quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SPFW hospedará a exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 2”


Mostra multimídia permanece na Bienal após semana de  desfiles e  terá entrada gratuita de 25 de janeiro a 10 de fevereiro

A próxima edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) - Calendário Oficial da Moda Brasileira, de 19 a 24 de janeiro, abrigará a exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 2”. Por meio de fotografias, vídeos, roupas e objetos que traduzem a multiplicidade brasileira, a mostra apresenta um painel surpreendente e revelador do universo criativo de nomes representativos do design de moda e de várias vertentes da cultura de nosso país.
Coprodução da Luminosidade, organizadora do SPFW, e da Arte e Ensaio – editora e produtora cultural, a exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 2” mostra como surge a criação, o que move um criador, suas fontes de inspiração, o pensamento que fundamenta seu olhar e sua obra. E revela os pontos de intersecção entre as diversas identidades e manifestações culturais, muitas não conhecidas, do Brasil.
Desde o registro na Amazônia do primeiro ensaio de moda feito com os índios Xikrin por Claudia Andujar, nos anos 1970, a explosão de cores e movimentos do Festival de Parintins, as fotos com a linguagem particular de Mario Cravo Neto,  a mostra é uma imersão interativa na  diversidade criativa em sintonia e contraponto a imagens e objetos selecionados por cada criador.
Nesta compilação estão trabalhos que traduzem nossa multiplicidade com universos criativos singulares. Em São Paulo, Cristiano Mascaro com seu olhar diferenciado em um editorial de moda. No Rio de Janeiro, o imaginário aguçado dos barracos da Rocinha, a maior favela carioca, retratado por André Vieira e a Floresta da Tijuca, pelas lentes de Murillo Meirelles. E fotos de Pierre Verger  com cenas cotidianas do Rio e de Salvador.
Há também  Adenor Gondim e as barracas de Festa de Largo, a explosão do carnaval com as fantasias da Porto da Pedra por Bob Wolfenson.  E Flávio de Carvalho e Helio Oiticica, representantes de uma arte  sempre inovadora e instigante.

Em sinergia e contraponto, surgem imagens, desenhos, sonhos, roupas e objetos que dialogam entre si na fronteira tridimensional de universos criativos delimitados pelo pensamento singular de nomes importantes tão diversos do cenário da moda como Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Oskar Metsavaht, Clô Orozco, Daniele Jensen, Dudu Bertholini, Rita Comparato, Pedro Lourenço, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga, Priscilla Darolt, Reinaldo Lourenço, Pitty Taliani e Carolina Gold.
A exposição, que conta com o patrocínio da Citroën, Nextel e Sabesp e apoio da Fundação Bienal, ocupará uma área de mais de 3 mil m², no piso térreo do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera. No período da semana de moda, a mostra será  para convidados do evento, e de 25 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012 ficará aberta ao público, com entrada gratuita, disseminando o conteúdo cultural do evento. 
O SPFW cada vez mais reitera sua atuação ao longo destes 16 anos como uma plataforma de comunicação e conteúdo, sempre propondo novos olhares e desafios. É nesse contexto de uma história de sucesso que o SPFW realizou inúmeras exposições, seminários, publicações, sempre com o objetivo de  estabelecer novas conexões, para instigar, mobilizar e ampliar repertórios e conhecimento.

Estilistas
1.     Alexandre Herchcovitch
2.     André Lima
3.     Carolina Gold
4.     Clotilde (Clô) Orozco
5.     Danielle Jensen
6.     Gloria Coelho
7.     João Pimenta
8.     José Eduardo (Dudu) Bertholini
9.     Lino Villaventura
10.   Luciana (Pitty) Taliani
11.   Oskar Metsavaht
12.   Pedro Lourenço
13.   Reinaldo Lourenço
14.   Rita Comparato
15.   Ronaldo Fraga

Fotógrafos/artistas
1.     Adenor Gondim
2.     Gui Paganini
3      Vavá Ribeiro
4.     André Katopodis
5.     André Vieira
6.     Zee Nunes
7.     Bruno Noveli
8.     Bruno Veiga
9.     Christian Cravo
10.   Claudia Andujar
11.   Cristiano Mascaro
12.   Fabio Bartelt
13.   Felipe Morozini
14.   Filipe Jardim
15.   Julio Bittencourt
16.   Ludovic Carème
17.   Mario Cravo Neto
18.   Murillo Meirelles
19.   Pierre Verger
20.   Renato de Cara
21.   Bob Wolfenson
22.   Stephan Doitschinoff

Depoimentos
1.     Adenor Gondim
2.     Bernardo Buarque de Holanda
3.     Claudia Andujar
4.     Cristiano Mascaro
5.     Diógenes Moura
6.     Felipe Morozini
7      Gilberto Gil
8.     Humberto Campana
9.     Marcio Kogan
10.   Roberto Gambini

Vídeos/Documentários
1.     Janaína Tshape
2.     Stephan Doitschinoff


Serviço
Exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 2”
Local: Pavilhão da Bienal (térreo), aberta ao público de 25 de janeiro a 10 de fevereiro, das 10 às 17 hs.
Entrada gratuita



Nenhum comentário: