segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

VII PARÁ EXPOJÓIA - AMAZONIA DESIGN

Pingente MARUJADA DE BRAGANÇA – Produção e Design: Celeste Heitmann. Ourivesaria: Joelson Leão. Lapidação: Leila Salame. CRÉDITO DAS FOTOS: OCIONE GARÇON



O luxo da Amazônia, retratado no povo e na cultura milenar, ganha as vitrines joalheiras a partir da próxima quarta-feira (8), a partir de 19h, com a abertura da VII Pará Expojoia – Amazônia Design, única feira de joias realizada no norte do Brasil e referência nacional do setor na região. Ressaltando a beleza da diversidade e da riqueza cultural e humana características da Amazônia, a Pará Expojoia inova nesta sétima edição, lançando duas coleções de joias, uma delas com mais de 100 peças.

Já na abertura acontecerá o desfile da coleção “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônica”, desenvolvida por designers, ourives, lapidários e artesãos do Polo Joalheiro, sob a curadoria de Regina Machado, consultora de Estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), instituição parceira do evento.

No dia 09 (quinta-feira), às 19h, será apresentado o desfile da coleção “Anima Mundi”, cujo trabalho de criação foi desenvolvido durante o III Workshop Internacional de Design e Ourivesaria, coordenado por Stefano Ricci, arquiteto e designer de joias, e Claudio Franchi, mestre ourives e crítico de arte, ambos da Itália. A concepção dos dois desfiles é um trabalho de Diogo Carneiro.

Regina Machado lança na sexta-feira (10), a partir de 18h, o “Preview Design Joias e Bijuterias 2011”, publicação do IBGM, Sebrae Nacional e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com todas as tendências do setor para o próximo ano.

No sábado (11), às 16h, acontecerá a palestra “Como usar o Marketing Sensorial para vender mais joia e fidelizar o cliente”, com Fernando Cortés, consultor do IBGM.

Comércio virtual -
Outra novidade da feira será o lançamento do Portal do Espaço São José Liberto e da loja virtual de joias, projetos desenvolvidos pela empresa Equilibrium Web. Com mais essa ferramenta, são ampliados os meios de comercialização dos produtos do São José Liberto, que já conta com Pontos de Venda na Estação das Docas e no Mangal das Garças, além das participações em eventos nacionais e internacionais.

Com entrada franca, a feira reserva ainda aos visitantes as exposições das peças das coleções “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônica”, “Anima Mundi”, “Jovens Lapidários” – uma coleção de gemas e joias criadas durante projeto desenvolvido com a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), sob a coordenação da lapidária Leila Salame, e as joias do Preview 2011.

Também será realizada uma Oficina de Lapidação, tendo como instrutora Leila Salame, de 09 a 12 (quinta-feira a domingo), sempre de 14 às 18h, na Ilha de Lapidação, e oferecidos serviços de conserto e encomendas de joias, e o show room de artesanato, que pela primeira vez ficará no mesmo espaço da feira.


Sorteios - Como acontece todos os anos, os compradores receberão cupons para concorrer a sorteios de joias e brindes, ofertados pelos produtores do São José Liberto. Além dos estandes de joias, a Pará Expojoia oferece ainda Escritório de Design, Espaço Infojoia (Portal do IBGM), Espaço de embalagens artesanais, Espaço de gemas da ADLISP (Associação de Desenvolvimento Local e Sustentável de Parauapebas/PA), Espaço de Joias da Região de Carajás e Espaço Universitário de Design de Joias, uma parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesam), instituições que mantém cursos de Design.

Outra tradição da feira é a programação cultural, que terá no sábado (11), a partir de 19h, a apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, que tem à frente uma das damas da história do rádio paraense, Iracema Oliveira, e no domingo (12), de 10 às 11h, teatro infantil com a Cia. 7 da Arte, e às 18h30 o show com Danny Lúcio e Grupo Clave da Lua, que mostrarão ao público clássicos do chorinho brasileiro.


A VII Pará Expojoia
– Amazônia Design é uma realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) e Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), com o apoio do IBGM. A feira pode ser visitada de 09 a 11 (quinta-feira a sábado), de 09 às 21h, e no domingo (12), de 09 às 20h.




PROGRAMAÇÃO

Dia 8 – quarta-feira
19 às 19h30 – Abertura
19h30
às 20h – Lançamentos do Portal Espaço São José Liberto e Loja Virtual de Joias e Artesanato
21h – Desfile da coleção “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônia”, curadoria de Regina Machado
21 às 22h – Visitação aos estandes




Dia 09 – quinta-feira
09 às 21h – Visitação à feira
19 às 20h – Desfile da coleção “Anima Mundi”, curadoria de Stefano Ricci e Claudio Franchi



Dia 10 – sexta-feira
09 às 21h – Visitação à feira
18 às 20h – Lançamento do Preview 2011 (IBGM/Sebrae/Apex-Brasil), com palestra de Regina Machado




Dia 11 – sábado
09 às 21h – Visitação à feira
16 às 18 – Palestra “Como usar o Marketing Sensorial para vender mais joia e fidelizar o cliente”, com Fernando Cortés, consultor do IBGM. Mezanino (Casa do Artesão).
19 às 20h – Apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará





Dia 12 – domingo
09 às 20h – Visitação à feira
10 às 11h – Programação cultural – Teatro infantil com a Cia. 7 da Arte
18h30 às 19h30 – Programação cultural – Apresentação de Danny Lúcio e Grupo Clave da Lua, com o show Chorinhos Brasileiros
20h – Encerramento

SERVIÇOS – TODOS OS DIAS DA FEIRA: Sorteio de joias e brindes, conserto e encomendas de joias, espaço gourmet (Restaurante Beijo de Moça) e show room de artesanato.






Nenhum comentário: