MOVIMENTO
HOTSPOT VAI REVELAR TALENTOS
DO
BRASIL INTEIRO EM VÁRIAS ÁREAS DA CRIATIVIDADE
Prêmio de inovação e criatividade parte de uma
plataforma multimeios e realizará, ao longo do processo de seleção, eventos
culturais em diversas cidades brasileiras.
O IN-MOD, Instituto
Nacional de Moda e Design, um dos grandes fomentadores da economia criativa e
dos mais importantes eventos de moda e design da América Latina (SPFW, Fashion
Rio e Design São Paulo), abriu as inscrições no dia 30 de março para o Movimento
HotSpot (MHS), um projeto de abrangência nacional com foco em inovação. O MHS vai
buscar, expor e premiar novos talentos em
11 categorias: arquitetura, beleza,
cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia,
ilustração, moda e música.
O MHS vai rodar por
17 capitais do Brasil e realizar 10 festivais multiculturais pelo País. As
inscrições são gratuitas através do portal www.movimentohotspot.com. Os
melhores trabalhos serão selecionados por mais de 30 profissionais de renome
que integram o time de curadores. Entre eles:
Paulo Martinez e Susana Barbosa
(na categoria Moda); Maria Helena Estrada e Waldick Jatobá (Design); Bob
Wolfenson e Renato de Cara (Fotografia); Rogério Hideki (Design Gráfico); Graziela
Peres e Speto (Ilustração); Greg Bousquet e Marcelo Rosenbaum (Arquitetura);
José Flávio Júnior (Música); Muti Randolph (Cenografia); Duda Molinos (Beleza);
Cid Torquato, Gilberto Dimenstein, Lala Deheinzelin, Caio Tulio Costa, José
Junior e Sergio Gwercman (Ideia).
A proposta do
Movimento HotSpot é identificar e expor novas ideias e talentos empreendedores,
preparando o terreno para que propostas inovadoras sejam conhecidas e assimiladas pelo mercado
nacional. Para participar, o interessado deve criar um perfil no portal,
selecionar a categoria na qual deseja concorrer e postar informações e imagens
que representem seu trabalho. Esse portfólio online incluirá a publicação de um
vídeo de no máximo 1 minuto que defenda a participação do candidato. Todo
material fica disponível no portal para receber comentários dos internautas e
também a avaliação dos curadores.
A 11ª categoria do
Movimento, “Ideia”, avalia projetos ou cases, relacionados a um ou vários
conceitos que vão de branding, comunicação, empreendedorismo, engenharia de
produção, tecnologia, sustentabilidade, biomimetismo à varejo. A inscrição
também é via portal, mas, nesta primeira etapa, o conteúdo fica exposto apenas
na área restrita aos curadores para proteger a propriedade intelectual dos
candidatos.
Inscrições
De 30 de março até
31 de agosto, qualquer pessoa maior de 16 anos, em qualquer parte do Brasil,
pode se inscrever e divulgar seu projeto pelo www.movimentohotspot.com.
Esta é a primeira
etapa do Movimento HotSpot, que acontece exclusivamente online. “Queremos que o Portal se torne realmente uma
plataforma de trocas de ideias, de discussão, que interaja com as redes sociais
e dê visibilidade para os trabalhos expostos”, comenta Paulo Borges, um dos idealizadores
do projeto.
Até chegar à
premiação final, prevista para fevereiro de 2013, o projeto terá outras etapas:
- Etapa #2 → Scouting: o MHS viaja para 16 cidades –
São Luis, Manaus, Fortaleza, Belém, Recife, Natal, Salvador, Cuiabá, Goiânia,
Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e
Porto Alegre, para promover eventos de engajamento para estímulo às inscrições.
- Etapa #3 →
Festivais Regionais: o Movimento HotSpot reúne e expõe os trabalhos
selecionados e desenvolvidos a partir do scouting
em festivais multiculturais que vão mobilizar as principais capitais em todas
as regiões do país. Estes Festivais acontecem em 10 capitais. Aqui um grupo de
finalistas em todo o Brasil é escolhido por uma banca de especialistas para
passar à próxima etapa.
- Etapa #4 → Tanque
de Ideias: os escolhidos seguem para uma etapa de imersão criativa por três
semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É um grande momento de troca de
informações e aprendizado. Nesta fase, novos desafios e atividades são
propostos e os candidatos são avaliados pelo desempenho individual e coletivo
no cumprimento dessas tarefas.
- Etapa #5 →
Premiação: acontecerá em um grande festival em São Paulo onde os vencedores
do Movimento HotSpot em cada categoria serão revelados.
O MHS entregará prêmios no valor de 10 mil reais para o vencedor de cada
uma das 11 categorias, sendo que exclusivamente na categoria Ideia serão premiados os três
melhores projetos. O autor da proposta mais inovadora na categoria Ideia receberá, ainda, um
investimento de até 200 mil reais para lançar seu projeto no mercado.
Na categoria Moda o
vencedor também recebe um prêmio especial de até 150 mil reais para o
desenvolvimento de uma coleção que será desfilada no Fashion Rio ou no São
Paulo Fashion Week. Todo o dinheiro será gerenciado pela organização do MHS,
para investir no desenvolvimento de uma carreira profissional para esses
criativos.
A Vale e a
Riachuelo apresentam o Movimento HotSpot como patrocinadores máster. O projeto
conta ainda com a parceria do Sebrae Nacional e apoio das revistas Elle e Super
Interessante.
Twitter:
movhotspot
Facebook:
movhotspot
Nenhum comentário:
Postar um comentário