Trata-se de uma exposição inédita de fotos/arte exclusivas, que homenageia e conta a história recente da moda brasileira. São dezenas de registros fotográficos de famosos profissionais exemplares, divididos em duas partes. Metade dessas fotografias foi tirada no início dos anos 90 e são surpreendentes, como as de Alexandre Herchcovitch e Gisele Bündchen (nos bastidores). A outra metade de imagens feitas durante recentes edições do SPFW também emociona, porque retrata grandes nomes que de fato escreveram a história do nosso País, como Marcelo Sommer e Lino Villaventura.
Os homenageados nas fotos antigas são: Alexandre Herchcovitch, André Hidalgo, Astrid Fontenelle, Betty Prado, Cacá Ribeiro, Camila Pitanga, Cláudia Liz, Cláudia Raia, Costanza Pascolato, Cristiana Arcangeli, Duda Molinos, Erika Palomino, Elisa Stecca, Fause Haten, Gisele Bündchen, Heitor Werneck, Iesa Rodrigues, Jackson Araújo, Johnny Luxo, Jum Nakao, Lilian Pacce, Lorenzo Merlino, Marisa Orth, Mau Mau, Mauro Freire, Patrícia Carta, Paulo Borges, Paulo Martinez, Regina Guerreiro, Renato Kherlakian, Rose Andrade, Tufi Duek e Walter Rodrigues.
Já nas fotos dos anos 2000, são eles: Adriane Galisteu, Amir Slama, Betty Lago, Carlos Pazetto, Eliana, Fernanda Young, Gilberto Gil, Giovanni Frasson, Glória Coelho, Isabela Capeto, Julia Petit, Lino Villaventura, Lobão, Luiza Brunet, Lula Rodrigues, Manu Carvalho, Marcelo Falcão, Marcelo Sommer, Maria Prata, Reinaldo Lourenço, Renata Simões, Ronaldo Fraga e Zé Pedro.
O “O Boom na moda brasileira” é um guia real de profissionais precursores, atuantes em vários segmentos, que funcionará como referência para futuras gerações, uma vez que nele está registrado, para a eternidade, o que e como foi feito, e por quem esse caminho vitorioso da moda no Brasil foi trilhado.
Fiz questão de incluir artistas geniais, como Lobão e Gilberto Gil, que, por terem atitude e estilo participaram dessa história, fomentando a reciclagem de idéias.
O grande mote deste trabalho é reforçar a fundamental importância do artesanato e do ecodesign, e fomentar a sua adesão nas criações contemporâneas. Através das molduras feitas à mão das fotografias recentes. Em cada uma delas, foram usadas sobras de materiais ou matéria prima natural, trabalhadas com diferentes técnicas de customização e reaproveitamento de tecidos e fios.
As técnicas são tradicionais como fuxicos, dobraduras, bordados e colagens de pano; os materiais como madeira, botões, PET, e couro e escama de peixe, foram reaproveitados do meu ateliê. Ainda “brinquei” com matérias primas naturais como cabelo de milho, bambu, palha e fibra de taboa.
Nas fotografias antigas, as molduras também foram trabalhadas à mão, em rendas garimpadas em brechós, e interferências com papel artesanal. Além disso, as impressões das fotos foram feitas em tecido 100% reciclado e as bases criadas a partir de fibra de coco verde e resina de mamona.
“O boom na moda brasileira” é itinerante, e fica até 15 de julho na Fnac Paulista. Depois, segue para as principais capitais do País, no decorrer de um ano. E por onde passar, promoverá uma palestra e batepapo sobre a atuação desses profissionais homenageados, e a transição contemporânea da moda, rumo à sustentabilidade.
Exposição itinerante de fotos/arte sustentável “O Boom na moda brasileira”
Quando de 16 de junho a 15 de julho
Onde Fnac Paulista – Av. Paulista, 901 - Bela Vista - São Paulo – SP
Como chegar Estração Trianon / Estação Brigadeiro
Quanto Entrada Gratuita
Mais informações 11.6604.8607 / 11. 6637.0129
www.oboomnamodabrasileira.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário