segunda-feira, 16 de março de 2009

Veja matéria sobre cosméticos orgânicos ...

Adorei a matéria sobre a venda dos cosméticos orgânicos na revista Época e achei interessante compartilhar com quem lê o blog.
ÉPOCA dá a resposta com uma lista de produtos desse tipo e outros que têm “marketing verde” para o leitor não se arrepender depois da compra:

O que faz de um cosmético um produto orgânico? Como no Brasil não há uma regulamentação oficial da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o produto, saber responder a essa pergunta pode evitar que você gaste mais do que deveria ou use um produto que, na verdade, não traz nenhum benefício orgânico.
No Brasil, os principais selos são do Instituto Biodinâmico (IBD) e da francesa Ecocert, que segue as mesmas diretrizes de outras seis certificadoras da Europa. Cada um, no entanto, tem critérios diferentes e muito rigorosos (leia o quadro na próxima página). “Não existe uma linguagem mundial para dizer quem é orgânico”, diz o cosmetologista Maurício Pupo.
O que faz dos orgânicos e naturais diferentes dos cosméticos convencionais é uma porcentagem variada de ingredientes certificados, dependendo do selo. Eles não possuem matéria-prima sintética, derivados de petróleo (como silicone e óleos minerais) ou produtos geneticamente modificados e testados em animais. Também são livres de agrotóxicos.
A produção dos orgânicos em escala industrial é praticamente impossível por causa do alto custo, diz Pupo. Por isso, as empresas criam caminhos mais fáceis para fazer produtos que carreguem o conceito de “natural ou orgânico”, mas com fabricação viável. São os chamados “bio”, fruto de acordos entre grandes laboratórios europeus interessados no apelo comercial dos orgânicos, mas incapazes de produzi-los em larga escala.
Cada empresa costuma atender a apenas parte das exigências de certificação: ou usam algum ingrediente com certificação de orgânico ou natural, ou não testam em animais, ou não usam produtos derivados de petróleo ou, ainda, alguns desses itens somados.
Veja mais detalhes no site:
Você é um consumidor verde?
Saiba as características de um consumidor verde, segundo o IBD - Leva em conta o impacto ambiental na produção e no consumo para avaliar a qualidade de um produto;
- Está disposto a pagar preço maior por produtos ecológicos;
- Não se importa com embalagem, que deve ser simples e atender as necessidades a que se propõe;
- Prefere produtos com embalagens biodegradáveis, recicláveis ou retornáveis;
- Prefere não carregar compras em embalagem de plástico;
- Escolhe produtos isentos de corantes;
- Está atento à biodegradabilidade ou degradabilidade do produto;
- Recusa produtos que contenham derivados de flora em extinção;
- Recusa produtos que contenham derivados provenientes de sacrifício animal
- Procura produtos certificados e valoriza a certificação;
- Está atento ao comportamento e cultura das empresas;
- Valoriza a responsabilidade sócio-ambiental;
- Não aceita produtos testados em animais.

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