quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cobertura da Coleção Inverno/2009 da São Paulo Fashion Week...

2
1
Imagens: 1) e 2) Cobertura da SPFW veiculada na Revista Diário do Jornal Diário do Pará. Veja versão eletrônica no http://ee.diariodopara.com.br e click no link "cadernos" e depois na "revista Diário".

A coleção inverno/2009 de São Paulo Fashion Week superou as expectativas em tempos de crise financeira. O Calendário Oficial da Moda Brasileira escolheu como tema o “brasileirismo” e consequentemente a “diversidade” da nossa rica cultura, que foi retratada não somente no estado de espírito, mas na criatividade de cada estilista que revisitou sua essência sem perder o foco na atualidade.
Apesar da predominância da alfaiataria e das cores escuras até nas estamparias, pode-se perceber a diversidade no mix de referências inseridas numa peça só. Onde o bordado folk misturou-se com a alfaiataria, com os laços do romantismo, as tachas do punk, as rendas e cristais do luxo, etc. E ainda... tecidos, texturas, formas, estamparias e cores aliados a tecnologia. E por falar nas cores, essas ganharam novos nomes e os tons intensos (ex: vermelho, amarelo mostarda, etc) vieram para iluminar looks monocromáticos e minimalistas.
O shape oscilou entre seco longilíneo ou curvilíneo (valorização da cintura) – presentes nos vestidos longos e glamourosos inspirados nas divas do cinema, como por exemplo, os vestidos do estilista André Lima. E os volumes? Parece que dessa vez estão mais discretos, vistos também nas calças bombachas (gaúcho), das maxi-saruels (fundo no joelho) e jodhpur (calça volume lateral), dentre outros. Ufa! Ainda falta muita coisa para mostrar...Veja abaixo, algumas tendências e looks propostos e fique “ligada (o)” nas próximas edições dessa coluna e aqui no blog. Até mais!

Shapes: Silhueta seca e colada; Reta e quadrada; levemente ampla; Cintura alta ou “no lugar” (umbigo);

Cores: “Preto asfalto”, “roxo carbono”, “cinza mescla ou chumbo”, “verde camuflagem ou garrafa”, “vermelho Valentino”, etc.

Tecidos: combinação de fibras naturais e sintéticas como “tayvek”, nylon, malha de garrafa PET, malha de algodão e de bambu, veludo sintético e de algodão, lã orgânica, seda, viscose e paetês coloridos.

Estamparias: Xadrezes tartãns; Listras verticais (fininhas); “tie-dye”escuro sobrepondo estamparias; Florais digitalizadas e etc.

Detalhes: Aplicações de tachas douradas e prateadas; cristais pretos; bordados digitais;etc.


Nenhum comentário: