segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lançamento: Livro de Moda


Mancebos e Mocinhas, moda e literatura no Brasil do século XIX.

Quantas preciosas informações estão relatadas nos romances brasileiros? Se nossa bibliografia no campo da moda é escassa, estudos que privilegiam a análise da moda no Brasil, são ainda muito raros e abrem um novo e importante caminho de pesquisa.

A publicação de Mancebos e Mocinhas, moda e literatura no Brasil do século XIX tem como objetivo a maior compreensão do início do consumo de artigos de moda neste período e as relações deste sistema com as particularidades da sociedade brasileira.

Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Machado de Assis foram os autores estudados identificando em seus romances as informações relacionadas ao vestuário e à moda, regras, hábitos e valores culturais que nortearam o consumo da moda no período.

É um texto exepcional. Muito bem escrito e que articula passagens dos romances dos autores acima citados com o estudo da moda e hábitos do período.

Mancebos e Mocinhas, moda e literatura no Brasil do século XIX é uma referência obrigatória no cenário de escassos títulos existentes sobre a história da moda brasileira.


Sobre a autora:

Mariana Tavares Rodrigues é Mestre em moda, cultura e arte pelo Centro Universitário Senac-SP. Especialista em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi-SP. Possui cursos de extensão em História da Moda e Design de Moda pelo London College of Fashion (Londres) e Bournemouth Institute of Arts (Bournemouth – Inglaterra). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou nas áreas de propaganda e marketing por vinte anos, em agência e na TV Globo-RJ, antes de se dedicar aos estudos sociais da moda. Atualmente é docente na área de moda em Belo Horizonte e pesquisadora em História da Moda.

Sobre a editora:

Fundada em 2006, a Estação das Letras e Cores tem como proposta publicar obras de referência para provocar a reflexão, o conhecimento e a pesquisa nas áreas de moda, design e artes. Seu catálogo reúne títulos assinados por especialistas de renome nacional e internacional tais como: Gilda Chataignier, Andrea Semprini, Mara Rubia Sant’Anna, Nizia Villaça,. Mirian Goldenberg, Doroteia Baduy Pires; Ana Claudia de Oliveira, Kathia Castilho, Silvana Holzmeister, Francesco Morace e Flávio Sabrá entre outros.


Lançamentos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte
No Rio de Janeiro:

Dia 16 de agosto a partir das 19h, acontecerá o lançamento do livro:
Mancebos e Mocinhas. Moda e literatura no Brasil do século XIX
Livraria DA Travessa – IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá, 572
Tel. 21 – 3205 9002

Em Belo Horizonte:
Dia 21 de agosto a partir das 11h acontecerá o lançamento do livro:
Mancebos e Mocinhas. Moda e literatura no Brasil do século XIX.
Livraria Mineiriana
Endereço Rua Paraíba 1419 Funcionários

Tel. (31) – 3223-8092

Nenhum comentário: