quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VIII FEIRA PARA EXPOJÓIA – AMAZONIA DESIGN

A “VII Pará Expojóia – Amazônia Design” - Única feira de jóias do norte do Brasil, está na sua oitava ediçãocom o tema “Metamorfose Preciosa da Amazônia”, que valoriza a botânica da região. E sua exposição traz o trabalho secular de pesquisadores, que descobrem na imensidão da floresta exemplares nativos e exóticos que compõem a exuberante flora amazônica, habitat natural de uma diversidade de insetos essenciais ao ecossistema da floresta, chega ao fascinante e sedutor segmento joalheiro.
Essa exposição vai de 14 até 18 (domingo) das 09hs às 20hs, no espaço São José Liberto/Pólo Joalheiro em Belém/PAO lançamento dessa coleção de jóias foi concebido em um workshop, coordenado pela consultora em Design Regina Machado que também lança em Belém o Preview Design 2011/2012 – Moda e Joalheria, com as tendências do mercado joalheiro, publicado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com apoio do Sebrae Nacional e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).




Cortadoras - bracelete e anel em madeira com detalhes em prata e citrino.
Design: Rosa Leal
Ourivesaria: Amorimendes
Lapidação: Leila Salame


Trepadeiras - brinco em ouro 18k, turquesa rosa, quartzo verde, crisoprásios, amazonia e ágata. Anel em ouro 18k com gemas turquesa rosa, quartzo verde, crisoprásios, amazonita e ágata.
Design: Marcilene Rodrigues
Ourivesaria: Sila Brasila
Lapidação: Leila Salame




Palmae da Amazônia - pingente em ouro 18k e esmeraldas
Design: Vânia Sabat
Ourivesaria: Ourogema

Entre as novidades desta edição da feira está o Espaço Inovação, onde serão expostas as gemas vegetais, criadas a partir de resinas naturais de flores e frutos da Amazônia, pelo pesquisador e ourives paraense Paulo Tavares. Um trabalho de anos de pesquisa, que foi lançado em São Paulo, na última edição da Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins). Junto com as gemas vegetais foi desenvolvida uma coleção de embalagens específicas para o produto, pelo artesão Guilherme Júnior. 
A feira terá na noite de abertura o desfile temático da coleção inspirada na botânica e nos insetos da Amazônia, concebido pela fotógrafa Walda Marques, e duas instalações do artista plástico Emanuel Franco, autor do painel de canoas da Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto.

Os visitantes também terão nos quatro dias seguintes a programação cultural no final da tarde, com entrada franca. Na manhã de domingo (18) haverá ainda atração cultural para as crianças, com espetáculo teatral e a chegada do Papai Noel.

A VIII Pará Expojoia – Amazônia Design  é uma realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e conta com o apoio do IBGM e do Museu Paraense Emílio Goeldi.


SERVIÇOS: TODOS OS DIAS DA FEIRA
1. Visitação aos estandes
2. Sorteio de joias e brindes
3. Conserto de joias e encomendas
4. Gourmet – Restaurante Beijo de Moça e Sorveteria
5. Show room de artesanato

INSTALAÇÕES VISUAIS EMANUEL FRANCO
Tema: “Joia Rara”
Fotos: João Ramid (túnel - Jardim da Liberdade – 2º andar)

Tema: “Abrigos dos Sonhos”
Ambientação da Exposição “Metamorfose Preciosa da Amazônia” (Casa do Artesão)


ESPAÇOS ESPECIAIS: TODOS OS DIAS DA FEIRA*
1. Espaço Inovação “Gemas Vegetais”
2. Espaço Imprensa / Infojoia / IBGM
3. Espaço Instituições Financeiras
4. Espaço Pesquisa em Design Moda e Joias





-DIA 14/12/2011 (quarta-feira)
19h às 20h Solenidade de abertura
20h às 20h30 - Desfile da coleção de Joias da VIII Pará Expojoia - Amazônia Design (2011/2012) . Tema: “Metamorfose Preciosa da Amazônia”
 20h30 às 21h -Visitação aos estandes com apresentação Musica



- DIA 15/12/2011 (quinta-feira)
09h às 21h - Visitação à feira
17h às 18h - Programação Cultural – Orquestra Infantojuvenil de Violinos “Helena Maia”, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), com regência da Profª. Sílvia Matos


- DIA 16/12/2011 (sexta-feira
 09h às 21h - Visitação à feira
18h às 20h Programação Cultural – apresentação: Duo de Edelmiro Soares (voz) e Elielsom Gomes (piano)

DIA 17/12/2011 (sábado)
09h às 21h - Visitação à feira
17h às 18h - Lançamento do Preview Design 2011/2012 Moda e Joalheria (IBGM/SEBRAE/APEX-BRASIL); Palestra da Consultora em Design Regina Machado (RJ/Brasil) – auditório Mezanino - Casa do Artesão; Lançamento do Catálogo da VIII Pará Expojoia (2011/2012).
19h às 20h - Programação Cultural – Danny Lúcio e grupo Clave da Lua 


DIA 18/12/2011 (domingo)
09h às 20h Visitação à feira
10h às 12h - Programação Infantil – Cia de Teatro 7 da Arte – “A Festa na Floresta” e a chegada do Papai Noel
18h às 19h - Programação Cultural – Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes
20h - Encerramento











Nenhum comentário: