quinta-feira, 5 de julho de 2012

2a ETAPA DO MOVIMENTO HOTSPOT

Nova etapa do projeto visita capitais à procura de novos talentos


O Movimento HotSpot é a chance que as pessoas têm de mostrar o seu talento para o Brasil. A participação é gratuita. Basta acessar movimentohotspot.com, criar um perfil e compartilhar uma ideia ou projeto. São 11 prêmios em 11 categorias. O grande vencedor receberá até 200 mil reais para realizar seu projeto. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto através do portal movimentohotspot.com.

O Movimento HotSpot, projeto de fomento à inovação e ao empreendedorismo lançado em março deste ano, que já conta com mais de 260 inscritos, inicia agora sua primeira etapa presencial, com a participação de nomes importantes da cena criativa nacional e de alguns candidatos ao prêmio em cada região. Nesta fase de busca, Scouting, o projeto vai rodar por 16 cidades envolvendo as redes criativas locais num processo interativo que busca inspirar, informar e estimular novas inscrições.

Entre os nomes já confirmados para essa etapa de Scouting, que começa hoje em Porto Alegre, estão: o arista e grafiteiro Speto; os estilistas Alexandre Herchcovitch e Dudu Bertholini; o designer Marcelo Rosenbaum; o artista multimídia, cenógrafo e engenheiro de iluminação Muti Randolph; e Paulo Borges, diretor criativo do São Paulo Fashion Week, do Fashion Rio e idealizador do Movimento HotSpot.

Segue a lista das cidades com as respectivas do Scouting:

  • Porto Alegre – 05/07
  • Salvador – 11/07
  • Belo Horizonte – 12/07
  • São Paulo – 16/07
  • Natal – 19/07
  • Recife – 24/07
  • Cuiabá – 26/07
  • Goiânia – 31/07
  • Vitória – 02/08
  • São Luís – 07/08
  • Campo Grande – 09/08
  • Curitiba – 14/08
  • Fortaleza – 16/08
  • Manaus – 21/08
  • Belém – 22/08
  • Rio de Janeiro – 23/08

O Movimento HotSpot é uma evolução do Hot Spot, criado no início dos anos 2000, uma incubadora de novos talentos que revelou nomes expressivos como Neon, Amapô, Gisele Nasser, Wilson Ranieri, Samuel Cirnansck, entre outros. Agora o projeto retorna com uma nova configuração que vai muito além da moda. Com o patrocínio da Vale e da Riachuelo e em parceria com o Sebrae Nacional, o Movimento HotSpot busca, expõe e premia talentos, inovadores e criativos, em 11 categorias – arquitetura, moda, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração e música.

Dividido em várias etapas, o MHS terá a duração de aproximadamente um ano. Investindo em talentos regionais, o projeto vai mostrar o potencial da economia criativa em todo o Brasil. Um grupo de curadores experts em suas áreas será responsável por escolher os melhores projetos. Depois da etapa de Scouting, serão realizados festivais regionais em 10 cidades com exposição dos trabalhos selecionados e intervenções artísticas e culturais.
Os finalistas participam do Tanque de ideias, uma espécie de imersão criativa com a duração de três semanas, no Rio de Janeiro e me São Paulo, onde deverão cumprir tarefas e desenvolver projetos sob orientação dos curadores. Os vencedores em cada categoria serão revelados em um grande festival final em São Paulo.

Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.


Twitter: movhotspot

Facebook: movhotspot


Nenhum comentário: