terça-feira, 24 de março de 2009

Novos consumidores de moda...

Só para complementar o texto publicado na minha coluna semana passada... A moda a que me refiro é aquela que vai além do comum e propõe um novo shape.
E quanto a critica construtiva sobre o "modismo" usado nas telenovelas, foi apenas para dizer que muitas vezes as tendências da moda são antecipadas nas passarelas e posteriormente (tardio) nas novelas.

E dando continuidade ao assunto consumo de moda... Ao mesmo tempo em que temos uma indústria da moda preocupada em captar os anseios do subconsciente dos consumidores para poder transformá-los em produtos vendáveis. É possível perceber ver vários estilos de consumidores, que vão dos que só usam marcas, os que “tanto faz” e os que não usam. Esses últimos por sinal, até fazem questão de tirar as etiquetas externas e customizar as peças. Mas, tem também os que não gostam de seguir tendências de estações e muito menos usar uma moda com idade definida.
Se parar para pensar melhor, é um tipo de movimento “anti-moda” silencioso, mas que vem crescendo a cada dia. Seria um consumidor mais consciente, em busca das melhorias do seu bem-estar físico (saúde e conforto), social (ex: ecologicamente correto, etc) e até sua auto-estima pela estética. Uma vez que o consumidor da era 2000, não mais quer seguir os padrões estéticos de seus antepassados, e hoje, sabe administrar o seu envelhecimento lançando mão das inúmeras nanotecnologias, academias de ginástica, intervenções cirúrgicas, etc.

E a moda por sua vez está procurando se adaptar aos novos estilos de consumidores. É como se não mais vendesse roupas para determinada idade e sim, para um ou mais estilos de vida, acabando com rótulos e preconceitos. Afinal, o conceito do que se era “velho” está ultrapassado. É preciso avaliar o que estamos descartando... Um celular, computador ou carro que são trocados a cada lançamento? O que acontece com os que se tornam obsoletos? Como fica o nosso planeta com tantos lixos não biodegradaveis? O consumidor de hoje quer conforto, segurança, qualidade e principalmente respeito.E você, o que quer?

Nenhum comentário: