sexta-feira, 1 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO "JÓIAS DE NAZARÉ"

Joias e mantos recobrem de fé a padroeira dos paraenses


Com mais de 90 peças em ouro, prata e gemas minerais e orgânicas será aberta nesta sexta-feira (1º), às 18h, no Espaço São José Liberto, a exposição “Joias de Nazaré 2010 e Nazaré de Todos Nós – Arte Recoberta de Fé”, promovida pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/ Museu de Gemas do Pará, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Associação dos Amigos dos Museus (AMU-PA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

Realizada desde 2003, a exposição “Joias de Nazaré” este ano estará ao lado da mostra de mantos “Nazaré de Todos Nós”, incluindo 12 peças usadas em Círios no interior do Estado, organizada pelo Museu do Círio.

Montada na Casa do Artesão, a exposição será aberta com uma celebração religiosa na Capela do São José Liberto. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida até a Casa do Artesão, onde será recepcionada pela Orquestra Infanto-juvenil de Violinos da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Workshop - Como acontece há várias edições da mostra, o processo de criação das joias foi desenvolvido durante um workshop, com a participação de designers vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. Coordenado este ano por Rosângela Gouvêa, professora e coordenadora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o workshop resultou na coleção que ficará exposta até 30 de outubro, no horário de funcionamento do São José Liberto.

Devido à Festividade do Círio, a partir do dia 4 o Espaço estará aberto ao público de segunda-feira a sábado, de 09 às 19h, e aos domingos, de 10 às 19h.
Só não haverá funcionamento no domingo (3), em função das eleições, no dia do Círio de Nazaré (10) e na segunda-feira do Recírio (25).

A coleção inclui colares, pingentes, anéis, brincos, braceletes e broches, com preços variando de R$ 30,00 a R$ 2.450,00. Mantos de várias épocas usados para recobrir a imagem de Nossa Senhora no Círio serviram de inspiração aos designers.

Trabalhamos a iconografia de Círios realizados em outras cidades, incluindo elementos da cultura local. Nosso objetivo foi retratar as características intrínsecas aos municípios, no que se refere ao culto à Maria, à religiosidade local. O trabalho se traduziu em diversas peças, que mostram a identidade dos municípios participantes da mostra ‘Nazaré de Todos Nós’. Durante o workshop, cada designer trabalhou a visão da fé em um município, fazendo um paralelo com a religiosidade existente em Belém”, explicou a professora Rosângela Gouvêa.

Serviço:
Exposição “Joias de Nazaré 2010 e Nazaré de Todos Nós – Arte Recoberta de Fé”.
De 1º a 30 de outubro, na Casa do Artesão/Espaço São José Liberto.
Visitação: De segunda a sábado, de 09 às 19h, e aos domingos e feriados, de 10 às 19h.
Entrada franca.


Nenhum comentário: