias – arquitetura,
beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia,
ilustração, moda e música.
Dividido em várias etapas, o MHS
tem duração de aproximadamente um ano e meio. Investindo em talentos regionais,
o projeto vai mostrar o potencial da economia criativa em todo o Brasil. Um
grupo de curadores experts em suas áreas será responsável por escolher os
melhores projetos. Depois da etapa de Scouting (busca), que acabou de acontecer,
serão realizados festivais regionais em 10 cidades com exposição dos trabalhos
selecionados e intervenções artísticas e culturais.
Os finalistas participam do
Tanque de Ideias, uma espécie de imersão criativa com a duração de três semanas,
no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde deverão cumprir tarefas e desenvolver
projetos sob orientação dos curadores. Os vencedores em cada categoria serão
revelados em um grande festival final em São Paulo.
Todos os vencedores receberão um
prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$
200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado
receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no
São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.
Sobre o patrocínio da
Vale:
A Vale procura desenvolver os
territórios onde atua, deixando um legado socioeconômico positivo. O Movimento
HotSpot ganha o apoio da empresa por se propor a conjugar inovação e
empreendedorismo, viabilizando as melhores ideias ao final do processo
seletivo.
Sobre o patrocínio da
Riachuelo:
Promover a universalização da
arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora
do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve
este projeto.
Sobre a parceria com o
Sebrae:
O Sebrae vai aproximar e
qualificar os pequenos negócios para atender ao mercado que demanda muita
criatividade e inovação. Os projetos finalistas serão capacitados com foco no
mercado, permitindo mais competitividade e novos negócios.
Twitter: movhotspot
Facebook: movhotspot
Nenhum comentário:
Postar um comentário