domingo, 18 de março de 2012

NOVA COLUNA EM NOVO CADERNO


A Coluna de Moda TANIA TATSCH está em novo caderno "TUDO DE BOM" (TDB) do JORNAL DIÁRIO DO PARÁ. E traz matéria sobre o estilo "Orientalismo"p/ o inverno 2012, "A Roupa Comunica", e  a vitrine "Em Alta".


Orientalismo 2012
Reinvente o look oriental fazendo mix de peças contemporâneas com as peças clássicas do closet japonês como, por exemplo, os quimonos, as golas Mao, obis e estamparias típicas do continente asiático. Destaque para as marcas brasileiras que apostaram nessa proposta como: André Lima, Patachou, Bianca Marques, Andrea Marques e Filhas de Gaia, na edição de inverno 2012 do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.Gostou? Agora, a criatividade é por sua conta.


 A Roupa Comunica
Partindo do pressuposto de que o vestuário é também um meio de expressão da nossa cultura, hábitos, costumes, tradições, dentre outros. Pode-se afirmar que a moda comunica em vários canais de percepções utilizadas pelos inúmeros subgrupos que compõem uma sociedade. E  que portanto, não dá mais para confundir moda na atualidade - seu conceito mudou ao longo dos tempos e vai muito além das regras de etiqueta e da ditadura do mercado da moda. Não devemos ignorar a questão histórica e cultural.
A tradição da China de usar vestido de noiva vermelho, por exemplo, também sofreu interferências econômicas, políticas e culturais do ocidente, hoje, as chinesas casam de branco ou nem querem casar. Aliás, usar uma cor  (ex: vermelho) e seus significados (ex: paixão, força, etc) independe de idade, o que deve ser considerado é como e onde o vestuário (de qualquer outra cor) deve ser usado. Um outro exemplo é o da presidenta Dilma Rousseff que já apareceu várias vezes usando alfaiataria vermelha em eventos formais, sem nehum problema de etiqueta.
As regras de etiqueta existem para eventos ou locais que pedem formalidades como cerimoniais, trabalho, etc. Justamente para evitar possíveis erros e más interpretações. Como aconteceu com a cantora Madonna, ao usar um look transparente ao lado de sua filha, no Oscar. A critica de moda pela mídia, avaliou a "cantora" ou a “mãe” usando roupa ousada em lugar formal? O que estava sendo colocado em pauta, não era a questão da idade, mas o bom senso, o status que a cantora tem na sociedade familiar e não no palco. Mas, não vamos nos estender em um assunto que daria muito "pano para manga".
É preciso compreender que a moda não é somente a valorização da estética, prótese imaginária e do “ser o que quiser”, é também status, estado de espírito e qualidade de vida, logo, é perfeitamente natural encontrar pessoas com idades diferentes de sua aparência física, digamos “conservada” - A definição de jovialidade também se dissolveu com as barreiras sociológicas e biológicas ao longo do avanço da medicina. Manter-se jovem e belo é um dos principais desejos de consumo da sociedade capitalista contemporânea e lançam mão das ofertas do setor da beleza e da moda - código do vestir que é decodificado a todo instante, e se essa roupa comunica de alguma forma, “você é o que você veste”!

   


Nenhum comentário: