terça-feira, 31 de março de 2009

Making Of de VIDA BELA








Veja o making of da coleção de inverno/2009 da Vida Bela, marca que começou com uma pequena loja na Rua Augusta, quatro anos depois se expandiu para o Brás e Bom Retiro e agora está presente em mais de 1000 lojas multimarcas de todo o Brasil.

Para esta coleção, a equipe de estilo se inspirou no universo das groupies, garotas cheias de estilo e atitude que fazem de tudo para conseguir fazer parte da vida dos seus ídolos.

Os grafites das paredes foram feitas pelo Magoo Félix, artista ícone da cultura pop urbana, especialista em aerografia, uma técnica de pintura que utiliza uma pequena pistola ligada a um compressor de ar para produzir jatos de tinta.


Modelos: Cheuri (Agência TEN) e Ellen Melo (Ag. Mônica Monteiro)
Fotografo:Eduardo J. Colesi


Acessórios Sobral...


A marca Sobral trabalha exclusivamente com resina, criando acessórios com status de jóias que já conquistaram criadores internacionais, como Karl Lagerfeld, e Agnès B..

Carlos Alberto Sobral, à frente da criação e presidente da empresa, começou a vender suas peças nos anos 70, na feirinha hippie da General Osório, em Ipanema, e hoje tem vários pontos de venda espalhados pelo Brasil e pelo mundo, em países como França, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça.

Criando peças inéditas e sofisticadas ou, como o próprio Sobral define, “Objetos Poéticos”, a marca criou um estilo único de se trabalhar a resina. Em 2008, o designer assinou uma linha exclusiva de acessórios em parceria com Karl Lagerfeld, para a coleção verão do kaiser, além de um anel para a marca francesa Agnès b..

A Sobral tem dois pontos nobres em Paris, aonde tem atraído os olhares da moda internacional: na Rue Du Temple (atacado) e na Ile de Sant Louis (varejo), coração da moda e da cultura parisienses. Por lá mesmo, o designer participa, desde 2001, da Bijorhca Paris, a maior feira internacional em jóias, relógios e acessórios para moda.

O talento e a criatividade de Carlos Sobral já lhe rendeu, em seis diferentes oportunidades, o prêmio Etòile de Mode do salão Bijorhca – Eclat de Mode, concorrendo entre mais de 600 expositores de vários cantos do mundo, por júris de estilistas, escolas de moda de Paris e imprensa especializada.

Natura Faces.Zip




Uma linha de produtos que se inspira no estilo versátil e ousado das mulheres jovens sempre em busca de novidades para o seu dia-a-dia.

Essa é a linha Natura Faces.Zip, que agora traz ao mercado nove produtos inéditos com embalagens compactas e que se conectam entre si. São sombras glitter, gloss e máscara para cílios que conectam-se por meio da tampa, criando assim diversas combinações de cores e estilo para realçar olhos e lábios. É ultra praticidade na bolsa, hein?!

Marca GATABAKANA lança coleção inverno/2009



A atriz e apresentadora Daniele Suzuki causou um grande frisson durante o primeiro dia do Donna Fashion DC, ocorrido entre os dias 3 a 6 de março, no Beira Mar Shopping, em Santa Catarina. Ela foi o destaque do desfile da marca GATABAKANA que apresentou sua coleção Inverno 2009 e encerrou o primeiro dia de desfile do evento.

A coleção da GATABAKANA é inspirada nos hippies que surgiram no estado americano da Califórnia, no final da década de 60. Com o tema "O Inverno do Amor", a marca resgata toda a cultura, música, estilo e comportamento dessa década. Como resultado uma coleção colorida, irreverente e com muito charme.

Jeans Equus & Ana Hickmann


Dia 26/03 foi o lançamento da coleção inverno/2009 Ana Hickmann Equus. O coquetel contou com a presença da apresentadora e vips, como Virginia Nowick, Mônica Monteiro, Adriana Colin e Marcelly Casagrande. O tema da coleção é Marilyn Rock e apresenta tendências da moda punk rock dos anos 80 misturado à sensualidade da eterna estrela de cinema Marilyn Monroe.

Crítica Construtiva para a Moda Paraense

Se na moda, nada se cria e tudo se copia... Que tal os estilistas e designers (recém formados e não-formados) que estão surgindo por aqui (Belém), buscarem uma “releitura” um pouco mais original? O nome já diz tudo...”Reler”- criar algo com o seu olhar, usando e abusando da pesquisa de novos materiais, shapes, etc.
Aliás, conto no dedo os que fazem boas pesquisas como os integrantes do Moda Pará, alguns do Caixa de Criadores, dentre outros.
Seria bom que alguns jovens criadores dessem “um tempo” naquela “febre” de vestidinhos florais “costumizados” com lacinhos e botões coloridos. Tudo ficou muito parecido com os estilos românticos de Ronaldo Fraga e Adriana Barra. Tudo bem que eles sejam fonte de inspiração, mas não exagere. Busque sua identidade.
Já que o artesanato está incluso na moda, como foi o tema da última edição de São Paulo Fashion Week. Não deixa de ser uma boa fonte de pesquisa para o segmento de acessórios e vestuário, uma vez que a cultura paraense é muito rica nas referências portuguesas, francesas e indígenas. Mas, sem ser clichê.

E por falar em Ronaldo Fraga, o estilista mineiro recebeu o prêmio “Faz Diferença”, do jornal carioca O Globo para homenagear os brasileiros que contribuíram para transformar o país. Ronaldo ganhou na categoria moda que desenvolveu frente ao projeto “Talentos do Brasil”, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e que visa estimular a troca de conhecimento entre as cooperativas de artesãs de todo o Brasil.
Entre os trabalhos, estão os desenvolvidos em São Borja (RS) que utilizou a crina de cavalo e de lã. Já em Coxim (MS), foi o couro de peixe e no agreste paraibano com a renda labirinto. Segundo o estilista, tal parceria fortalece a auto estima e reafirma a cultura de quem faz.
Enfim, como jornalista e critica de moda, há mais de uma década, posso dizer que Belém tem excelentes criadores de vários segmentos, destaque para o setor joalheiro. Já o segmento de roupas e acessórios (ex: bolsas, sapatos) está amadurecendo. O fato de ainda não ter um pólo industrial, traz para o trabalho artesanal características que o torna único e o afasta das “tendências industrializadas”. Isso talvez explique a presença de peças “hand made” assinadas pelo grupo Moda Pará, nos editoriais especiais da revista Vogue Brasil. Tudo é um começo, portanto, “mãos a obra”!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Plastic Dreams


A Melissa inova mais uma vez e, dando início às comemorações pelos seus 30 anos, lança a revista Plastic Dreams. Com projeto assinado pela agência Casa Darwin, conteúdo editorial da House of Palomino, a Plastic Dreams chega em março na Galeria Melissa, lojas especializadas e mailing exclusivo de consumidoras.

No conteúdo, belíssimos editoriais de moda, balanço das semanas de moda no Brasil e no mundo, entrevistas, dicas de estilo, beleza e ainda toda a coleção de inverno da Melissa.

O destaque são os cliques exclusivos da supertop britânica Agyness Deyn ( garota propaganda Ellus Inverno/2009 ) feitos pelo fotógrafo Miro, em São Paulo. Agyness, ganha a capa da Plastic Dreams e perfil de duas páginas.

A primeira edição da Plastic Dreams tem tiragem de 300 mil exemplares e em 64 páginas reúne matérias sobre moda, cultura pop, comportamento e turismo.

Melissa
www.melissa.com.br

Malvino & Grendha





O ator Malvino Salvador, o galã do momento, é a estrela do novo lançamento de Grendha, mas quem promete roubar a cena são os cinco novos modelos da marca. A coleção traz rasteirinhas, sandálias, tamancos e sapatilhas (ex: peep-toe, etc) para mulheres de todos os estilos.

Coleção Taj Mahal da VIVARA



Tanto a atriz Juliana Paes quanto "Maya", personagem interpretada pela atriz em “Caminhos da Índia” - novela da TV Globo, renderam-se definitivamente aos encantos dos brincos da nova coleção Taj Mahal da marca de jóias Vivara.
Os brincos da Vivara são feitos em ouro amarelo 18k, brilhantes, quartzo rosa, ametista e água marinha. A jóia, inspirada na obra que nomeia a coleção, é uma homenagem a grande história de amor que envolve o monumento, considerado uma das 7 maravilhas do mundo.

Moda Paraense na Vogue





É, o estilo "hand made" está em voga...Saiu na edição especial da revista Vogue Brasil de Março/2009 roupas e acessórios de marcas integrantes do grupo Moda Pará (by Sebrae-Pa) que expuseram sua coleção no último Fashion Business do Fashion Rio - Inv/2009. Destaque para as bolsas-carteiras da GUINÉ, assinadas pela designer carioca (radicada em Belém-Pa) Rosa Leal. Veja fotos acima.







quinta-feira, 26 de março de 2009

Feira HAIR BRASIL


De 28 a 31 de março, será realizada o Hair Brasil - Maior feira de cosméticos da Beleza nacional e internacional.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Outono/2009 by Adriana Barra


A estilista Adriana Barra convida para lançamento da sua coleção outono/2009 na loja do Rio de Janeiro e São Paulo. Vale a pena ver também a linha de papelaria, tudo com estampas exclusivas.
Na foto: Modelo larissa Lazaretti (ex-modelo da Mello Model´s que mora no RJ)

terça-feira, 24 de março de 2009

Capital Fashion Week











Para quem ainda não conhece o Capital Fashion Week (CFW), é a semana de moda de maior destaque na região centro-oeste do país e lançou sua coleção inverno/2009, em Brasília, entre os dias 12 e 14 nesse mês.

Durante três dias, o evento contou com desfiles das marcas SummerShop, Confraria, Avanzzo, 2Tempos, Jukaf, “Se Essa Roupa Fosse Minha”, Akihito Hira, Clarice Garcia, Sann Marcuccy, Eliel Sallustiano, Camila Prado, Romildo Nascimento, “Talentos do Brasil (Projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário) e alguns alunos de design de moda do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

O CFW tem o apoio do “TEXBRASIL” - Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira criado pela ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e pela APEX-BRASIL (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Dentre as propostas da moda, destaque para a cor preta, grafite, azul e vermelho, xadrezes e tecidos com brilho em diversos shapes que vão da silhueta slim ao falso volume (acesse o site http://www.cfw.com.br/).

Novos consumidores de moda...

Só para complementar o texto publicado na minha coluna semana passada... A moda a que me refiro é aquela que vai além do comum e propõe um novo shape.
E quanto a critica construtiva sobre o "modismo" usado nas telenovelas, foi apenas para dizer que muitas vezes as tendências da moda são antecipadas nas passarelas e posteriormente (tardio) nas novelas.

E dando continuidade ao assunto consumo de moda... Ao mesmo tempo em que temos uma indústria da moda preocupada em captar os anseios do subconsciente dos consumidores para poder transformá-los em produtos vendáveis. É possível perceber ver vários estilos de consumidores, que vão dos que só usam marcas, os que “tanto faz” e os que não usam. Esses últimos por sinal, até fazem questão de tirar as etiquetas externas e customizar as peças. Mas, tem também os que não gostam de seguir tendências de estações e muito menos usar uma moda com idade definida.
Se parar para pensar melhor, é um tipo de movimento “anti-moda” silencioso, mas que vem crescendo a cada dia. Seria um consumidor mais consciente, em busca das melhorias do seu bem-estar físico (saúde e conforto), social (ex: ecologicamente correto, etc) e até sua auto-estima pela estética. Uma vez que o consumidor da era 2000, não mais quer seguir os padrões estéticos de seus antepassados, e hoje, sabe administrar o seu envelhecimento lançando mão das inúmeras nanotecnologias, academias de ginástica, intervenções cirúrgicas, etc.

E a moda por sua vez está procurando se adaptar aos novos estilos de consumidores. É como se não mais vendesse roupas para determinada idade e sim, para um ou mais estilos de vida, acabando com rótulos e preconceitos. Afinal, o conceito do que se era “velho” está ultrapassado. É preciso avaliar o que estamos descartando... Um celular, computador ou carro que são trocados a cada lançamento? O que acontece com os que se tornam obsoletos? Como fica o nosso planeta com tantos lixos não biodegradaveis? O consumidor de hoje quer conforto, segurança, qualidade e principalmente respeito.E você, o que quer?

Editora lança livro de Gilson Martins




Você já viu as bolsas e mochilas do designer Gilson Martins (http://www.gilsonmartins.com.br)? Elas são todas estilizadas e tem os pontos turisticos do Rio de Janeiro como principal inspiração e, nosso Brasil também!
E a editora Estação das Letras Letras e Cores resolveu lançar dia 25 desse mês, um livro que fala do trabalho desse maravilhoso designer, etc. Vale a pena fazer essa aquisição!


Critica de moda...

Publiquei na semana retrasada, em minha coluna de moda, uma pequena critica construtiva sobre o mercado da moda em Belém. Não estou falando das franquias das marcas e nem das multimarcas que já trabalham com marcas renomadas(ex: maison Euforia, La Rocha, All Together, W249, etc).. Mas refiro-me a outras lojas que estão em shoppings e na Braz de Aguiar.
Salvo exceções, pois sabemos que há publico "pra tudo".
E como sou favor da moda lançada pelos formadores de opinião como marcas participantes de São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, etc. Fico ansiosa que as peças possam estar nas vitrines paraenses...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Veja matéria sobre cosméticos orgânicos ...

Adorei a matéria sobre a venda dos cosméticos orgânicos na revista Época e achei interessante compartilhar com quem lê o blog.
ÉPOCA dá a resposta com uma lista de produtos desse tipo e outros que têm “marketing verde” para o leitor não se arrepender depois da compra:

O que faz de um cosmético um produto orgânico? Como no Brasil não há uma regulamentação oficial da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o produto, saber responder a essa pergunta pode evitar que você gaste mais do que deveria ou use um produto que, na verdade, não traz nenhum benefício orgânico.
No Brasil, os principais selos são do Instituto Biodinâmico (IBD) e da francesa Ecocert, que segue as mesmas diretrizes de outras seis certificadoras da Europa. Cada um, no entanto, tem critérios diferentes e muito rigorosos (leia o quadro na próxima página). “Não existe uma linguagem mundial para dizer quem é orgânico”, diz o cosmetologista Maurício Pupo.
O que faz dos orgânicos e naturais diferentes dos cosméticos convencionais é uma porcentagem variada de ingredientes certificados, dependendo do selo. Eles não possuem matéria-prima sintética, derivados de petróleo (como silicone e óleos minerais) ou produtos geneticamente modificados e testados em animais. Também são livres de agrotóxicos.
A produção dos orgânicos em escala industrial é praticamente impossível por causa do alto custo, diz Pupo. Por isso, as empresas criam caminhos mais fáceis para fazer produtos que carreguem o conceito de “natural ou orgânico”, mas com fabricação viável. São os chamados “bio”, fruto de acordos entre grandes laboratórios europeus interessados no apelo comercial dos orgânicos, mas incapazes de produzi-los em larga escala.
Cada empresa costuma atender a apenas parte das exigências de certificação: ou usam algum ingrediente com certificação de orgânico ou natural, ou não testam em animais, ou não usam produtos derivados de petróleo ou, ainda, alguns desses itens somados.
Veja mais detalhes no site:
Você é um consumidor verde?
Saiba as características de um consumidor verde, segundo o IBD - Leva em conta o impacto ambiental na produção e no consumo para avaliar a qualidade de um produto;
- Está disposto a pagar preço maior por produtos ecológicos;
- Não se importa com embalagem, que deve ser simples e atender as necessidades a que se propõe;
- Prefere produtos com embalagens biodegradáveis, recicláveis ou retornáveis;
- Prefere não carregar compras em embalagem de plástico;
- Escolhe produtos isentos de corantes;
- Está atento à biodegradabilidade ou degradabilidade do produto;
- Recusa produtos que contenham derivados de flora em extinção;
- Recusa produtos que contenham derivados provenientes de sacrifício animal
- Procura produtos certificados e valoriza a certificação;
- Está atento ao comportamento e cultura das empresas;
- Valoriza a responsabilidade sócio-ambiental;
- Não aceita produtos testados em animais.

Critica de moda...

Vestido longo estampado/verão/2008


Vestido xadrez - verão/2008

Realmente deve ser difícil vender moda aqui em Belém...Ou, o lojista não vende porque seu consumidor não compra, ou, o cliente não compra porque não vê oferta. Já escutei que alguns representantes não conseguem vender o “hype” da moda para determinados lojistas, pois esses dizem que seus clientes é que não compram. E assim, a moda custa a chegar por aqui.

Estou falando de comprar moda atualizada, aquela que é proposta por marcas formadoras de opinião, lançadas nos showrooms e passarelas a cada 06 meses, antes da próxima coleção/estação chegar. E que estão nas vitrines e na mídia, digamos que uma “trendy” que pode ser absorvida na integra ou adaptada.
Segundo pesquisas, os “fashionistas” absorvem a moda de imediato e seu “time” de uso tem uma média de 06 meses e a grande massa, quase 01 ano depois. Principalmente nas cidades que não tem pólo industrial de moda e consequentemente, menor acessibilidade.


Sem querer generalizar, pois sei que tem muita gente que gosta de novidade também. Mas não posso deixar de registrar fatos que acontecem por aqui. Ou seja, de gente que demora assimilar essas tendências.


Imagine que somente agora é que a mulherada está começando a procurar vestidos longos (estilos casuais) estampados, justamente quando já estão saindo de moda ( o longos estão mais nos looks festas) e o comprimento midi ou “longuete” é que está em voga. Essa demanda seria por causa dos looks de algumas novelas que enfocam o verão, surf e praia? Mas, já estamos no inverno chuvoso e consequentemente as roupas ficam mais escuras, o comprimento encurta para não encharcar as barras dos vestidos ou das calças quando descemos do carro para ir a qualquer lugar a pé, certo?!


Bem, as vendedoras até tentam explicar que só tem o que sobrou da liquidação, pois já estão recebendo a nova coleção de inverno, mas tem gente que ainda sai reclamando.

Só para se ter uma idéia da desinformação de moda, é que várias consumidoras rejeitaram o xadrez colorido que algumas multimarcas e franquias paraenses apostaram seis meses atrás, já que na São Paulo Fashion Week várias marcas apostaram como a Cavalera, “Do Estilista”, dentre outras. Tudo no estilo "grunge", “country urbano” ou “romantismo campestre trazendo vestidinhos retrôs, coletes, short saruel...e nada! O motivo? Acharam o xadrez parecido com o traje de “festa junina” e, só agora é que chegou na C&A de Belém. Será que a demanda só vai acontecer quando começar a novela do "povo brejeiro"?

sábado, 14 de março de 2009

Mega Polo de Moda...

1)Fernanda Lima (garota propaganda da campanha inverno/2009 do Mega Polo de Moda _ evento de moda do shopping Brás:

2)Rodrigo Lombardi:
3)Juan Alba 4) Carlos Casagrande:

5)Ana Hickmann:
6)Desfiles de várias marcas:
Fotos: Assessoria de imprensa

Veja a cobertura do evento de moda em sampa que trouxe 15 mil lojistas de todo o Brasil, o famoso "MEGA POLO DE MODA"... Onde? detalhes na minha coluna de moda - na Revista Diário (do Jornal Diário do Pará) nesse domingo ou acesse a versão eletrônica da revista pelo site: http://ee.diariodopara.com.br/

Não aguento mais as liquidações de Belém...

Foto: recorte da nota publicada dia 08/03/09 na Revista Diário (no Jornal Diário do Pará).

Domingo passado publiquei em minha coluna de moda uma nota sobre as "liquidações de moda " que estão nas franquias e multimarcas localizadas em shoppings e ruas de Belém...Sinceramente, não aguento mais! Até porque algumas marcas já anteciparam suas coleções e estão com preços bons e similares aos descontos daquela peça dejavú que está na "queima".
Viajei em janeiro para fazer a cobertura do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week e já estavam na "liquida". Enfim, retornei e já estamos chegando na quinzena de março e o pessoal daqui ainda nesse "pinga pinga"... Tudo bem que a ostentação está em baixa, mas as pessoas estão procurando roupas para trabalhar, para ir a festas, etc... E quem vive do mercado da moda não pode parar, ou vai desistir?

Making Of da campanha Arezzo




Fotos: Assesoria de imprensa MSG

Para os curiosos de plantão, aqui vão algumas fotinhos do making of da campanha inverno/2009 da Arezzo que mais uma "botou pra quebrar"...é dez!

Juliana Paes na coleção da Arezzo inverno/2009







Fotos: Assessoria de imprensa/SP
A atriz Juliana Paes é novamente a garota propaganda da AREZZO, só que dessa vez para a coleção inverno/2009. A tacha dourada no couro marrom é uma das grandes apostas da eclética coleção da marca que promete estilos e designs para todos gostos...Maravilhooosssaaa!!!!
Ficha técnica:

Direção de Criação: Giovanni Bianco
Direção Geral: Claudia Narciso
Styling: Flavia Pommianosky e Davi Ramos
Beleza: Daniel Hernandez
Fotógrafo: Gui Paganini

terça-feira, 10 de março de 2009

Moda Paraense: Caixa de Criadores...




O Caixa de Criadores nasceu em 2006 numa reunião de cerca de 10 jovens criadores que queriam espaço pra mostrar suas criações e assim ganhar dinheiro com o que faziam. Mas cinco deles resolveram colocar a "mão na massa" e movimentar um evento que começou como um bazar e virou um dos principais eventos de moda de jovens criadores.

Os fundadores se chamam: Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage, Junior Oliveira, Jackye Carvalho. E o "Mercado de Moda" passou a se chamar "Caixa de Criadores e ter duas temporadas por ano. Com a participação de marcas consolidadas no mercado e marcas iniciantes. De lá já surgiu várias parcerias de marcas que abrem loja juntas.

O Caixa de Criadores na verdade é um projeto que procura investir no desenvolvimento profissional desses criadores que ofertam palestras realizadas em parceria com universidades e eventos de moda e design, com o apoio do SEBRAE-PA.
Projeto esse que mudou o olhar dos consumidores locais e movimentou o mercado da moda paraense, seja para quem compra ou para quem vende.